SACRAMENTO DO BATISMO para Catequese.pptx

DanielMonteiro527807 58 views 30 slides Mar 31, 2025
Slide 1
Slide 1 of 30
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30

About This Presentation

Sacramento do Batismo


Slide Content

SACRAMENTO DO BATISMO

O que a Igreja nos ensina Catecismo da Igreja Católica O Catecismo da Igreja diz que “o santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito …”( n.1213 ). O Batismo é o primeiro sacramento que recebemos ao chegar a este mundo. Nascemos com todas as faculdades humanas, mas a alma encontra-se sobrenaturalmente morta . Deus quando criou Adão, concedeu a ele a vida natural (humana) e a vida sobrenatural. Sem a vida sobrenatural, Adão não poderia estabelecer sua união com Deus para sempre. Ao morrer fisicamente, iria viver em um estado de felicidade natural. Mas Deus amando muito a Sua criatura, quis que ele e toda sua descendência participassem dessa felicidade divina. Para tanto, deu a Adão a graça santificante, que também seria passada para todos os seus descendentes.

O que a Igreja nos ensina Mas Deus pediu apenas uma coisa a Adão: amar a Deus = obedecer . Porém Adão deixou-se levar pela soberba de ‘ querer ser como Deus ’. Recusou-se a amar a Deus, pecou e perdeu o paraíso. Como Adão era o gênero humano, todos os homens estavam presentes nele. Portanto, quando ele perdeu a graça santificante, todos os seus descendentes também perderam. Por isso que dizemos que todos os homens nascem em estado de pecado original. Esse estado não é uma mancha na alma. É uma escuridão onde deveria haver luz, a Luz de Deus .   Para devolver essa luz à alma das crianças, Jesus instituiu o sacramento do Batismo. É um sacramento que repara individualmente cada alma do pecado original que Ele nos obteve na Cruz. Mas Deus não nos obriga a receber o dom da vida sobrenatural.

O que a Igreja nos ensina Quando um bebê nasce em uma família católica, logo é batizado. Não há uma aceitação expressa do bebê, pois não tem condições para isso. Mas os pais e padrinhos aceitam a vida sobrenatural e Deus presume essa aceitação por parte daquela alma . Ao receber pela primeira vez a graça santificante, a alma do bebê se enche de luz . O pecado original é perdoado e também os pecados atuais, bem como as penas; imprime caráter cristão; faz-nos filhos de Deus; tornamos-nos membro da Igreja e herdeiros do Céu, além de nos habilitar a receber os demais sacramentos. Há pessoas que se batizam quando já são adultos. O Batismo perdoa o pecado original e também os pecados mortais e veniais que o batizado tenha cometido, se estiver arrependido . Percebam aqui que há uma condição , ou seja, é necessário que a pessoa se arrependa . Além disso, apaga toda a pena devida por eles. É o inicio de uma nova vida ao lado de Deus . Após o Batismo , se a pessoa pecar mortalmente , ou seja, deixar de cumprir algum doa 10 mandamentos , esta deve recorrer ao sacramento da Penitência para reestabelecer a graça perdida.

O que a Igreja nos ensina O Batismo é o primeiro sacramento e ele insere o fiel na vida cristã , pois mostra o desejo de alcançar a salvação . Por ele, somos libertos do pecado , entregues à paternidade de Deus, unidos em Jesus Cristo e incorporados à Igreja . ( cf. Jo 3, 1 - 5; Rm 8, 5 ). Chama-se Batismo , por causa do rito central com que se realiza: Batizar ( batizeis ) em grego significa “ mergulhar ”, “ imergir ”. A “ imersão ” na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo , de onde sai pela ressurreição com Ele como “ nova criatura ”. A palavra Batismo deriva do grego βάπ τισμ α , báptisma , “ imersão ”. ( cf. 2 Cor 5, 17; Gl 6, 15 )

O SIGNIFICADO DO BATISMO CRISTÃO O Batismo cristão envolve a imersão em água ou , alternativamente , a aspersão de água na cabeça. A imersão na água simboliza a morte de Jesus, enquanto emergir dela representa a Ressurreição. O pecado morre na água , como morre simbolicamente o corpo por ele contaminado . O Batismo cristão nasce com o Pentecostes , isto é, com a descida do Espírito Santo aos Apóstolos, cinquenta dias depois da Ressurreição de Jesus. Como o Batismo de Jesus nas águas do Jordão representou o início do seu ministério entre os homens, o Pentecostes, o Batismo do fogo do Espírito Santo , representa o início da missão dos Apóstolos e, para todos os efeitos , o início da Igreja cristã . Conforme ordenado por Jesus, a partir desse momento, Pedro e os outros discípulos começam a pregar a necessidade de se arrepender dos pecados e receber o Batismo para se obter o perdão e o dom do Espírito Santo .

