Saúde bucal para a gestante e o bebê

pryfreittas 16,769 views 35 slides Nov 23, 2014
Slide 1
Slide 1 of 35
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35

About This Presentation

Saúde bucal para gestante e o bebê.


Slide Content

Saúde Bucal para a gestante e o bebê Dra. Priscila Freitas

Ter uma correta higiene oral é essencial para saúde!

Como realizar essa higiene?

Como realizar essa higiene?

Prevenir é sempre o melhor remédio!

O ideal é programar uma consulta odontológica, antes de engravidar!

A gravidez afeta a saúde dos dentes? Ocorre uma influência dos hormônios sobre a saúde oral, mas se houver uma correta e eficiente higienização, ela não será afetada!

Portanto, se no início da gravidez a gengiva estiver sadia e a limpeza adequada dos dentes for mantida durante este período, a gengiva não ficará inflamada.

A gestante tem mais cáries? A gestante está mais sujeita a ter cáries porque come com mais frequência , geralmente dando preferência a alimentos que contêm açúcar, como bolachas e doces (mais açúcar para as bactérias produzirem cáries). Além disso, descuida da limpeza dos dentes (acumulando mais bactérias da cárie).

Alimentação Frutas, legumes, verduras, pães, outros alimentos não açucarados devem ser preferidos pelas gestantes e crianças.

Alimentação Os açúcares devem ser evitados principalmente entre as refeições. A partir do 4º mês de gravidez, começa a se desenvolver o paladar do bebê. Se nesta fase a gestante comer muito açúcar, seu filho tenderá a gostar muito de doces. Deve-se acostumar as crianças com os sabores naturais, e não adoçar os alimentos oferecidos a eles.

A gravidez também não enfraquece os dentes, pois o cálcio não é retirado dos dentes da mãe pelo feto.

A gestante pode ir ao dentista? SIM! Preferencialmente no segundo trimestre de gravidez (4,5 e 6 meses), no qual podem ser realizados a maioria dos procedimentos.

E se a gestante sentir dor de dente ou estiver em outra situação de urgência? Será levado em conta a relação risco x benefício... Pois sentir dor pode trazer muito mais malefícios que um procedimento odontológico.

E se a gestante precisar de uma radiografia odontológica? Deverá ser realizada somente se for extremamente necessária... A gestante deverá está protegida com colete de chumbo e deverá ser realizada apenas uma tomada.

Lembrar-se que o mais importante é manter boa alimentação e uma correta higiene oral!

E os cuidados com a boquinha do bebê?

Aleitamento materno Saudável Econômico e prático Proporciona sensação de prazer Ótima nutrição Sucção do peito Estimula a respiração correta Crescimento e o desenvolvimento de ossos e dentes

Ausência de aleitamento Dedo Chupeta Respirar pela boca Deglutir erroneamente

Aleitamento com mamadeira Nem todos os bebês têm indicação de usar mamadeira, esta deve ser utilizada por bebês que estejam impossibilitados de realizar o aleitamento materno, e seu uso não deve ultrapassar os 2 anos de idade.

Aleitamento com mamadeira Formato dos bicos da mamadeira

Não adicionar açúcar ao leite, suco ou mingau de seu filho!!!

Evitar beijar as crianças na boca e soprar os alimentos antes de colocá-los na boca no bebê, você pode está contaminando seu filho com as bactérias da cárie precocemente

Higiene oral do bebê Antes do surgimento dos dentinhos

Quando surgirem os primeiros dentinhos Higiene oral do bebê

Pasta de dentes com flúor só a partir dos 2 anos!!!

De 0 à 7 anos a higiene bucal da criança deve ser realizada supervisionada pelos pais!

Erupção dos dentes Perda de apetite Coceiras e manchas na pele Tosse seca Vômito Irritabilidade Diarréia

Como aliviar esses sintomas? Massagem com mordedores gelados Medicamentos a base de camomila e maracujá Alimentos duros: Cenoura, maçã Massagem com gelo Pomadas e géis anestésicos Os sintomas são temporários e desaparecem em poucas semanas!

Cárie de mamadeira

Cárie de mamadeira

Cárie de mamadeira É um tipo de cárie que acomete dentes de leites de crianças que costumam tomar líquidos que contém açúcar na mamadeira, principalmente à noite, e que não têm uma correta higiene dental após a ingestão desses líquidos. A progressão dessa carie é rápida... Se inicia com manchas brancas nos dentes, passando pelo estágio intermediário e posteriormente evoluindo para destruição total dos dentes.

Cárie de mamadeira Nunca adoce a mamadeira, água, chá ou sucos; Ao iniciar a alimentação sólida, acostume seu filho com sabores naturais, não adocicados ; Evite produtos industrializados. A maioria contém açúcar em sua composição porque é um excelente conservante; Não adoce a chupeta. Ela corta o choro, mas pode significar muitas cáries no futuro. O bebê não conhece o açúcar e não sentirá falta dele . Sempre higieneze a boa do bebê antes dele dormir . Dicas

Alguma dúvida?

Dra. Priscila Freitas Obrigada pela atenção!