sermão em filipenses capítulo 4 vencendo a ansiedade

ddenes 0 views 8 slides Oct 08, 2025
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

Vencendo a ansiedade através das verdades do Evangelho


Slide Content

SERMÃO PARA CULTO Pb . Denilio Denes

Texto Fp 4 1-9: 1 Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor. 2 Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente , no Senhor. 3 A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida. 4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. 5 Seja a vossa moderação( equidade,amabilidade ) conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. 6Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. 8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. 9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.

INTRODUÇÃO/NARRAÇÃO CARTA AOS FILEPENSES: PROPOSITO:GRATIDÃO E ALEGRIA “ Unidade, Encorajamento a alegria e praticidade do Evangelho.” OCASIÃO: Paulo estava preso em Roma 60d.c Apesar da prisão, Paulo agradece a Deus. Havia uma alegria de Paulo ao escrever para a determinada igreja por alguns motivos: Alegria existente na igreja Apesar das dificuldades Cristo estava sendo anuciado As ajudas, ofertas que a igreja o ajudava, assim como também aos cooperadores Timoteo e Epafrodito . Alegria no Senhor pela saudade da igreja para com Ele.

Divisão da carta: Cap. 1: Paulo expressa a necessidade da Confiança em Deus , ou seja, por mais que as coisas não estejam bem, entretanto a confiança deve ser continua. Cap. 2: P aulo chama-os para serem de uma só mente , notando que isto é realizado através de um espírito humilde. Cap. 3: e adverte contra os “inimigos da cruz de Cristo” (seitas judaizantes) A depressão é uma doença complexa com causas multifatoriais, que incluem  fatores genéticos, ambientais e psicológicos .  Fatores de risco para a depressão:
Genéticos:
Histórico familiar de depressão aumenta o risco de desenvolver a doença.
Ambientais:
Eventos estressantes, como luto, desemprego, mudanças de vida e conflitos conjugais, podem aumentar o risco.
Psicológicos:
Estresse crônico, ansiedade crônica e traumas psicológicos podem contribuir para a depressão.
Saúde Física:
Doenças cardiovasculares, neurológicas, endocrinológicas e neoplasias podem ser fatores de risco, assim como disfunções hormonais.
Substâncias:
Dependência de álcool e drogas pode aumentar o risco de depressão.
Outros:
Mudanças bruscas de condições financeiras e desemprego também são fatores de risco.

Cap. 4: Paulo resume o que falou Que haja uma só mente ( unidade) Mente Renovada vs velho modo de Pensar Cosmovisão Cristã: Olhar o mundo através das lentes do Evangelho. Velho modo de pensar: Olhar o mundo através do próprio Mundo, através do próprio homem, através das coisas dos homens – Sejam estas coisas boas ou ruins. RM 7. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. - Romanos 12:2 ou seja,  uma vida transformada é resultado da renovação da mente . - Vontade de Deus deve ser boa e agradável, e só será para nós apartir das nossas mentes renovadas – caso contrário, esta vontade será pesada, difícil e insuportável.

Argumentação: “A igreja estava em meio as lutas, mas ia Vencendo juntamente com Cristo” Firmeza e Unidade – 1 Portanto, meus irmãos, amados e mui saudosos, minha alegria e coroa, sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor. Firmeza nos caminhos de Cristo, apesar das lutas mas está firme no Senhor (1) 2 Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente , no Senhor: Modo de pensar : Nossa mente pode ser nossa amiga ou inimiga – todo cuidado é pouco. É através da mente que nossos planos são traçados. Tema: “ Como ter uma mente Renovada no Senhor” 1. Alegria no Senhor 4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Alegria exclusivamente em Cristo Alegria nas coisas de Cristo : Sua Obra, Familia , Irmãos. Alegria no que Cristo nos deu: Trabalho, alimento,etc .

3. Intimidade profunda Com Deus 6 Não andeis ansiosos (perturbados) de “coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças . Encontramos aqui três aspectos da intimidade: Oração Suplica Agradecimento Onde esses 3 aspectos me ajuda a vencer o problema da ansiedade: Ansiedade: mente dividida, perturbada. Observação: quando coloco em pratica essa intimidade, recebo a Paz de Deus: 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus

3 Ocupar minha mente com Deus e com suas Dádivas : 8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Ocupar minha mente Com Deus e com suas dádivas Conclusão: 4 Colocar o Evangelho de Jesus Como pratica na minha vida. 9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco. “Aquele que começou uma boa obra em vocês, a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus” ( Fp . 1: 6), “Viver é Cristo e morrer é lucro” ( Fp . 1:21) e “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp.4:13)Alegrai-vos no Senhor! Alegrai-vos! Que exemplo! Um forte abraço. Amem!
Tags