QUEM INSTITUIU O BATISMO No tempo de Jesus costumava-se batizar, mas o batismo não tinha exatamente o significado que lhe damos hoje. Para eles, ser batizado supunha uma predisposição a cumprir a lei , de forma rigorosa e até escrupulosa. Batizar-se, portanto , significava levar a serio os ( 613 mandamentos ) da tradição dos fariseus Os fariseus, defensores fanáticos da lei , batizavam as pessoas que o desejassem. De modo geral, o Batismo de João tinha como finalidade resgatar no povo a esperança na chegada do messias . Nisso o Batismo se distanciava daquele dos fariseus ( cf. Jo 1, 25 ). Podemos afirmar que as pessoas descontentes e inconformadas com a situação social e religiosa daquele tempo iam a João para serem batizadas ( cf. At 19, 1 - 7 ). Jesus se apresenta para o batismo de João, dando assim razão à esperança do povo.

EXISTE TRÊS TIPOS DE BATISMO BATISMO DE ÁGUA; BATISMO DE SANGUE; BATISMO DE DESEJO

BATISMO DE ÁGUA É aquele no qual todos nós fomos batizados, ou seja é uma confissão pública de fé em Cristo, por meio de atos e de palavras, na qual o batizado mostra ter aceitado todas as verdades relacionadas à encarnação, à morte e à ressurreição de Cristo. ( cf. Jo 3, 1 - 5 ) O Batismo realizado de acordo com a Bíblia Sagrada, é realizado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai , do Filho e do Espírito Santo , conforme determinou o Senhor Jesus Cristo no livro de Mateus . “ Cân . 854 – O batismo seja conferido por imersão ou por infusão, observando-se as prescrições da Conferência dos Bispos”. Além disso, o batismo em águas do ( grego “ baptzõ ” , “ mergulhar ”, “ submergir ”) é uma das ordens que Jesus deixou à Igreja. ( cf Mt 3, 16 ). Portanto , vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo ( cf Mt 28, 19 )

BATISMO DE ÁGUA Na própria Bíblia, há uma menção implícita a outra forma de batismo que não a imersão, em Atos 2,41. Diz essa passagem que no dia de Pentecostes, em Jerusalém, 3 mil pessoas se converteram e foram batizadas. Ora, inexistindo rios naquela cidade e sendo os reservatórios de água locais insuficientes para tal quantidade de pessoas, resta claro que o batismo ali se deu muito provavelmente por aspersão, de forma que é possível notar que a imersão não é de fato obrigatória para a validade do batismo. Isto porque não é o volume de água que importa, mas a efusão da água como símbolo E canal de pureza interior.

BATISMO DE DESEJO Em Latim: Baptismus flaminis ( cf CIgC 1257;1259). Se os pais de uma criança desejarem que ela seja batizada, mas a criança nasce morta ou morre antes de ser batizada, considera se batizada , graças ao desejo de seus pais.

SÍMBOLOS, SIGNIFICADOS, E COMO ORGANIZÁ-LOS Convém explicar estes símbolos para descobrir as realidades espirituais que significam e realizam realmente . Tais sinais precisam ser autênticos, verdadeiros e não fictícios , à capacidade dos fiéis e, em geral, não devem requerer muitas ( cf. SC 34). No BATISMO , são utilizados, além da água : o óleo dos catecúmenos , o crisma , a veste branca e o círio aceso . São sinais claros que simbolizam realidades espirituais.

SIMBOLOGIA DA ÁGUA A água, como já mencionado, tem a função de purificar o batizando , de lavar do corpo e da alma todo o sinal de pecado . A água é universalmente reconhecida como o símbolo da vida por excelência. É o elemento que alimenta e nutre a terra, para permitir que dê os seus frutos . Torna tudo limpo e, da mesma maneira, limpa a nossa alma de todas as manchas. Assim, em representação, o sacerdote derrama um pouco de água na cabeça do batizando, grande parte das vezes, uma criança de colo.

