A segunda lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente, foi formulada após análise da herança de mais de uma característica em ervilhas. A Segunda Lei de Mendel , também chamada de Lei da Segregação Independente , estabelece que “os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso” . Gregor Mendel foi capaz de realizar essas afirmações após estudar dois caracteres ao mesmo tempo.
Mendel estudou a relação entre a cor e a textura das sementes de ervilha para demonstrar a sua segunda lei.
Mendel cruzou linhagens puras de ervilhas com sementes amarelas e lisas com linhagens puras de ervilhas com sementes verdes e rugosas. A geração F1 foi composta de ervilhas com sementes amarelas e lisas
Ao autofecundar a geração F1, Mendel observou que surgiram novas combinações de características, como sementes amarelas rugosas e verdes lisas.
Com essa proporção, ele compreendeu que os alelos segregavam-se de maneira independente, uma vez que surgiram mais variações que o esperado se a segregação fosse dependente (observe a figura a seguir).
ATIVIDADE 1. DESCREVA A SEGUNDA LEI DE MENDEL. 2. QUAL FOI O RESULTADO DO CRUZAMENTO DE ERVILHAS COM SEMENTES AMARELAS E LISAS COM ERVILHAS DE SEMENTES VERDES E RUGOSAS? 3. O QUE ACONTECEU NA AUTOFECUNDAÇÃO DA GERAÇÃO F1 ?