SEMINÁRIO BNCCBNCC - Campos de Atuação Social.pptx

RauennaOliveira 0 views 13 slides Sep 23, 2025
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

BNCC - Campos de Atuação Social


Slide Content

Língua Portuguesa no Ensino Médio: Campos de Atuação Social A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio através de campos de atuação social , competências específicas e habilidades que visam desenvolver o protagonismo dos estudantes através dos letramentos. Grupo III Lara Pires; Rauenas Oliveira; Sabrina Araujo; Walquiria Moreira.

Campos de Atuação Social Para orientar uma abordagem integrada dessas linguagens e de suas práticas, a área define que os campos de atuação social são um dos seus principais eixos organizadores. Segundo essa opção, a área propõe que os estudantes possam vivenciar experiências significativas com práticas de linguagem em diferentes mídias (impressa, digital, analógica), situadas em campos de atuação social diversos, vinculados com o enriquecimento cultural próprio, as práticas cidadãs, o trabalho e a continuação dos estudos. (BNCC, 2017, p. 477).

Os Cinco Campos de Atuação Social Campo da Vida Pessoal Foco nas práticas de linguagem relacionadas à identidade e projetos de vida do estudante Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e tratamento de informações Campo Jornalístico-Midiático Análise crítica e produção de textos informativos e opinativos Campo de Atuação na Vida Pública Participação em debates e defesa de direitos Campo Artístico Apreciação e produção de manifestações artísticas e culturais

Intersecções entre os Campos Embora as habilidades sejam apresentadas em campos específicos, existem várias intersecções entre eles. Uma habilidade pode ser descrita em um campo e referida em outro, permitindo diferentes níveis de articulação. A pesquisa, por exemplo, é dedicada principalmente a um campo, mas perpassa todos os outros em ações de busca, seleção, validação, tratamento e organização de informação.

Direitos Humanos como Tema Transversal Os Direitos Humanos perpassam todos os campos de atuação social de diferentes formas: No debate de ideias e organização de formas de defesa de direitos (campo jornalístico-midiático e campo de atuação na vida pública) No exercício desse direito (direito à literatura, à arte, à informação, aos conhecimentos disponíveis, ao saber sobre si)

O Trabalho como Princípio Educativo "O trabalho é princípio educativo à medida que proporciona compreensão do processo histórico de produção científica e tecnológica, como conhecimentos desenvolvidos e apropriados socialmente para a transformação das condições naturais da vida e a ampliação das capacidades, das potencialidades e sentido humanos." Parecer CNE/CEB nº 5/2011 Nesse sentido, a BNCC procura oferecer ferramentas de transformação social por meio da apropriação dos letramentos da letra e dos novos e multiletramentos, orientados pela dimensão ética, estética e política.

Trabalho e Reprodução da Vida Material O trabalho como atividade responsável pela (re)produção da vida material é considerado pelo repertório de práticas, letramentos e culturas que se pretende contemplar, através de: Exercício da criatividade Desenvolvimento de habilidades vinculadas à pesquisa Resolução de problemas Planejamento e avaliação de projetos de intervenção

Habilidades de Produção e Curadoria Curadoria Fazer curadoria de informações (EM13LP09) e selecionar dados em fontes confiáveis (EM13LP10) Planejamento Planejar, produzir, revisar e editar textos escritos e multissemióticos (EM13LP13) Oralidade Produzir e analisar textos orais considerando adequação aos contextos (EM13LP14) Multimídia Elaborar roteiros para produção de vídeos e utilizar softwares de edição (EM13LP15 e EM13LP16)

Práticas de Linguagem Leitura Relacionar textos com suas condições de produção e contexto sócio-histórico, estabelecer relações entre partes do texto, analisar posicionamentos e argumentos. Escuta Analisar efeitos de sentido decorrentes de escolhas de elementos sonoros e suas relações com o verbal. Produção de Textos Planejar, produzir, revisar e editar textos escritos e multissemióticos, considerando adequação às condições de produção. Análise Linguística/Semiótica Analisar elementos da sintaxe, variação linguística e efeitos de sentido decorrentes de escolhas linguísticas.

Habilidades Relacionadas à Análise Textual Análise de Relações Relacionar texto com condições de produção (EM13LP01) Estabelecer relações entre partes do texto (EM13LP02) Analisar relações de intertextualidade e interdiscursividade (EM13LP03) Estabelecer relações para explicitar posicionamentos (EM13LP04) Análise de Efeitos Analisar posicionamentos e argumentos (EM13LP05) Analisar efeitos de sentido da linguagem (EM13LP06) Analisar marcas de posição do enunciador (EM13LP07) Analisar elementos da sintaxe do Português (EM13LP08)

Variação Linguística Habilidade EM13LP17 Analisar o fenômeno da variação linguística em seus diferentes níveis e dimensões, de forma a: Ampliar a compreensão sobre a natureza viva e dinâmica da língua Entender o fenômeno da constituição de variedades linguísticas de prestígio e estigmatizadas Fundamentar o respeito às variedades linguísticas Combater preconceitos linguísticos

Referência BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular . Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 1 set. 2025.

Língua Portuguesa no Ensino Médio: Campos de Atuação Social Grupo III Lara Pires; Rauenas Oliveira; Sabrina Araujo; Walquiria Moreira.
Tags