História O Tempo Histórico: Rupturas e permanências
VAMOS ESTUDAR NESSA AULA: O QUE A HISTÓRIA ESTUDA? O que a História Estuda? O tempo histórico. Rupturas e permanências.
... Saberia me dizer a que se refere essa imagem? Disponível em: <https://bit.ly/3qcm1Nq > Acesso em: 27 nov. 2020.
PRAÇA TIRADENTES E CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA LUZ DOS PINHAIS A imagem é da Praça Tiradentes , de Curitiba. Esse local é considerado o marco zero da capital do Paraná, ou seja, o local onde a cidade nasceu. Uma das atrações da praça é a estátua de Tiradentes, obra executada pelo escultor João Turin, inaugurada em 21 de abril de 1927. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:EST%C3%81TUA_DE_JOAQUIM_JOS%C3%89_DA_SILVA_XAVIER_(Tiradentes),_na_Pra%C3%A7a_Tiradentes,_Curitiba,_Paran%C3%A1,_Brasil,_by_Nivaldo_Cit_Filho_-_panoramio.jpg> Acesso em: 27 nov. 2020.
O QUE A HISTÓRIA ESTUDA? Praça Tiradentes, Curitiba, na década de 1950. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pra%C3%A7a_Tiradentes,_Curitiba_(PR).tif> Acesso em: 27 nov. 2020.
O QUE A HISTÓRIA ESTUDA? Praça Tiradentes, Curitiba, em 2012. Disponível em: < https://bit.ly/33sw0Vg > Acesso em: 27 nov. 2020.
O QUE A HISTÓRIA ESTUDA? As imagens anteriores demonstram o que a História estuda: o processo de mudanças ocorridas nas sociedades, que incluem as transformações no campo da comunicação, da alimentação, da construção de moradias, entre outras, e também as permanências , ou seja, aquilo que, mesmo com o passar dos anos, não mudou ou mudou pouco, como por exemplo, as construções que são preservadas.
Copie em seu caderno e responda: de acordo com nosso estudo, o que a história estuda? ATIVIDADE
Copie em seu caderno e responda: de acordo com nosso estudo, o que a história estuda? A História estuda o processo de mudanças ocorridas nas sociedades, no campo da comunicação, da moda, da alimentação, da construção de moradias, do lazer, entre outros. Estuda também as permanências, ou seja, aquilo que, mesmo com o passar dos anos, não mudou ou mudou pouco. CORREÇÃO DA ATIVIDADE
O TEMPO CRONOLÓGICO O tempo cronológico criado pelos seres humanos é o resultado de uma convenção, de um acordo entre eles. Porém, os historiadores não se interessam apenas em situar os acontecimentos no tempo. Pintura intitulada A Persistência da Memória . Salvador Dali, 1931. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:A_Persist%C3%AAncia_da_Mem%C3%B3ria.jpg> Acesso em: 27 nov. 2020.
O TEMPO HISTÓRICO Os historiadores interessam-se também pelas mudanças e permanências que ocorreram nas sociedades humanas ao longo do tempo. O tempo relacionado às mudanças e permanências na trajetória dos seres humanos na Terra é chamado de tempo histórico .
A História busca analisar o modo como as pessoas viviam nos tempos antigos e como vivem hoje, bem como a relação entre aqueles tempos e os tempos atuais. Ou seja, a História estuda o tempo passado e também o presente. Por isso, pode-se dizer que a História é o estudo dos seres humanos no tempo . RUPTURAS E PERMANÊNCIAS
Peteca, de origem indígena, é uma brincadeira muito antiga. As permanências também podem ser percebidas nas brincadeiras antigas que continuam sendo praticadas hoje. Pular corda, brincar de peteca, de boneca, de carrinho, de esconde-esconde e de amarelinha são exemplos de permanência. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Modernpeteca.jpg> Acesso em: 27 nov. 2020. RUPTURAS E PERMANÊNCIAS
A História sempre está em constante construção, ou seja, a história não é definitiva, nem única. Cada historiador tem sua visão de trabalho e maneira de abordar o fato histórico, onde os resultados podem mudar muito com o surgimento de novas fontes históricas e como trabalhá-las, mas esse é um assunto para um outro momento! Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wooden_hourglass.jpg> Acesso em: 27 nov. 2020. RUPTURAS E PERMANÊNCIAS
QUIZ As brincadeiras antigas que continuam sendo praticadas hoje podem ser um exemplo de: a) Ruptura. b) Fissura. c) Transformação. d) Permanência.
CORREÇÃO DO QUIZ As brincadeiras antigas que continuam sendo praticadas hoje podem ser um exemplo de: a) Ruptura. b) Fissura. c) Transformação. d) Permanência.