As outras pessoas são diferentes de mim. Cada pessoa é um ser único no mundo, com uma história de vida própria somente por ela experimentada. Já paraste para pensar que ninguém pode sentir o que tu sentes, da forma como sentes? A tua alegria é só tua, a tua dor e tristezas são só tuas.
O que é ser diferente? Temos dificuldades em lidar com as diferenças dos outros e em aceitá-las, sejam elas visíveis ou não. Contudo, a diferença não pode só ser vista pelo lado negativo. Quantas vezes não gostaríamos de ser diferentes... de nos distinguirmos por esta ou por aquela qualidade que não temos.
Em que consiste essa diferença? Mais do que a diferença na aparência física, consiste em saber lidar com pessoas diferentes na forma de pensar, sentir e agir. Tu já paraste para pensar como te relacionas com as pessoas ao teu redor? O que tu esperas delas? O que essas pessoas esperam de ti? O que tu esperas de ti mesmo?
E quando temos uma diferença desejaríamos não tê-la, porque ela nos distingue, nos discrimina...faz com que olhem para nós com pena e outras vezes com indiferença. Somos diferentes e é com as nossas diferenças e com as dos outros que temos de viver. Nunca esqueçam que a diferença tem apenas o valor que lhe quisermos dar.
Antes de compreendermos e aceitarmos as diferenças dos outros, devemos compreender e aceitar as nossas próprias diferenças. N ão nos devemos culpar por não sermos como os outros querem que sejamos. Devemos reconhecer que podemos errar, que somos limitados e que não atenderemos sempre às expectativas dos outros. Assim, começamos a perceber que não é difícil conviver com pessoas diferentes.
Ser diferente é algo que temos de aceitar... Ser diferente é ser igual a nós mesmos... Ser diferente não é mau... nem bom... Ser diferente é afinal aquilo que somos!