SIMBOLOGIA DO ÓLEO CDC n. 847; n. 999 Um sentido é o uso do óleo derramado sobre o corpo ou parte do corpo para fins de cura. Somos, por exemplo, informados de que os discípulos de Jesus expulsavam muitos demônios e ungiam muitos doentes com óleo, e os curavam (cf. Mc 6, 13 ). Tiago recomenda que as orações pelos enfermos sejam acompanhadas com óleo (cf. Tg 5, 14 ). Outro sentido indica a honra dada a uma pessoa. Foi o caso da mulher que se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com suas lágrimas. Depois enxugou com seus cabelos, beijou e os ungiu com perfume (cf. Lc 7, 38 )

SIMBOLOGIA DO ÓLEO O crisma é o óleo perfumado , consagrado juntamente com o óleo dos Enfermos e o óleo dos catecúmenos , e é abençoado uma vez por ano pelo bispo durante a Missa Crismal da Quinta-feira Santa e depois distribuído a cada paróquia . E serve para consagrar e marcar o cristão como pessoa sagrada , pertencente à família de Deus . Na teologia, diz-se que ele “ imprime caráter ”, ou seja, marca, sela para sempre; por isso, estes são sacramentos que não se repetem . Este óleo aplicado no peito é como um escudo que afasta o demônio e defende a fé . Tudo o que se recebe no batismo não é apenas simbólico, mas real, e vai se tornando eficaz ao longo da vida . O óleo sagrado significa a unção, a bênção inicial que consagra o batizado como filho do Pai .

Na tradição católica, são utilizados dois tipos de óleos: O CRISMA ÓLEO DOS CATECÚMENOS

O CRISMA O CRISMA O crisma é usado para consagrar e sancionar a entrada do batizando na grande família da Igreja . É um óleo perfumado e consagrado . Usado não só para o Batismo, mas também no Crisma ( Confirmação ) e na ordenação sacerdotal . No Batismo é usado para ungir a cabeça do batizando , dando-lhe uma espécie de selo que o consagra o seu novo papel . No Crisma, o sacerdote traça uma cruz na testa do crismando como um símbolo do Espírito Santo que desce sobre ele para lhe dar a força para ser um soldado de Cristo . Na Ordenação é usado para ungir as palmas das mãos dos presbíteros e as testas dos Bispos.

O CRISMA É uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo , revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no Sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento da Ordem, para ungir os “ escolhidos ” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos Sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro, é aplicado na forma da cruz sob a testa do bebê ou de quem será batizado e significa a entrada do fiel na Igreja de Deus.

ÓLEO DOS CATECÚMENOS É de grande importância simbólica. Na verdade, decreta a investidura do batizando no papel de combatente da fé , de defensor da cristandade . Não por acaso, nos tempos antigos o óleo era usado pelos atletas para ungirem os seus membros antes dos treinos e pelos lutadores para fugirem ao domínio dos oponentes . Com o óleo dos catecúmenos , o sacerdote traça uma cruz no peito e outra entre as omoplatas ( osso grande, par e chato, localizado na porção postero -superior do tórax) do batizando . Simboliza a força na luta contra as tentações , uma espécie de escudo contra o pecado .

OLÉO DOS CATECÚMENOS Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo , sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno , o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor que representa esse óleo é o verde . C onsagra o batizado como combatente da fé , ungindo-o no peito com a força para lidar com as tentações .

SIMBOLOGIA DA VELA Círio pascal acesso representa o próprio C risto glorioso , por isso podemos usá-lo para acender as velas e abençoar a água do batismo . pois a presença de Cristo como luz e benção nos batizandos .

A LUZ DA VELA A vela que é entregue aos pais ou ao Padrinho do batizando simboliza Cristo, a luz do mundo , na esperança de que Ele ilumine a criança ou quem esteja sendo batizado e permita àqueles que a amam e a apoiam acompanhá-la na fé. Simboliza a ajuda que a Igreja deve fornecer ao seu novo membro para encontrar a sua própria luz no mundo. A luz foi o primeiro dom de Deus, a sua primeira criação . A vela acesa a partir do círio pascal - representa a luz que protege e ilumina os caminhos de quem está recendo o sacramento. Ela afasta as energias negativas e inspira a elevação espiritual. A luz também representa os dons do Divino para com a Sua criação , afinal de contas, a luz foi a primeira criação de Deus , como as Escrituras nos relatam no Gênesis. A vela ou círio batismal representa o compromisso do cristão em encontrar a luz da sua própria vida de fé, para ser, por sua vez, a luz do mundo através das suas obras e das suas ações.

