Romantismo no Brasil - Poesia e contexto.pptx

KEYVILANEFERNANDESDO 19 views 23 slides Jan 17, 2025
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

Romantismo no Brasil - Poesia


Slide Content

PROFESSORA: KEYVILANE FERNANDES ROMANCE

ROMANCE x romance Romance – Nome que se dá a um gênero narrativo de longa extensão, no qual as personagens se envolvem numa série complexa de ações. romance – relacionamento amoroso. Como e por que surgiu o Romance? Epopeia – Aristocracia Romance(Século XVIII) – Burguesia – Visa grande público - Linguagem mais coloquial. Trata-se, portanto de um gênero que tem, em sua forma e sua intenção, raízes nessa classe social, não apresentando influência direta da literatura greco-latina.

Alguns marcos... Em Portugal – Camões, de Almeida Garret. No Brasil – O filho do pescador, de Teixeira e Souza. Romantismo x romantismo Romantismo – Tendência da arte, a qual nomeia um sistema, um estilo artístico delimitado no tempo. Designa, no escrito com inicial maiúscula, um movimento artístico europeu surgido no final do século XVIII e predominante na primeira metade do século XIX.

Estilos de época no Brasil

Romantismo x romantismo romantismo - Uma maneira de se comportar, de agir, de interpretar a realidade, é uma atitude espiritual que sempre existiu. O comportamento romântico caracteriza-se pelo sonho, pelo devaneio, por uma atitude emotiva diante das coisas, por profunda melancolia. Esse comportamento romântico pode acontecer em qualquer época. É nesse sentido que se fala hoje, século XXI, em música romântica, cinema romântico, novela romântica...

Tipos de romances do Romantismo Romance urbano - Narrava uma história que geralmente ocorria nas capitais, na alta sociedade. Funcionava como crítica aos costumes, mostrando a sociedade e os interesses desta em uma determinada época. Exemplos Lucíola ,  Diva ,  Senhora ,  A Viuvinha , todos de José de Alencar ;

Tipos de romances Romance regionalista – Apresenta questões sociais de determinadas regiões do Brasil, com o destaque de suas características e linguajar típico . Exemplos Alguns exemplos de romances regionalistas são:  Inocência , de Visconde de Taunay;  O Tronco do Ipê , Til e  O Gaúcho , de José de Alencar;  A Escrava Isaura , de Bernardo Guimarães.

Tipos de romances Romance indianista - O romance indianista traz à tona a vida, cultura, crença e costumes indígenas. O índio surge como herói, representando o Brasil e os brasileiros, sendo corajoso, heróico , forte, idealizado. Há uma valorização da natureza e o espaço onde ocorre a narrativa remete ao natural, à paisagem brasileira. Exemplos Iracema ,  O Guarani  e  Ubirajara , todos de José de Alencar.

Tipos de romances Romance Histórico – Este tipo de romance destaca a vida e os costumes de certa época e região da história, misturando fatos reais e fictícios. Exemplos As Minas de Prata  e  A Guerra dos Mascates , ambos de José de Alencar.

Tipos de romances Quanto à escola literária ou época : Romance Romântico/burguês – Destacam-se os ideais cavalheirescos, a idealização da mulher e o heroísmo. Romance Realista/naturalistas – Os temas são influenciados pelo cientificismo da época, sendo carregado de críticas sociais. Romance Modernista – É caracterizado pelo caráter revolucionário, trazendo consigo fortes críticas sociais e novas visões do mundo.

O ROMANTISMO NO BRASIL CONTEXTO POLÍTICO: Chegada da família real em 1908; Invasão de Portugal por Napoleão; Independência do Brasil, em 1822.

O ROMANTISMO NO BRASIL CONTEXTO ECONÔMICO: Abertura dos portos; Primeira estrada de ferro ; Desenvolvimento do comércio, indústria e agricultura.

O ROMANTISMO NO BRASIL CONTEXTO CULTURAL: Chegada de artistas europeus – Missão Artística Francesa; Reforma do Ensino Médio ; Criação de escolas de nível superior (Faculdade de direito – São Paulo e Recife); Fundação de – Teatro nacional; Instituto Histórico e Geográfico; Conservatório Nacional; Tipografias...

A POESIA ROMÂNTICA BRASILEIRA – 1ª GERAÇÃO O Romantismo brasileiro surgiu em 1836 com a publicação de “Suspiros Poéticos e Saudades” de Gonçalves de Magalhães. Costuma ser dividida em 03 fases/períodos/gerações: 1ª geração – É denominada Nacionalista ou indianista . Natureza tropical; Patriotismo; Eventos históricos; Indígena

CANÇÃO DO EXÍLIO –  Gonçalves Dias Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.

CANÇÃO DO EXÍLIO –  Gonçalves Dias Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar — sozinho, à noite — Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.

I- Juca Pirama – Gonçalves Dias Canto IV Meu canto de morte, Guerreiros , ouvi : Sou filho das selvas, Nas selvas cresci; Guerreiros , descendo Da tribo tupi. Da tribo pujante, Que agora anda errante Por fado inconstante, Guerreiros , nasci; Sou bravo, sou forte, Sou filho do Norte; Meu canto de morte, Guerreiros , ouvi.

A POESIA ROMÂNTICA BRASILEIRA – 2ª GERAÇÃO 2ª Geração – Conhecida como Byroniana ou ultrarromântica – Tem como marca uma visão pessimista e decadente da vida e da sociedade: o chamado mal do século. Sofrimento amoroso; Valorização da morte; A tristeza; a melancolia; Misticismo

A POESIA ROMÂNTICA BRASILEIRA – 2ª GERAÇÃO A mulher amada é descrita de maneira ambígua – virgem, anjo, angelical X leviana, lasciva, lânguida; O sujeito amante é um jovem pobre, infeliz, desgostoso, louco, insano, altivo, triste, amargurado, doente, perdido... O cenário – noturno; lua, bálsamo, o céu, as estrelas, a praia... Os sentimentos e os temas - Amor, melancolia, resignação, ódio, ranocr , medo, terror, depressão, morte

SE EU MORRESSE AMANHÃ Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria Se eu morresse amanhã! Quanta glória pressinto em meu futuro! Que aurora de porvir e que amanhã! Eu perdera chorando essas coroas Se eu morresse amanhã! Que sol! que céu azul! que doce n'alva  Acorda a natureza mais louçã! Não me batera tanto amor no peito Se eu morresse amanhã! Mas essa dor da vida que devora A ânsia de glória, o doloroso afã... A dor no peito emudecera ao menos Se eu morresse amanhã! Álvares de Azevedo

A POESIA ROMÂNTICA BRASILEIRA – 2ª GERAÇÃO 3ª geração – Conhecida como condoreira/libertária – produz uma poética marcada pela denúncia das desigualdades sociais e pela defesa da liberdade. Geração de transição para o Realismo.

Castro Alves – Navio negreiro Vídeo