Sistema Digestivo (6º Ano).pptx

1,038 views 28 slides Oct 11, 2023
Slide 1
Slide 1 of 28
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28

About This Presentation

PPT sobre o sistema digestivo humano


Slide Content

6º Ano SISTEMA DIGESTIVO HUMANO

Função do Sistema Digestivo Para que o organismo humano seja capaz de utilizar os alimentos que ingerimos, estes têm de ser transformados em substâncias mais simples. Estas transformações ocorrem no sistema digestivo . O sistema digestivo tem como função retirar, dos alimentos ingeridos, os nutrientes necessários para o desenvolvimento e a manutenção do organismo .

Como é constituído o sistema digestivo humano? (Pág.30)

Boca Glândulas Salivares Esófago Fígado Estômago Pâncreas ânus Intestino Delgado Intestino Grosso Apêndice Vesícula biliar Faringe Reto Como é constituído o sistema digestivo humano?

O sistema digestivo humano é constituído por tubo digestivo e glândulas anexas. Tubo Digestivo – é o conjunto de órgãos ao longo dos quais os alimentos se vão deslocando e transformando. O tubo digestivo é constituído por: Boca Faringe Esófago Estômago Intestino delgado Intestino grosso

Glândulas Anexas – são os órgãos que segregam (produzem) sucos digestivos que ajudam à transformação dos alimentos. As glândulas anexas são : Glândulas salivares – produzem a saliva. Fígado – produz a bílis (que é armazenada na vesícula biliar) . Pâncreas – produz o suco pancreático.

Como se processa a digestão dos alimentos? (Pág.32)

A transformação dos alimentos começa na boca pela ação dos dentes. Ao longo da vida o ser humano possui duas dentições: Dentição primária ou dentição de leite (20 dentes); Dentição definitiva (32 dentes). Quais são os tipos de dentes e quais são as suas funções? (Pág.32)

Dentição primária Dentição definitiva

Os dentes não são todos iguais devido às diferentes funções que desempenham.

Que transformações sofrem os alimentos ao longo do tubo digestivo?

Digestão O que é a digestão? A Digestão é o conjunto de transformações que os alimentos sofrem ao longo do tubo digestivo.

Digestão na boca Na boca, os alimentos são triturados por ação dos dentes. De seguida, são misturados com a saliva , pela ação da língua , formando-se o bolo alimentar .

Devido às contrações da parede do esófago (movimentos peristálticos), o bolo alimentar é empurrado, prosseguindo até ao estômago . http:// recursos.cnice.mec.es/biosfera/profesor/animaciones/Esofago.gif Depois de formado, o bolo alimentar passa da boca para a faringe e a seguir para o esófago – deglutição . http://recursos.cnice.mec.es/biosfera/profesor/animaciones/Deglucion.gif

Digestão no estômago Quando chega ao estômago, o bolo alimentar vai-se misturar com o suco gástrico (produzido pelas glândulas gástricas situadas nas paredes do estômago).

No estômago, o suco gástrico e os movimentos peristálticos do estômago, provocam a transformação do bolo alimentar numa massa acinzentada – o quimo . http://recursos.cnice.mec.es/biosfera/profesor/animaciones/Estomago.gif

Digestão no intestino delgado É no intestino delgado que ocorrem as últimas fases da transformação dos alimentos, ou seja, da digestão.

Aí, no duodeno, junta-se com três sucos digestivos: A bílis (produzida pelo fígado); O suco pancreático (produzido pelo pâncreas); O suco intestinal (produzido pelas glândulas existentes nas paredes do intestino). http ://recursos.cnice.mec.es/biosfera/profesor/animaciones/Digestion.gif Bílis Suco intestinal Suco pancreático Quimo O quimo passa do estômago para o intestino delgado.

No intestino delgado, durante cerca de três horas, o quimo é sujeito a movimentos intestinais (movimentos peristálticos) que facilitam a sua mistura com o suco pancreático , a bílis e o suco intestinal , e também a sua deslocação ao longo daquele órgão. O quimo transforma-se assim, num líquido leitoso – o quilo . No quilo, os alimentos encontram-se na sua forma mais simples, ou seja, encontram-se separados nos nutrientes que os constituem.

De seguida, dá-se a absorção digestiva , ou seja, os nutrientes passam do quilo para o sangue ou para a linfa. O que acontece após a digestão dos alimentos? (Pág.36)

Durante a absorção , os nutrientes atravessam a parede do intestino delgado, ao nível das vilosidades intestinais , para o sangue ou para a linfa, que os transporta a todas as células do corpo. Nas células, os nutrientes transformam-se na própria substância celular - assimilação .

No intestino grosso: As substâncias não digeridas passam para o intestino grosso , onde se formam as fezes, que serão expulsas pelo ânus.

Podemos resumir o processo de transformação dos alimentos em 3 etapas : - Digestão , que decorre em três fases distintas: a formação do bolo alimentar , que ocorre na boca; a formação do quimo , que decorre no estômago; a formação do quilo , que se dá no intestino delgado. - Absorção , quando os nutrientes passam para a corrente sanguínea ou para a linfa, principalmente no intestino delgado. - Assimilação , em que os nutrientes são transformados pelas células no seus próprios constituintes e fornecem energia.

Como promover o bom funcionamento do sistema digestivo? (Pág.38)

Para que o sistema digestivo e a digestão funcionem correctamente, devemos seguir algumas regras: Ter uma boa higiene dentária, lavando os dentes depois das refeições. Consultar periodicamente o dentista. Não partir objetos duros com os dentes, para não danificar o esmalte.

Higiene Oral Lavar os dentes a seguir às refeições, usando uma escova própria e um bom dentífrico. Como se devem lavar os dentes? Lavar: - a parte da frente dos dentes; - a parte de trás dos dentes; - os espaços entre os dentes; - a parte superior dos dentes.

Beber leite e comer frutas cruas para uma boa saúde dentária. Comer a horas certas e em ambientes calmos . Ter uma alimentação rica em fibras . Mastigar bem os alimentos . Depois das refeições, esperar cerca de 3 horas para tomar banho ou nadar .

Não consumir bebidas alcoólicas. Não ingerir alimentos muito frios depois de alimentos quentes. Não fazer exercícios físicos violentos após as refeições. Não consumir muitos doces.
Tags