Simbolos do Paraná

596 views 14 slides Aug 21, 2012
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Símbolos do Paraná

Os Cinco Símbolos dos Paraná são: Bandeira Brasão de Armas Hino Gralha Azul Araucária

Bandeira A Bandeira do Estado do Paraná foi adotada pelo Decreto Estadual nº 8, de 9 de janeiro de 1892. Passou por modificações em março de 1947 e, novamente, em setembro de 1990. A atual Bandeira é a estabelecida pelo Decreto-Lei nº 2.457, de 31 de março de 1947. Compõe-se de um quadrilátero verde, atravessado no ângulo superior esquerdo para o inferior direito por uma larga faixa branca contendo a representação da esfera celeste em azul e as cinco estrelas da Constelação do Cruzeiro do Sul em branco. A esfera é atravessada, abaixo da estrela superior do Cruzeiro, por uma faixa branca com a inscrição "PARANÁ", em verde. Circundam a esfera um ramo de pinheiro à direita e outro de mate à esquerda.

Bandeira

Brasão de Armas O Brasão de Armas foi instituído pela Lei nº 904, de 21 de março de 1910. Sua última modificação ocorreu em setembro de 1990.   O atual Brasão de Armas do Estado do Paraná é o estabelecido pelo Decreto-Lei nº 2.457, de 31 de março de 1947.

Brasão de Armas

Hino - Gravação da Execução O Hino do Estado do Paraná foi instituído através do Decreto-Lei nº 2.457, de 31 de março de 1947, tendo por autores Domingos Nascimento (letra) e Bento Mossurunga (música). Veja neste site uma breve biografia dos autores. Download do Hino do Paraná ( Hino_do_Paraná.mp3 ) - gravação executada pela Banda de Música da Polícia Militar do Paraná, com vozes do Coral dos Cadetes da Academia Policial do Guatupê , sob patrocínio da Associação da Vila Militar - AVM (CD Banda da Polícia Militar, 1999).

Hino – Letra Letra de Domingos Nascimento e música de Bento Mossurunga .  Estribilho:      Entre os astros do Cruzeiro,      És o mais belo a fulgir      Paraná! Serás luzeiro!      Avante! Para o porvir! I.  O teu fulgor de mocidade,     Terra! Tem brilhos de alvorada     Rumores de felicidade!     Canções e flores pela estrada. II.         Outrora apenas panorama             De campos ermos e florestas             Vibras agora a tua fama             Pelos clarins das grandes festas ! III.  A glória... A glória... Santuário!       Que o povo aspire e que idolatre- a       E brilharás com brilho vário,       Estrela rútila da Pátria! IV.        Pela vitória do mais forte,             Lutar! Lutar! Chegada é a hora.             Para o Zenith! Eis o teu norte!             Terra! Já vem rompendo a aurora!

Gralha Azul Não existe no Brasil uma ligação tão estreita de uma ave com um Estado, como a da Gralha-azul com o Paraná.  O pinhão, semente da araucária, árvore-símbolo do Estado do Paraná, é o principal alimento da Gralha-azul no inverno. Graças a essa feliz interação, a Gralha-azul e o pinheiro têm conseguido se perpetuar através dos tempos, não só na natureza mas também no coração dos paranaenses. A Gralha-azul é uma espécie relativamente grande (39cm) de um azul reluzente, cabeça, pescoço e peito negros, penas da fronte arrepiadas formando uma espécie de topete, bico forte e cauda comprida. Vive na mata, gosta de se reunir em bandos nos pinheiros, que ajudam a disseminar, pelo ato de desmanchar a pinha no galho, comendo somente um ou outro pinhão, enquanto a maioria das sementes, cai no solo e germina. 

Gralha Azul A Gralha-azul tem o hábito de enterrar pinhões. No vídeo anexo ( clique aqui para ver a Gralha-azul enterrando um pinhão ) pode-se ver que ela segura o pinhão no bico de modo que a parte mais pontiaguda seja introduzida no solo. Encontrado o local correto, ela pressiona-o a entrar, conferindo-lhe golpes com o bico, até a completa introdução. E conclui seu trabalho colocando algum material das redondezas (folha, pedra, galho) em cima do local remexido, de forma a camuflar ou disfarçar o feito realizado. Além de contribuir na tarefa de reflorestar o Paraná, a Gralha-azul, é um símbolo protegido por lei. Diz a Lei Estadual Nº. 7957 de 12 de novembro de 1984, no Artigo 1º:  “É declarada ave-símbolo do Paraná o passeriforme denominado Gralha-azul,  Cyanocorax caeruleus , cuja festa será comemorada anualmente durante a semana do meio ambiente, quando a Secretaria da Educação promoverá campanha elucidativa sobre a relevância daquela espécie avícola no desenvolvimento florestal do Estado, bem como no seu equilíbrio ecológico”.

Gralha Azul

Araucária (Helena Kolody ) Araucária Nasci forte e altiva, Solitária. Ascendo em linha reta - Uma coluna verde-escura No verde cambiante da campina. Estendo braços hirtos e serenos Não há na minha fronte Nem veludos quentes de folhas Nem risos vermelhos de flores, Nem vinhos estoantes de perfumes. Só há o odor agreste da resina E o sabor primitivo dos frutos. Espalmo a taça verde no infinito. Embalo o sono dos ninhos Ocultos em meus espinhos, Na silente nudez do meu isolamento.

Araucária

http://www.cidadao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=71 Fonte de dados:
Tags