Sistema Cardiovascular aplicado à Tanatopraxia @jacq.benuto Profª. Jacqueline Benuto
O que vamos estudar hoje? Produtos Funerários no Brasil Fluídos Conservantes - Composição Tipos de Conservantes Principais vasos sanguíneos Sistema Cardiovascular Doenças Arteriais e Venosas Cavidades Naturais do Corpo Humano Dinâmica – espaço para perguntas (Revisão para avaliação – próximo encontro)
A cada dia, o atendimento torna-se mais humano e comprometido com o bem estar da família enlutada e preparo do cadáver. São inúmeros os exemplos de inovação e excelência no atendimento funerário espalhados por todo o Brasil, tendo como resultado um aumento cursos de formação na área de fornecedores para técnica de e significante tanatopraxia, associações. Dentre as diversas empresas disponíveis no mercado destaca-se a Protanato . Através de parcerias e pesquisas científicas com universidades de respeito internacional, vem desenvolvendo produtos e equipamentos de alta qualidade para o setor.
O flu í do conservante arterial possui: Aldeído fórmico 3% como princípio ativo (é um líquido incolor de cheiro irritante, conservante ) ; Metanol 1,5% (metanol é um composto orgânico da família dos álcoois, é um combustível biodegradável, sendo usado como matéria- prima para sintetizar produtos químicos, tais como formaldeído ) ; Hidroxibenzeno (primeiro composto comercializado como antisséptico ) .
Álcool metílico (conhecido como metanol, um poderoso desinfetante, especialmente necessário em aparelhos expostos a germes e bactérias); Sorbitol ( ajuda a manter a pele hidratada e com uma aparência mais natural e a umidade da pele, diminuindo a desidratação e o ressecamento do corpo, facilitando a necromaquiagem e o preparo para o velório ); Tetraborato de sódio (antisséptico) Eritrosina (corante biológico) Glicerina (proteção aos tecidos)
Fluído Arterial PA14 (há versão concentrado) - Produto desenvolvido especialmente para injeção arterial em corpos vitimados de doenças hepáticas. Promove a fixação dos tecidos, removendo os pigmentos biliares, reduzindo a coloração amarelada e realçando o tom natural da pele Promove a fixação dos tecidos, removendo os pigmentos biliares, reduzindo a coloração amarelada e realçando o tom natural da pele . Fluído Arterial PA21 (há versão concentrado) - Usado para injeção arterial em corpos com falecimento recente e comum com provisão de sepultamento breve. Fixa tecidos mantendo a textura e a cor natural da pele.
Fluído Arterial PA26 - Usado para injeção arterial em corpos com falecimento recente e comum, em corpos necropsiados e poli - traumatizados com sepultamento previsto até 72 horas. Promove a fixação dos tecidos proporcionando uma coloração natural da pele . Fluído Arterial PA32 - Usado para injeção arterial em corpos com sinais de decomposição, com edemas severos e corpos vitimados de doença renal. Promove a fixação dos tecidos proporcionando uma coloração natural da pele . Fluído Arterial PAE - Produto concentrado usado para tratamentos de corpos em estado adiantado de decomposição. Bactericida e fixador de tecidos.
Fluído Cavitário PC20 - tratamento das cavidades Utilizado para de corpos com falecimento comum e recente, com previsão de sepultamento de até 72 horas . Fluído Cavitário Especial - Produto utilizado para tratamento das cavidades de corpos com falecimento recente e comum, com previsão de sepultamento em até 72 horas. Sua formula exclusiva, promove a fixação das vísceras e auxilia no tratamento de feridas e gangrenas, através de compressas e injeção hipodérmica. Amplamente usado como aditivo no fluído arterial na Tanatopraxia Avançada.
Fluído Cavitário PC30 - Fluido utilizado para alto grau de decomposição e velórios prolongados . Pró Cavit - Pó utilizado para tratamento de corpos necropsiados, utilizados após evisceração. Tem propriedades bactericidas e é absorvente de resíduos líquidos . Pr ó Coagulante - Produto utilizado para pequenos cortes e punções de agulhas . Affa Plus - PRODUTO EXCLUSIVO PROTANATO . Formula desenvolvida para reverter processos de edemas, inchaços e hematomas. Utilizado no serviço restaurativo e cauterizações.
Vaso Sanguíneo Localização Anatômica Artéria Carótida Comum (preferencialmente lado direito) Região cervical (pescoço) Veia Jugular Região cervical (pescoço) Artéria Femoral Região inguinal (coxa) Veia Femoral Região inguinal (coxa) Arco Aórtico (embalsamamento - Infusão MS e Pélvis) Coração - Superfície Superior Ventrículo Aorta Abdominal (embalsamamento - Infusão MS e Pélvis) Abdômen - Abaixo do Intestino Veia Cava Inferior (embalsamamento - Infusão MS e Pélvis) Abdômen - lateralmente a Aorta Abdominal
É composto pelo coração, as artérias, as veias, os vasos sanguíneos e os capilares. O sistema arterial e venoso é fundamental para realização dos procedimentos da técnica de tanatopraxia . As artérias são vasos calibrosos semelhante a canos de parede rígida e flexível, semelhando-se a um látex, sendo um tecido resistente a pressão. Leva o sangue oxigenado ao corpo do coração . As veias possuem estrutura mais finas e delicadas, conduzem sangue a baixa pressão, não necessitando de paredes tão resistentes. Retorna o sangue rico em CO² para o coração.
