Introdução à Sala de Aula Invertida. Partilha de experiência
Size: 2.36 MB
Language: pt
Added: Dec 04, 2022
Slides: 24 pages
Slide Content
Sala de aula invertida Uma introdução. Uma partilha Ana carneirinho
2 confinamentos depois… O que ganhou a escola?... O que perdeu?...Poderá continuar a ser a mesma?
Índice Modelos de ensino híbrido Modelo Sala de Aula Invertida Uma experiência em sala de aula
Fonte: Christensen , Horn e Staker , 2013, p. 8. T raduzido para o Português por Fundação Lemann e Instituto Península
https://view.genial.ly/6224f77fe9e4e40019038332/interactive-content-ensino-hibrido Fonte: Christensen , Horn e Staker , 2013, p. 28. T raduzido para o Português por Fundação Lemann e Instituto Península
E se, ao distribuir o tempo em sala de aula, em vez de pirâmide…
Em resumo…
Sala de aula invertida A reter… não há uma única maneira de inverter a sala de aula - não há essa coisa da sala de aula invertida. (...) Inverter a sala de aula tem mais a ver com certa mentalidade: a de deslocar a atenção do professor para o aprendiz e para a aprendizagem. ( Bergmann e Sams , 2018 ) Segundo Bergmann e Sams todos os professores que invertem a sua sala de aula devem perguntar-se: quais as atividades que não exigem a minha presença física e que podem ser retiradas da sala de aula para dar mais tempo em sala de aula às atividades que são reforçadas pela minha presença física? ( Bergmann e Sams , 2018)
Layout de uma sala de aula tradicional de Física Aplicada na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas, na Universidade de Harvard, lecionada pelo professor Eric Mazur , versus L ayout da mesma aula, na mesma escola, com o mesmo professor em regime de SAI O professor é identificado pela seta em cada uma das fotos.
Avaliação A avaliação formativa é a predominante ao longo do processo. Compete ao professor avaliar constantemente a trajetória do aluno e oferecer feedback imediato que o mantenha no rumo seguro das rodovias da aprendizagem. (...) Um dos componentes do bom ensino é o de acompanhar o aluno ao longo da jornada da aprendizagem, em vez de apenas verificar se chegou ao destino com segurança. ( Bergmann e Sams , 2018)
Uma partilha Ano letivo 2021/2022 Turma 11º ano de FQA, 28 alunos Rotina SAI 4ªF : disponibilização de vídeo + formulário online + ficha de orientação para visualização do vídeo; Domingo: Data para conclusão da atividade em casa; 2ªF (45’) esclarecimento de dúvidas + resumo matéria. 3ªF (135', com a turma dividida em turnos), trabalho laboratorial em grupo; 4ªF (90’), Atividades de nível cognitivo mais elevado; 6ªF (90’) Avaliação individual ou aula mais tradicional.
Espaço individual de aprendizagem
Espaço individual de aprendizagem
Espaço de aprendizagem em grupo
Espaço de aprendizagem em grupo
Uma REFLEXÃO
Anotações em diário de bordo
Conclusões
Obrigada pela vossa atenção!
Referências Bergmann , J. e Sams , A. (2018). Sala de aula invertida: Uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC. Christensen , C. M., Horn , M. B., & Staker , H. (2013). Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute for Disruptive Innovation . Traduzido para o Português por Fundação Lemann e Instituto Península Gomes, L. & Paul, A. (2018). Scaffolding learning and maximising engagement. Nativas . Consultado a 13/04/2022. https://learningandteaching-navitas.com/scaffolding-learning-maximising-engagement/ https://blog.jovensgenios.com/aula-invertida-melhor-momento-para-usar/ https://cft.vanderbilt.edu/guides-sub-pages/blooms-taxonomy/ https://encurtardistancias.blogspot.com/ https://peerinstruction.wordpress.com/