Introdução e características do movimento literário Simbolismo.
Size: 700.48 KB
Language: pt
Added: Aug 29, 2016
Slides: 6 pages
Slide Content
SIMBOLISMO Surgido na Europa na segunda metade do século XIX, o Simbolismo rejeitava o materialismo e propunha a retomada de elementos da literatura romântica.
SURGIMENTO O Simbolismo surgiu na Europa na segunda metade do século XIX em resposta ao cientificismo , tendência intelectual de matriz positivista que preconizava a adoção do método científico para a investigação de todas as áreas do saber e da cultura. Em resposta a esse materialismo cientificista, os escritores simbolistas buscaram o resgate de certos valores do Romantismo que foram esquecidos pelo Realismo. De acordo com a proposta simbolista, a arte e a literatura não poderiam ser retratadas apenas sob o ponto de vista da realidade.
CARACTERÍSTICAS Retomada de elementos do Romantismo Linguagem vaga , fluida Cultivo de formas fixas para o poema, especialmente do soneto Subjetivismo Caráter individualista Ênfase em temas místicos , religiosos e imaginários Pessimismo , dor de existir Abundância de metáforas e figuras sonoras, como a aliteração (repetição de um fonema consonantal) e a assonância (repetição de fonemas vocálicos ) Recorrente uso da figura de linguagem sinestesia , que representa a fusão de sensações Interesse pelo noturno , pelo mistério , pela loucura e pela morte .
Aqui no Brasil , ao contrário do que aconteceu na Europa, o Parnasianismo chamou muito mais atenção do que o Simbolismo. Mesmo assim, o Simbolismo nos deixou obras e escritores muito significativos. Seu marco introdutório foi registrado em 1893 com a publicação das obras Missal e Broquéis , ambas de Cruz e Sousa , considerado o maior autor simbolista brasileiro . Além dele, destacaram-se Alphonsus de Guimaraens e Pedro Kilkerry . SIMBOLISMO NO BRASIL
Cruz e Souza Aphonsus de Guimaraens Pedro Kilkerry