2 Coríntios 4:1-2 Por isto, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos (não perdemos a coragem); pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem falsificando (adulterando) a palavra de Deus. Muito ao contrário, pela manifestação da verdade recomendamo-nos à consciência de cada homem diante de Deus (Pai).
2 Coríntios 4:3-4 Portanto, se o nosso evangelho permanece velado, está velado para os que se perdem, para os incrédulos, dos quais o deus deste mundo (diabo) obscureceu a inteligência, a fim de que não vejam brilhar a luz do evangelho da glória de Cristo Jesus , que é a imagem de Deus (Pai).
2 Coríntios 4:5-6a Não proclamamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, Senhor. Quanto a nós mesmos, apresentamo-nos como vossos servos por causa de Jesus. Porquanto Deus(Pai) , que disse: “Do meio das trevas brilhe a luz!”, (Gêneses 1:3)
2 Coríntios 4:6b foi Deus (Pai) quem reluziu em nossos corações, para fazer brilhar o conhecimento da glória de Deus(Pai) , que resplandece na face de Cristo Jesus . (João 8:12; Efésios 1:18; Hebreus 1:3)
2 Coríntios 4:7 Trazemos, porém, este tesouro em vasos de argila (barro), para que esse incomparável poder seja de Deus (Pai) e não de nós.
Oremos Amado Pai celestial graças te dou pelo ministério do Espírito que me foi dado pela tua misericórdia, e por isto, rejeito todo engano e não falsifico a tua Palavra, mas ao contrário, pela manifestação da verdade, me recomendo à consciência de cada homem e mulher, na tua presença. Graças porque és Tu que me revelas o evangelho da glória de Cristo Jesus, que é a tua imagem. Quero proclamar não a mim mesmo(a) mas a Cristo Jesus, o Senhor. Quero me apresentar como servo(a) por causa de Jesus. Que o conhecimento de tua glória que resplandeceu na face de Jesus Cristo, também resplandeça em minha face, embora sendo apenas um vaso de argila, quero manifestar tua glória e teu poder em minha vida, para que o teu incomparável poder seja manifesto em mim, e a tua glória seja manifesta. Em nome do Senhor Jesus, usa-me Senhor. Amém.
2 Coríntios 4:8-9 Somos atribulados por todos os lados, mas não esmagados(angustiados); postos em extrema dificuldade (perseguidos), mas não vencidos pelos impasses(não desanimados); perseguidos, mas não abandonados(não desamparados); prostrados por terra (abatidos), mas não aniquilados(não destruídos).
2 Coríntios 4:10 Incessantemente e por toda parte trazemos em nosso corpo a agonia de Jesus , a fim de que a vida de Jesus seja também manifestada em nosso corpo .
2 Coríntios 4:11-12 . Porque nós embora vivamos, somos sempre entregues á morte por causa de Jesus , a fim de que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa carne mortal. Assim a morte trabalha em nós; a vida, porém, em vós. (De modo que em nós opera a morte, mas em vós a vida).
2 Coríntios 4:13 Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: “Acreditei, por isso falei”, cremos também nós, e por isso falamos.
2 Coríntios 4:14 Pois sabemos que aquele (Deus Pai) que ressuscitou o Senhor Jesus , ressuscitará também a nós com Jesus e nos porá ao lado dele, juntamente convosco. (Rom 1:4, Rom 8:11)
2 Coríntios 4:15 E tudo isto se realiza em vosso favor (por amor de vós), para que a graça, multiplicando-se entre muitos, faça transbordar (torne abundantes) a ação de graças para a glória de Deus(Pai) .
2 Coríntios 4:16 Por isto não nos deixamos abater (não desanimamos). Pelo contrário, embora em nós, o homem exterior vá caminhando para a sua ruína, o homem interior se renova dia a dia.
2 Coríntios 4:17 Pois nossas tribulações momentâneas são leves em relação ao peso eterno de glória que elas nos preparam até o excesso(acima de toda comparação).
2 Coríntios 4:18 Não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem ; pois o que se vê é transitório (temporal), mas o que não se vê é eterno.
Oremos Pai amado, sei que tu que ressuscitaste a Jesus, também me ressuscitará pelo Teu poder, e me porá junto a ti. Por isto quero desviar meu olhar das coisas temporais, e olhar para o que é eterno, não me deixando abater pelas tribulações, nem me deixando vencer pelos impasses desta vida, nem por perseguições, pois sei que não estou desamparado(a), mas o senhor está comigo e me dará a vitória em todo sofrimento. Embora meu corpo mortal esteja envelhecendo o meu homem interior se renova diariamente, e por isto posso transbordar em ações de graças por tudo o que o Senhor é e faz em minha vida, olhando também para o que o Senhor fará, que é eterno. Graças Senhor por teu grande amor, por tuas promessas e tua presença em mim. Amém.