Símbolos feminismo

265 views 9 slides Dec 13, 2021
Slide 1
Slide 1 of 9
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9

About This Presentation

Símbolos sobre os movimentos Feministas


Slide Content

Title Lorem Ipsum Sit Dolor Amet Símbolos do Feminismo e seus significados

o que cada símbolo representa? Espelho de Vênus 29/09/2021 Espelho de Vênus – símbolo do feminismo Ele é mais uma representação da feminilidade do que um símbolo feminista, mas que ao longo do tempo foi aderido por mulheres como uma forma de poder. É um círculo com uma cruz embaixo e também é símbolo astrológico do planeta Vênus. A origem desse símbolo vem da Grécia antiga: o círculo apoiado na cruz é o espelho de Afrodite, deusa do amor e da feminilidade. Foi criado ao mesmo tempo que o símbolo do masculino, que tem o círculo com uma seta representando o deus da guerra, Áries.

Símbolo do Feminismo Negro 29/09/2021 Muitas vezes apropriado por feministas brancas, o símbolo do feminismo negro é o espelho de Vênus com um punho dentro. Esse punho erguido é símbolo de diversas lutas e movimentos, foi usado pelo movimento dos Panteras Negras* e ganhou destaque nas Olimpíadas de 1968, quando Tommie Smith e John Carlos, dois atletas negros, protestaram contra a discriminação racial. Naquele ano Martin Luther King foi assassinado. Por isso que inserido dentro do espelho de Vênus se tornou símbolo de feministas negras.

29/09/2021 * Os Panteras Negras foram um partido político estadunidense surgido em defesa da comunidade negra do país. Esse partido a princípio surgiu como um grupo voltado ao combate contra a violência policial contra os negros durante a década de 1960, no contexto do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos.

Símbolo transfeminismo 29/09/2021 O símbolo que representa a luta das mulheres trans dentro do feminismo é a somatória de vários outros símbolos. A soma do Espelho de Vênus (feminilidade) + Espelho de Marte (masculinidade) + Flecha com um risco (igualdade entre os gêneros) + e o punho (luta/força) = Símbolo do feminismo trans.

“ We can do it!” 29/09/2021 Criado nos Estados Unidos, o famoso cartaz da operária de macacão azul e mangas arregaçadas, foi feito durante a Segunda Guerra Mundial para incentivar mulheres a trabalhar nas fábricas enquanto os homens iam ao combate.

29/09/2021 Era uma forma de incentivo ao trabalho da mulher, mesmo que temporário ou seja, “Nós conseguimos” com prazo de validade. Apenas na década de 70/80, com o fortalecimento do movimento feminista que a imagem foi devidamente usada. A modelo do cartaz Naomi Parker Fraley disse em 2016 à Revista  People  que nunca pensou em ser um símbolo do movimento, mas acrescentou “As mulheres deste país precisam de ícones. Se elas acham que eu sou um, fico feliz”. Naomi, a inspiração

A Quarta Onda do Feminismo 29/09/2021 Protesto organizado pelo Ni Una Menos em Santiago, no Chile (Foto Ivan Alvorado)

29/09/2021 É considerada a retomada pelo interesse sobre a luta feminista como consequência da internet. A maior parte dos símbolos atuais são frases que de tão famosas, passaram a ter potência visual. Possivelmente a mais famosa frase do feminismo atual, “Lute Como Uma Garota”  ( Fight Like a Girl)  é o oposto da frase sexista “Você bate como uma garota” que dava a ideia de mulher ser frágil e de tentar diminuir um homem ao compará-lo com uma mulher. Outro que surgiu e ganhou força foi o ”Não é Não”. Usado principalmente em festividades como o Carnaval, a curta frase é uma forma de se expressar contra o assédio e de tentar conscientizar os homens de que quando uma mulher diz que não quer, não tente forçar.
Tags