A VESTE BRANCA É UM SÍMBOLO COMPLEMENTAR DO BATISMO. A roupa branca é usada durante o Batismo como símbolo da nova vida , da nova dignidade de que a pessoa batizada se reveste. Nos tempos antigos , os que eram batizados deviam usar uma roupa nova e branca antes de se unirem aos outros fiéis na Igreja. A veste branca exprime a pureza da alma tornada sem imaculada após o Batismo , a mudança profunda e a renovação interior que o sacramento trouxe àquele que o recebeu . " Recebe esta veste branca e guarda-a sem mancha até o dia em que te apresentares diante de Deus ." diz o padre ao entregar a veste branca ao batizando . A veste branca ou a veste nova no Batismo quer expressar que pelo Sacramento entramos numa nova vida e esperamos levar esta nova vida até a participação do banquete celestial, onde o Senhor nos quer encontrar com a veste nupcial da amizade de Deus . "Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar , de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos." (cf. Ap 7, 9)

A VESTE BRANCA O que mancha ou rasga a veste é o pecado . É o não que dizemos a Deus e aos nossos irmãos . Por isso, que o batizando recebe uma veste branca , sinal da vitória sobre o pecado , e assume o compromisso de promover a paz . " O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos ." (cf. Ap 3, 5)

SACERDOTE – PROFETAS – REIS Pelo Batismo nos tornamos Sacerdotes , Profetas e Reis .

SACERDOTE SACERDOTE : Todos, pelo Batismo, somos também Sacerdotes. Participamos do sacerdócio comum dos fiéis. E junto com o Sacerdote Ordenado apresentam-se a Deus as nossas orações. Participamos do Sacrifício Eucarístico de Jesus que se renova em cada altar da santa missa. Sim, porque não existe sacerdócio sem Sacrifício. Os sacerdotes do Antigo Testamento realizavam sacrifícios em oferta a Deus.  Cristo oferece a si mesmo como sacrifício perfeito e permite que sejamos membros ativos em sua missão como sacerdote.  No batismo , somos consagrados para nos tornarmos morada do Espírito Santo e um  povo sacerdotal na medida em que oferecemos sacrifícios espirituais por amor a Ele  e a Igreja na busca pela santidade.

PROFETA PROFETA : Aquele que fala em nome de Deus. A sua tarefa básica, no Velho Testamento, era aquela de anunciar a vontade de Deus ao povo. Na Igreja, em nossos dias a missão do Profeta continua a mesma: ser a voz que anuncia o Senhor, que quer o bem, a justiça e amor, mas também, o Profeta e chamado a denunciar o pecado , a injustiça , os desmandos e tudo o que é mal . Impulsiona a fazermos o papel de Cristo, daquele que anuncia as maravilhas do Pai e denuncia aquilo que nos afasta Dele. Ou seja, isso  significa uma pré-disposição em aderir a fé transmitida pela Tradição da Igreja , em estudá-la, transmiti-la e de nos tornarmos  verdadeiras testemunhas do Evangelho.

REI É aquele que se põe a serviço. Na Igreja, quem exerce a função de liderança, não fica esperando favores, ao contrário, serve. Somos reis quando praticamos a caridade , quando ajudamos a Igreja , quando nos sentimos participantes ativos de nossa comunidade de fé . Jesus Cristo se fez servo mesmo sendo  Rei e Senhor do Universo , não impôs poder.  “Eu não vim para ser servido, mas para servir e dar a vida pelas minhas ovelhas”  ( Mt 20,28 ). Por isso,  o cristão plenifica sua missão no serviço a Cristo e à Sua Igreja  e torna-se  participante do reinado de Cristo  quando atua para a construção da caridade sendo um membro ativo.

C ONCLUSÃO Todos nós, porque um dia fomos batizados, somos Sacerdotes, porque participamos do sacerdócio comum dos cristãos; somos, igualmente, Profetas do Reino e, ainda, somos Reis, porque temos a dignidade da unção batismal. Todos torna-nos iguais na mesma vocação . Os padres ordenados são consagrados para exercerem com autoridade e poder, com o Sacramento da Ordem e em nome de Cristo e da Igreja, serem Sacerdotes, Profetas e Reis em plenitude . É assim que Jesus quis: “Um povo santo e sacerdotal, uma raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por Deus para anunciar os seus louvores” (1 Pedro 2, 4-10 ).
Tags