Texto base: 2 Samuel 9:3-8 E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir , filho de Amiel , em Lo-Debar . Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir , filho de Amiel , de Lo-Debar .
E Mefibosete , filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete ! E ele disse: Eis aqui teu servo. E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa. Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?
SAIBA QUEM VOCÊ É O nome “ Leo-debar ” significa “lugar sem pastagem”, “lugar de miséria”, “lugar de esquecimento. O Que o neto de um rei estaria fazendo num lugar como este? Por que ele não foi até o palácio reivindicar seus direitos e privilégios como herdeiro do rei, sem falar dos direitos como filho de Jônatas que tinha um pacto com Davi.
Desde o acidente que o deixou paralítico de ambas as pernas, Mefibosete se achava “imperfeito” demais para a realeza. Quando Davi mandou chamá-lo este se prostrou diante do rei e demonstrou medo, e mesmo diante das palavras amáveis do rei, o garoto se colocou como um “cão morto”. Em vez de se ver como herdeiro do legado de seu pai e de seu avô, ele se sentia como alguém que seria rejeitado para sempre por causa da sua imperfeição.
AUTOCONHECIMENTO É O CAMINHO O medo de não ser aceito e a vergonha por ter de lidar com as nossas imperfeições, produzem uma vida amarga e infeliz. Geralmente as pessoas que tem uma auto imagem deturpada, foram vitimas de comparações constantes, profundo julgamento e desencorajamento , e na maioria das vezes, por uma pessoa bem próxima.
Preste atenção: temos que compreender que somos maravilhosas porque Deus nos fez assim, e Ele nunca faz nada “mais ou menos” No processo entre tentar agradar a todas as pessoas que conhecemos e atender às nossas próprias expectativas, nos perdemos de nós mesmos e da vontade de Deus. Quando passamos a aceitar a nossa identidade, podemos encarar a realidade, e depois de tê-la encarado, começamos a lidar com ela.
ENTÃO REFLITA: PARA QUEM VOCÊ ESTÁ VIVENDO? POR QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO O QUE FAZ? VOCÊ SE TORNOU ALGUÉM QUE VIVE PARA AGRADAR ÀS PESSOAS? O QUE REALMENTE QUER FAZER DA SUA VIDA? VOCÊ JÁ SE SENTIU INCAPAZ DE SER TUDO QUE OS OUTROS QUEREM QUE SEJA?
SEJA VOCÊ MESMA! DEUS nos criou com a missão de sermos NÓS MESMAS! Quando nos ocupamos tentando ser o que todo mundo é, fracassamos em ser nós mesmas. Entenda a sua identidade, a sua direção e o seu chamado de acordo com o que o Senhor lhe diz. Os erros não definem você, as quedas não definem você, porque Jesus já definiu você!
Quando Mefibosete compreendeu sua identidade e decidiu aceitá-la tudo mudou. Podemos comparar a deficiência dele com nossas fraquezas. Não somos perfeitas. Temos fraquezas, mas o que precisamos saber é que podemos ter comunhão e comer com o nosso Rei Jesus apesar delas. Temos uma aliança com Deus selada e ratificada pelo sangue de Jesus Cristo e por isso podemos celebrar.
CELEBRE QUEM VOCÊ É! Celebrar quem você é, é ter confiança na sua identidade e cumprir o seu propósito na terra.
CONCLUSÃO Oferecemos a Deus o que temos e recebemos dele o que ele tem: ele toma nossa pobreza e nos dá suas riquezas; ele toma nossas doenças e dá sua cura; ele toma nosso passado cheio de fracassos e nos dá e esperança de um futuro melhor. Assim como aquele pote rachado, podemos realizar coisas maravilhosas e celebrar a vida. Celebre sua identidade e quem nasceu pra ser, porque com certeza o seu criador já celebra todos os dias!