SISTEMA ESQUELETICO E MUSCULAR ANATOMIA E FISIOLOGIA

CarolOliveira138710 0 views 33 slides Sep 26, 2025
Slide 1
Slide 1 of 33
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33

About This Presentation

ABORDA A ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ESQUELETICO, BEM COMO SUAS ESTRUTURAS E O SISTEMA MUSCULAR COM SUAS FUNÇÕES, TIPOS E ESTRUTURAS ANATOMICAS. AULA DO CURSO TECNICO EM ENFERMAGEM.


Slide Content

ANATOMIA E FISIOLOGIA Ana Caroline Oliveira

SISTEMA ESQUELÉ T ICO

SISTEMA ESQUELÉTICO É composto por ossos e cartilagens OS S OS Forma a maior parte do esqueleto Principal tecido de suporte do corpo Um individuo adulto contem cerca de 206

SISTEMA ESQUELÉTICO É composto por ossos e cartilagens CARTILAGEM Tecido avascular de consistência rígida mas flexível e elástico Reveste articulações amortecendo Impactos e atritos entre ossos Revestida pelo Pericôndrio que envolvem a cartilagem e consegue nutrir esse tecido

SISTEMA ESQUELÉTICO Classificação dos ossos: OSSOS LONGOS são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura

SISTEMA ESQUELÉTICO OSSOS LONGOS

SISTEMA ESQUELÉTICO Classificação dos ossos: OSSOS CURTOS são cuboides e são encontrados apenas no tornozelo (tarso) e na mão (carpo).

SISTEMA ESQUELÉTICO Classificação dos ossos: OSSOS PLANOS OU LAMINARES têm geralmente funções protetoras

SISTEMA ESQUELÉTICO Classificação dos ossos: OSSOS IRREGULARES São ossos de estrutura complexa e com composição variável de tecido ósseo esponjoso e tecido ósseo compacto. têm formas diferentes dos longos, curtos ou planos.

SISTEMA ESQUELÉTICO Classificação dos ossos: OSSOS PNEUMATICOS Uma ou mais cavidades, revestidas de mucosa, de volume variável e contendo ar. Estas cavidades são denominadas seios.

SISTEMA ESQUELÉTICO Classificação dos ossos: encontra-se inserido em alguns tendões ou cartilagens, onde sua função principal é auxiliar no deslizamento dos mesmos. OSSOS SESAMOIDES

Divisão do Esqueleto

COLUNA VERTEBRAL Possui curvaturas que ajudam a equilibrar o corpo e amortecem os choques durante os movimentos. Ela é constituída por 24 vértebras independentes e 9 que estão fundidas.

COLUNA VERTEBRAL

CAIXA TORAXICA O tórax possui flexibilidade que ajuda no processo de respiração.

CINTURA ESCAPULAR A cintura escapular é formada pelas clavículas e escápulas. A clavícula é longa e estreita, se articula com o esterno e na outra extremidade com a escápula, que é um osso chato e triangular articulado com o úmero (articulação do ombro).

CINTURA PÉLVICA A cintura pélvica é formada pelos ossos do quadril, os ossos ilíacos (constituído pelo ílio, ísquio e púbis fundidos) e são firmemente ligados ao sacro. A união dos ossos ilíacos, do sacro e do cóccix formam a pelve, que nas mulheres é mais larga, menos profunda e com a cavidade maior. É essa formação que permite a abertura da pélvis no momento do parto para a passagem do bebê.

ALGUMA DÚVIDA? PODEMOS PROSSEGUIR?

Sistema Muscul ar Esquelético

MÚSCULO O sistema muscular é o sistema formado pelo conjunto dos músculos do nosso corpo. Eles correspondem a cerca de 50% do peso total do nosso organismo, e a contração dessas estruturas é responsável por diversas funções, dentre as quais podemos destacar a movimentação.

Estabilidade corporal; Produção de movimentos; Aquecimento do corpo (manutenção da temperatura corporal); Preenchimento do corpo (sustentação); Auxílio nos fluxos sanguíneos. Funções Do Sistema Muscular

TIPOS DE MUSCULOS estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente. O termo estriado está associado aos músculos apresentarem bandas claras e escuras são exclusivos do coração. Eles possuem aparência estriada, como o esquelético, mas apresentam contrações involuntárias e vigorosas. Apresentam contração involuntária e lenta e são encontrados no sistema digestório e respiratório, bem como em algumas estruturas ocas, como a bexiga urinária e o intestino delgado.

GRUPOS MUSCULARES Músculos da cabeça e do pescoço : Permitem a movimentação da mandíbula, ato de morder e mastigar e inclinar ou girar a cabeça; Músculos do tórax e abdômen: Permitem Levantar peso, respirar e inclinar; Músculos dos membros superiores: relacionados aos movimentos dos braços e das mãos; Músculos dos membros inferiores: relacionados aos movimentos das pernas e dos pés como andar, agachar e correr; Músculos dos órgãos dos sentidos: relacionados com a captação de sensações do sentido como a visão e a audição; Músculos dos órgãos pélvicos: relacionados com a contração do períneo que sustenta os órgãos pélvicos como bexiga, reto e intestino.

FIBRAS MUSCULARES

CONTRAÇÃO MUSCULAR

MUSCULOS DA CABEÇA E PESCOÇO

MUSCULOS DO TORAX E ABDOME ESTERNOCLEIDOMASTOIDE D E L T OIDE P EITORAL MAIOR OSSO ESTERNO BÍCEPS

MUSCULOS DO TORAX SUPERIOR

MUSCULOS DO BRAÇO E ANTEBRAÇO

MUSCULOS DO BRAÇO E ANTEBRAÇO

MUSCULOS DOS MEMBROS INFERIORES