AGROSILVIPASTORIL São sistemas de uso da terra e dos recursos naturais que combinam a utilização de espécies florestais, agrícolas e criação de animais numa mesma área, de maneira simultânea ou escalonada no tempo.
MODALIDADES A iLPF pode ser adotada em quatro modalidades de integração: L avoura-pecuária ou agropastoril; P ecuária-floresta ou silvipastoril ; Lavoura-floresta ou silviagrícola ; Lavoura-pecuária-floresta ou agrossilvipastoril .
UMA BOA OPÇÃO
OBJETIVOS Combinação de atividades Otimização de recursos e rentabilidade por área de modo sustentável. Preservação ambiental através de praticas adequadas de manejo. Diversificação de atividades com intuito de amenizar riscos de mercado. Aumento de produtividade devido a fatores interligados do sistema
BENEFÍCIOS Conservação de solo e água. Melhoria das propriedades químicas e físicas do solo. Aumento da atividade microbiana do solo. Melhoria do valor nutricional da forragem produzida. Maior retenção de carbono. Conforto térmico para os animais. Suplementação alimentar com arbustivas e arbóreas/forrageiras. Diversificação de produtos comercializáveis e incremento da renda da propriedade.
BENEFÍCIOS Pagamento por serviços ambientais. Redução das emissões de GEE (gases do efeito estufa). Evitar desmatamentos ilegais e queimadas. Produção de madeira com conseqüente diminuição pela pressão de desmatamento das florestas e biomas naturais. Buscar alternativas que possibilitem a produção animal em condições climáticas adversas. Perspectivas de aumento da demanda mundial de alimentos, madeira e energia. Diminuição da temperatura média (quebra ventos). Melhoria na condição de preservação da fauna. (corredores ecológicos)
BENEFÍCIOS Ferramenta de marketing para o produtor Adequação de questões ambientais com relação a áreas de reserva. Custo relativamente baixo de implantação da floresta quando integrado na recuperação de pastos degradados através da integração com a agricultura ou simplesmente na reforma ou recuperação de pastagens degradadas.
SILVIAGRÍCOLA
SILVIAGRÍCOLA
SILVIPASTORIL
SILVIPASTORIL R edução do calor Aumento da estação de pastejo M aior ganho de peso dos animais, na produção de leite e lã A umento na taxa de reprodução Melhoria de qualidade de vida e o conforto dos animais
SILVIPASTORIL Reduz a erosão Melhora a conservação da água Reduz a necessidade de fertilizantes minerais Captura e fixa carbono Diversificar a produção Aumentar a renda e a biodiversidade
PROPRIEDADE COM O SISTEMA
ESPAÇAMENTOS Linha simples
ESPAÇAMENTO Linhas duplas
ESPAÇAMENTOS Linhas triplas
SISTEMA SILVIPASTORIL Produção de madeira e leite/carne
SILVIPASTORIL Uma boa opção!
O SISTEMA NO PAÍS A dotado em todo o Brasil Maior representatividade nas regiões Centro-Oeste e Sul. Aproximadamente 1,6 a 2 milhões de hectares utilizam os diferentes formatos da estratégia Ilpf Para os próximos 20 anos, adoção em mais de 20 milhões de hectares.
O SISTEMA NO PAÍS A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ( iLPF ) faz parte dos compromissos do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
O SISTEMA NO PAÍS A iLPF permite produzir grãos, carne, leite e madeira em uma mesma área da propriedade rural.