Sistema agrosilvipastoril

4,169 views 28 slides May 07, 2014
Slide 1
Slide 1 of 28
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

SISTEMA AGROSILVIPASTORIL Vanderlei Holz Lermen

AGROSILVIPASTORIL ILPF – Integração Lavoura Pecuária Floresta

Silvipastoril Integração pecuária floresta

AGROSILVIPASTORIL São sistemas de uso da terra e dos recursos naturais que combinam a utilização de espécies florestais, agrícolas e criação de animais numa mesma área, de maneira simultânea ou escalonada no tempo.

MODALIDADES A iLPF pode ser adotada em quatro modalidades de integração: L avoura-pecuária ou agropastoril; P ecuária-floresta ou silvipastoril ; Lavoura-floresta ou silviagrícola ; Lavoura-pecuária-floresta ou agrossilvipastoril .

UMA BOA OPÇÃO

OBJETIVOS Combinação de atividades Otimização de recursos e rentabilidade por área de modo sustentável. Preservação ambiental através de praticas adequadas de manejo. Diversificação de atividades com intuito de amenizar riscos de mercado. Aumento de produtividade devido a fatores interligados do sistema

BENEFÍCIOS Conservação de solo e água. Melhoria das propriedades químicas e físicas do solo. Aumento da atividade microbiana do solo. Melhoria do valor nutricional da forragem produzida. Maior retenção de carbono. Conforto térmico para os animais. Suplementação alimentar com arbustivas e arbóreas/forrageiras. Diversificação de produtos comercializáveis e incremento da renda da propriedade.

BENEFÍCIOS Pagamento por serviços ambientais. Redução das emissões de GEE (gases do efeito estufa). Evitar desmatamentos ilegais e queimadas. Produção de madeira com conseqüente diminuição pela pressão de desmatamento das florestas e biomas naturais. Buscar alternativas que possibilitem a produção animal em condições climáticas adversas. Perspectivas de aumento da demanda mundial de alimentos, madeira e energia. Diminuição da temperatura média (quebra ventos). Melhoria na condição de preservação da fauna. (corredores ecológicos)

BENEFÍCIOS Ferramenta de marketing para o produtor Adequação de questões ambientais com relação a áreas de reserva. Custo relativamente baixo de implantação da floresta quando integrado na recuperação de pastos degradados através da integração com a agricultura ou simplesmente na reforma ou recuperação de pastagens degradadas.

SILVIAGRÍCOLA

SILVIAGRÍCOLA

SILVIPASTORIL

SILVIPASTORIL R edução do calor Aumento da estação de pastejo M aior ganho de peso dos animais, na produção de leite e lã A umento na taxa de reprodução Melhoria de qualidade de vida e o conforto dos animais

SILVIPASTORIL Reduz a erosão Melhora a conservação da água Reduz a necessidade de fertilizantes minerais Captura e fixa carbono Diversificar a produção Aumentar a renda e a biodiversidade

PROPRIEDADE COM O SISTEMA

ESPAÇAMENTOS Linha simples

ESPAÇAMENTO Linhas duplas

ESPAÇAMENTOS Linhas triplas

SISTEMA SILVIPASTORIL Produção de madeira e leite/carne

SILVIPASTORIL Uma boa opção!

O SISTEMA NO PAÍS A dotado em todo o Brasil Maior representatividade nas regiões Centro-Oeste e Sul. Aproximadamente 1,6 a 2 milhões de hectares utilizam os diferentes formatos da estratégia Ilpf Para os próximos 20 anos, adoção em mais de 20 milhões de hectares.

O SISTEMA NO PAÍS A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ( iLPF ) faz parte dos compromissos do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

O SISTEMA NO PAÍS A iLPF permite produzir grãos, carne, leite e madeira em uma mesma área da propriedade rural.

Obrigado pela atenção