Capilares - Os capilares sanguíneos são os vasos de menor calibre do sistema circulatório. É neles que ocorre a troca gasosa entre o sangue e as células do corpo, bem como a entrega de nutrientes e a captação de excretas do metabolismo. No falecimento mudam sua estrutura, tornando-se mais flácidos e dilatados acumulando sangue em seu conteúdo, sendo um dos fatores responsável pela cianose ou a cor azulada e escura do cadáver.
▣ Aneurisma - Qualquer dilatação em um vaso sanguíneo onde encontramos aumento em mais de 50% do diâmetro do vaso pode ser caracterizado como aneurisma. As artérias mais comumente acometidas são a aorta, as artérias dos membros inferiores, (artérias ilíacas e artérias femorais), artérias viscerais (artérias renais, artérias hepáticas) e artérias carótidas . ▣ Dissecção de aorta - consiste em uma separação das camadas que compõe a parede da artéria, fazendo com que o fluxo de sangue saia do trajeto usual e acumule-se dentro da parede do vaso, podendo levar a ruptura da artéria, sangramento grave, isquemia (falta de circulação) em órgãos intra-abdominais e dos membros inferiores e até mesmo ao óbito .
Doença arterial periférica - é causada por um acumulo de gordura causando uma inflamação da parede das artérias que leva a uma redução do diâmetro da luz do vaso acometido, chamando-se de estenose (quando este deposito ocorre e não causa obstrução completa do vaso e oclusão quando o vaso é totalmente ocluído). O nome deste processo é aterosclerose ou arteriosclerose.
▣ Carótidas - São as artérias responsáveis pelo transporte de sangue para o cérebro. Estão localizadas no pescoço e quando doentes podem apresentar uma redução importante do seu diâmetro (estenose) devido ao acumulo de gorduras, podendo levar ao acidente isquêmico transitório (AIT) ou acidente vascular cerebral (AVC) que são causados por um deslocamento de algumas destas placas de gordura levando à obstrução de uma artéria intracerebral . ▣ Hemangiomas / Malformação vascular - são tumores vasculares que podem ter origem nas artérias, veias ou de ambos ao mesmo tempo. Ocorre uma alteração na formação e disposição dos vasos causando tumorações que podem sangrar ou crescer levando ao aumento do local acometido ou membro que tenha sido afetado.
DOENÇAS CARDIOVASCULARES E A TANATOPRAXIA Na presença de algumas destas comorbidades serão necessários cuidados durante a técnica de tanatopraxia. Desde alteração da pressão do equipamento de injeção, quanto o uso de uma solução mais forte para assegurar o alcance dos tecidos corpóreo. Em casos extremos a tanatopraxia deverá ser realizada por injeção por multi-pontos.
Na tanatopraxia é realizado a aspiração de cavidade, isto é, aspirar conteúdos líquidos e semissólidos das cavidades naturais do corpo. Por isto, também é de suma importância o profissional ter o conhecimento de cada cavidade do corpo humano . O corpo tem duas cavidades principais, os órgãos destas são considerados vísceras .
Cavidade Ventral – o coração, os pulmões, a traqueia, os grandes vasos e o esôfago. Cavidade Abdominal - comporta os estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas e ductos biliares, baço, intestinos delgado e grosso, rins, glândulas suprarrenais e os vasos abdominais , que são ramificações da aorta abdominal.
Cavidade Torácica - é a área rodeada pelas vértebras torácicas , as costelas, o esterno e o diafragma. Os pulmões estão alojados na cavidade torácica , um espaço onde também está o mediastino . Cavidade craniana - formada pelos ossos do crânio, onde encontramos o encéfalo; e também pelo canal vertebral (coluna vertebral + medula espinal) Nesta região a prática de aspiração não é comum, contudo em casos de corpos com traumas de crânio pode ocorrer restaurações e tamponamentos das pequenas cavidades.
Cavidade Pélvica - contém os principais componentes abdominais: a bexiga, partes terminais dos ureteres, órgãos genitais, pélvicos, reto, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Nas mulheres, também aloja ovários e útero.
DINÂMICA – PARÓDIA
“ O cuidar dos funerais, a escolha da sepultura, a pompa das exéquias, visam mais à consolação dos vivos do que ao interesse dos mortos. ” Santo Agostinh o