Cartum é um gênero jornalístico (de tipo textual narrativo) considerado opinativo ou analítico que critica, satiriza e expõe situações por meio do grafismo e humor. Ele abrange, hoje, praticamente todos os veículos de difusão da informação gráfica: jornais, revistas e a internet.
O termo cartum é uma forma aportuguesada do termo inglês cartoon (cartão) e que tem origem na palavra italiana cartone. Se utiliza de elementos da história em quadrinhos, como balões, cenas e as onomatopeias. A aplicação do termo ocorreu pela primeira vez em 1840, pela revista Punch . A publicação divulgou uma série de cartuns em uma paródia aos frescos do Palácio de Westminster. Os desenhos foram adaptados em sátira aos acontecimentos da política econômica da época .
Por meio do cartum, o veículo expõe a opinião, e ponto de vista em um desenho que pode, ou não, ser acompanhado de legenda. Também pode ser considerado uma forma de levar ao público leitor, de maneira diferenciada e rápida, o debate sobre os mais variados temas da sociedade atual.
Características: Gênero textual constituído de linguagem não-verbal; Sátira; Humor; Ironia; Cômico; Flexibilidade; Associação da linguagem verbal ao desenho expressivo; Imagens atemporais; Entrelaça palavras, imagens e sentido.
OBS: No cotidiano jornalístico, o cartum apresenta ao leitor referências de mundo semelhantes ao dele. É embasado em crítica cultural e ética, expondo os personagens alvo, revelando suas particularidades, singularidades, posições sociais e políticas .
Bora resumir o conteúdo?
O que é o Cartum? Onde podemos encontrar esse gênero textual, atualmente? Qual a origem do termo Cartum? Quando e onde ele foi utilizado pela primeira vez? Cite, em forma de tópicos, as características que um Cartum precisa ter para se enquadrar no gênero:
Qual a finalidade do Cartum? Por serem muito veiculados nos textos de gênero jornalísticos, o que o Cartum deve apresentar, expor e revelar ao leitor?
ATIVIDADE OBJETIVA
CHARGE
A charge é um gênero textual de tipo narrativo do jornalismo que, como o cartum, se utiliza da imagem. É apresentada em um único quadro e representa uma crítica social e política carregada de humor e ironia.
A expressão charge, vem do francês charger , e significa carga, exagero ou ataque violento. Em geral, as charges são apresentadas como a posição editorial de determinado jornal.
Característica e estrutura da charge A charge apresenta como principal característica a presença de elementos críticos, como a ironia e a sátira, acerca de determinada pessoa ou acontecimento. Logo, ela apresenta um tom reflexivo ao seu leitor. Além disso, a charge é um texto híbrido, ou seja, que mistura imagens com textos escritos, e está sempre ligada a acontecimentos do momento em que foi elaborada. Em síntese, destacamos a seguinte estrutura da charge: texto híbrido (verbal e não verbal); tons críticos (ironia e sátira); conexão com a atualidade (presente); texto do campo jornalístico.
Diferenças entre Charge e Cartum A charge é um texto que trata de seu tempo, isto é, ao fazer uma crítica social ou política, ela está inserida em uma época e contexto definidos. Assim, a sua compreensão depende de um esforço do leitor para entender as condições de produção daquele período, seja acompanhando os noticiários e acontecimentos cotidianos ou por meio de uma pesquisa sobre o ocorrido. Por outro lado, o cartum não depende de uma inserção ou contextualização histórica, tornando-se assim uma crítica atemporal.
Bora resumir o que acabamos de ver?
O que é a Charge? Onde podemos encontrar esse gênero textual? Qual a origem do termo Charge e o que significa? Qual a principal característica da Charge? E como é a sua estrutura? Quais as diferenças entre Charge e Cartum?