Salmo 19:2-4 Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite. Sem discurso, nem palavras, não se ouve a sua voz. Mas a sua voz ressoa por toda a terra e as suas palavras até os confins do mundo. Ali pôs uma tenda para o sol.
Salmo 19:5-6 E ele é como um noivo que sai de seu aposento e se lança em seu caminho com a alegria de um herói. Ele sai de um extremo dos céus e até o outro extremo faz seu percurso ( seu trajeto). E nada escapa ao seu calor.
Oremos Paizinho os céus anunciam tua glória, e o firmamento proclama a obra das tuas mãos, um dia declara a outro dia e a noite a outra noite, sem linguagem e sem palavras se ouve a sua voz por toda extensão da terra até o fim do mundo. Quem pode não crer no Senhor como criador do universo? Toda tua criação anuncia o Senhor. Que glorioso e maravilhoso é o que criaste, e mais glorioso e maravilhoso és tu, Criador do universo. Tu és o Sábio arquiteto e criador de toda natureza que expressa de maneira esplêndida tua sabedoria e inteligência. Toda criação exalte e glorifique ao Senhor eternamente. Amém.
Salmo 19:7 A lei de YHVH (do Senhor) é perfeita e revigora a alma. O testemunho de YHVH (do Senhor) é firme (digno de confiança) e torna sábio o simples.
Salmo 19:8 Os preceitos (os princípios) de YHVH (do Senhor) são retos (justos), alegram o coração; os mandamentos de YHVH (do Senhor) são claros (límpidos) e iluminam os olhos(traz luz aos olhos);
Salmo 19:9-10 O temor de YHVH (do Senhor) é puro e estável para sempre (dura para sempre); as ordenanças de YHVH (do Senhor) são verdadeiras, e justas igualmente. São mais desejáveis do que o ouro, são ouro refinado. São mais saborosas do que o mel escorrendo dos favos.
Salmo 19:11-12 Com elas também teu servo se esclarece, e observá-las (obedece-las) traz grande proveito. Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me das faltas que desconheço.
Salmo 19:13 Preserva também o teu servo do orgulho (dos pecados intencionais), para que ele nunca me domine; então eu serei íntegro e inocente de uma grande transgressão.
Salmo 19:14 Que te agradem as palavras de minha boca e o meditar do meu coração , sem trevas em tua presença (sejam agradáveis a ti), YHVH (Senhor) , meu Rochedo, e meu Redentor!
Oremos Pai amado, a tua lei é perfeita e refrigera a alma, o teu testemunho é fiel e dá sabedoria ao simples . Teus preceitos são retos e alegram o coração, teus mandamentos são puros e iluminam os olhos, o temor do Senhor é límpido e permanece eternamente, os teu juízos são verdadeiros e justos. Dá-me discernimento de meus próprios erros, purifica o meu coração até de faltas que são ocultas aos meus olhos. Que minhas palavras e o meu meditar sejam agradáveis a ti Senhor, minha Rocha e meu Redentor. Amém .