Saúde coletiva DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS 8 2022.pptx

anaglaucyscagc 7 views 14 slides Oct 21, 2025
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

A relação de doenças denominadas crônico-degenerativas ou modernas é bastante abrangente, mas a hipertensão arterial, as doenças cardiovasculares e o Diabetes mellitus serão especialmente estudadas, devido às altas taxas de sua incidência e prevalência em nosso país


Slide Content

Saúde coletiva Ana Glaucy

DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS A relação de doenças denominadas crônico-degenerativas ou modernas é bastante abrangente, mas a hipertensão arterial, as doenças cardiovasculares e o Diabetes mellitus serão especialmente estudadas, devido às altas taxas de sua incidência e prevalência em nosso país

Essas doenças podem ser prevenidas se houver ações educativas que trabalhem com a perspectiva de modificar o estilo de vida pouco saudável. Para o diabetes, estima-se que metade dos casos novos poderia ser evitado com o controle do excesso de peso; Outros 30% seriam evitados com o combate ao sedentarismo.

Além disso, os fatores relacionados à sua ocorrência são semelhantes e, em geral, encontram-se presentes de forma associada. Destaca-se o estresse decorrente da industrialização e do desenvolvimento econômico, o aumento da idade da população, os distúrbios dietéticos, a obesidade, o sedentarismo, o consumo de álcool, o tabagismo, a drogadição , a ocupação ou o trabalho dos indivíduos.

Para reafirmar a importância de desenvolvermos ações com o objetivo de prevenir e controlar tais doenças, citamos alguns estudos recentemente elaborados que apontam que a mortalidade proporcional por Diabetes mellitus vem crescendo desde a metade do século XX em todo o Brasil . Esses estudos registram, ainda, que a hipertensão arterial estaria relacionada a um aumento da mortalidade devido às doenças cérebro-cardiovasculares. O desenvolvimento de programas educativos poderia reduzir o número de internações causadas por doenças crônicas não-transmissíveis

Estratégias para o controle das doenças crônico-degenerativas No cenário da saúde coletiva no Brasil, as atividades relacionadas ao controle da hipertensão arterial e do diabetes são operacionalizadas através do Programa Nacional de Controle da Hipertensão Arterial e Programa Nacional de Controle do Diabetes.

As atividades desenvolvidas nas unidades básicas de saúde objetivam a captação dos clientes hipertensos e diabéticos pela adoção de uma estratégia de verificação dos níveis de pressão arterial em qualquer indivíduo assistido cuja idade seja maior ou igual a 20 anos, e de verificação de glicosúria em indivíduos com idade igual ou superior a 30 anos . Para a confirmação de um caso de hipertensão, faz-se necessário realizar três verificações consecutivas, em dias alternados. Os valores das pressões sistólica e diatólica estão especificados no quadro a seguir.

Para a captação de clientes diabéticos, podem ser utilizadas estratégias de campanha de verificação de glicemia capilar ou de verificação de glicosúria . É importante desenvolver atividades no ambiente domiciliar , porque neste cenário tem-se a oportunidade de observar a realidade na qual as pessoas vivem e se relacionam, detectando fatores relacionados à ocorrência de hipertensão e diabetes, como tabagismo, dieta inadequada, sedentarismo e outros. Assim , é possível discutir com a clientela as modificações que produzirão benefícios para a saúde.

Uma vez inscritos nas atividades dos programas, os clientes submetem-se a avaliações periódicas que, além da pressão arterial, incluem verificação de peso corpóreo e realização de alguns exames complementares, como eletrocardiograma, bioquímica do sangue, urinálise , solicitados de acordo com o problema apresentado. Os clientes passam a receber os medicamentos necessários ao controle das doenças (drogas hipotensoras, hipoglicemiantes orais, insulina injetável), de acordo com a relação de medicamentos constantes da farmácia básica.

Os tratamentos da hipertensão arterial e do diabetes baseiam-se na adoção de medidas farmacológicas, utilizando-se de drogas, e não farmacológicas, através de dietas e atividade física, entre outras medidas. É importante sensibilizar o cliente para a importância da adesão ao tratamento, garantindo melhores resultados através de atividades coletivas ou individuais de educação em saúde, seja com discussão em grupos, cartazes, campanhas. A não-adesão ao tratamento é fator decisivo para a piora do estado do cliente, que deve ser informado quanto à possibilidade de complicações das doenças.

As atividades de educação em saúde em grupo favorecem o esclarecimento de dúvidas comuns a todos e a reflexão em conjunto sobre os estilos de vida que poderão trazer maiores benefícios para todos. Quanto mais descontraídos estiverem os participantes, melhor será o andamento das atividades. Nesse sentido, as atividades ao ar livre são bem-vindas, pois oferecem oportunidades de lazer associadas à promoção da saúde.

Nas atividades de acompanhamento aos clientes e educação em saúde, as seguintes medidas terapêuticas não-farmacológicas devem ser abordadas : Restrição ou eliminação de hábitos pouco saudáveis ( alcoolismo , tabagismo, drogadição ); Necessidade de prática regular de exercícios físicos ; Redução do consumo de café. Ingestão de dieta pobre em sal e gorduras e, no caso do diabetes, restrição do consumo de carboidratos ; Manutenção de peso corpóreo próximo ao ideal; Inclusão de atividades de lazer no cotidiano ;

Cuidados com os pés dos clientes diabéticos, que devem ser mantidos limpos e secos; após o banho, os pés devem ser hidratados com uma loção, evitando passa-la entre os dedos (para evitar a umidade); Os pés devem ser atentamente examinados todos os dias, pesquisando-se a existência de feridas ou cortes não anteriormente percebidos; preferencialmente, usar sapatos fechados, confortáveis, e sempre examiná-los por dentro antes de calçá-los; ao observar qualquer alteração na coloração dos pés ou ferimento, tal fato deve ser notificado ao profissional que acompanha o caso. para os diabéticos insulino-dependentes : cuidados na conservação e na auto-administração de insulin