senso comum filosofia e mito

monicamoraes24 65 views 10 slides Aug 09, 2023
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

caracterização do senso comum e senso crítico em relação com o mito e a filosofia.


Slide Content

FILOSOFIA SENSO COMUM Admiração, espanto Dúvida, questionamento, pensamento crítico Rigor conceitual Reflexão totalizante Mentalidade racional Tradição, saber popular, Acomodação. Ambiguidade Não se preocupa com a coerência e concatenação lógica entre as partes. Mentalidade mítica “Filho de peixe, peixinho é”

O boto – Vicente do rego

MITO Como processo de compreensão da realidade, o mito não é lenda, pura fantasia, mas verdade. Quando pensamos em verdade, é comum nos referirmos à coerência lógica, ao discurso bem argumentado ou à apresentação de provas. A verdade do mito, porém, resulta de uma intuição compreensiva da realidade , cujas raízes se fundam na emoção e na afetividade. Nesse sentido, o mito expressa o que desejamos ou tememos, como somos atraídos ou nos afastamos das coisas. Acima de tudo, é um conhecimento intuitivo do “mistério”: ao falar de forma simbólica sobre o mundo, podemos ver o mito como uma forma de afugentar o medo, a insegurança e a angústia diante do desconhecido, do perigo e da morte . Também é uma cultura de transmissão de valores, costumes e fé em forças superiores à dimensão humana. Nas sociedades tribais, através do mito se percebe como “tudo é sagrado”.

Consciência mítica Predominante nas sociedades tribais e povos da Antiguidade. E presente até hoje. Explicação, busca de sentido pra realidade recorrendo ao “sobrenatural”. Percepção de alguma forma de “ordem” ( logos : razão de ser das coisas/ necessidade de leis – sociais, “naturais”). Tradição oral, linguagem poética . Religiosidade e tradição: cultos, cerimonias, oferendas, preces, templos, festas e objetos religiosos. TABU (proibição): consciência coletiva e equilíbrio pessoal : Exemplos: incesto, proibições de contato na menstruação feminina, rituais de purificação para expiar o mal das transgressões.

O mito e a psicanálise: investigando o inconsciente EROS E PSYCHÉ SENTIDOS DA EXISTENCIA - EXPRESSÕES DA VERDADE Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA-NC Sigmund Freud

Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA-NC