ABORDA A ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ESQUELETICO, BEM COMO SUAS ESTRUTURAS E O SISTEMA MUSCULAR COM SUAS FUNÇÕES, TIPOS E ESTRUTURAS ANATOMICAS. AULA DO CURSO TECNICO EM ENFERMAGEM.
Size: 6.71 MB
Language: pt
Added: Sep 26, 2025
Slides: 33 pages
Slide Content
ANATOMIA E FISIOLOGIA Ana Caroline Oliveira
SISTEMA ESQUELÉ T ICO
SISTEMA ESQUELÉTICO É composto por ossos e cartilagens OS S OS Forma a maior parte do esqueleto Principal tecido de suporte do corpo Um individuo adulto contem cerca de 206
SISTEMA ESQUELÉTICO É composto por ossos e cartilagens CARTILAGEM Tecido avascular de consistência rígida mas flexível e elástico Reveste articulações amortecendo Impactos e atritos entre ossos Revestida pelo Pericôndrio que envolvem a cartilagem e consegue nutrir esse tecido
SISTEMA ESQUELÉTICO Classificação dos ossos: OSSOS LONGOS são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura
SISTEMA ESQUELÉTICO OSSOS LONGOS
SISTEMA ESQUELÉTICO Classificação dos ossos: OSSOS CURTOS são cuboides e são encontrados apenas no tornozelo (tarso) e na mão (carpo).
SISTEMA ESQUELÉTICO Classificação dos ossos: OSSOS PLANOS OU LAMINARES têm geralmente funções protetoras
SISTEMA ESQUELÉTICO Classificação dos ossos: OSSOS IRREGULARES São ossos de estrutura complexa e com composição variável de tecido ósseo esponjoso e tecido ósseo compacto. têm formas diferentes dos longos, curtos ou planos.
SISTEMA ESQUELÉTICO Classificação dos ossos: OSSOS PNEUMATICOS Uma ou mais cavidades, revestidas de mucosa, de volume variável e contendo ar. Estas cavidades são denominadas seios.
SISTEMA ESQUELÉTICO Classificação dos ossos: encontra-se inserido em alguns tendões ou cartilagens, onde sua função principal é auxiliar no deslizamento dos mesmos. OSSOS SESAMOIDES
Divisão do Esqueleto
COLUNA VERTEBRAL Possui curvaturas que ajudam a equilibrar o corpo e amortecem os choques durante os movimentos. Ela é constituída por 24 vértebras independentes e 9 que estão fundidas.
COLUNA VERTEBRAL
CAIXA TORAXICA O tórax possui flexibilidade que ajuda no processo de respiração.
CINTURA ESCAPULAR A cintura escapular é formada pelas clavículas e escápulas. A clavícula é longa e estreita, se articula com o esterno e na outra extremidade com a escápula, que é um osso chato e triangular articulado com o úmero (articulação do ombro).
CINTURA PÉLVICA A cintura pélvica é formada pelos ossos do quadril, os ossos ilíacos (constituído pelo ílio, ísquio e púbis fundidos) e são firmemente ligados ao sacro. A união dos ossos ilíacos, do sacro e do cóccix formam a pelve, que nas mulheres é mais larga, menos profunda e com a cavidade maior. É essa formação que permite a abertura da pélvis no momento do parto para a passagem do bebê.
ALGUMA DÚVIDA? PODEMOS PROSSEGUIR?
Sistema Muscul ar Esquelético
MÚSCULO O sistema muscular é o sistema formado pelo conjunto dos músculos do nosso corpo. Eles correspondem a cerca de 50% do peso total do nosso organismo, e a contração dessas estruturas é responsável por diversas funções, dentre as quais podemos destacar a movimentação.
Estabilidade corporal; Produção de movimentos; Aquecimento do corpo (manutenção da temperatura corporal); Preenchimento do corpo (sustentação); Auxílio nos fluxos sanguíneos. Funções Do Sistema Muscular
TIPOS DE MUSCULOS estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente. O termo estriado está associado aos músculos apresentarem bandas claras e escuras são exclusivos do coração. Eles possuem aparência estriada, como o esquelético, mas apresentam contrações involuntárias e vigorosas. Apresentam contração involuntária e lenta e são encontrados no sistema digestório e respiratório, bem como em algumas estruturas ocas, como a bexiga urinária e o intestino delgado.
GRUPOS MUSCULARES Músculos da cabeça e do pescoço : Permitem a movimentação da mandíbula, ato de morder e mastigar e inclinar ou girar a cabeça; Músculos do tórax e abdômen: Permitem Levantar peso, respirar e inclinar; Músculos dos membros superiores: relacionados aos movimentos dos braços e das mãos; Músculos dos membros inferiores: relacionados aos movimentos das pernas e dos pés como andar, agachar e correr; Músculos dos órgãos dos sentidos: relacionados com a captação de sensações do sentido como a visão e a audição; Músculos dos órgãos pélvicos: relacionados com a contração do períneo que sustenta os órgãos pélvicos como bexiga, reto e intestino.
FIBRAS MUSCULARES
CONTRAÇÃO MUSCULAR
MUSCULOS DA CABEÇA E PESCOÇO
MUSCULOS DO TORAX E ABDOME ESTERNOCLEIDOMASTOIDE D E L T OIDE P EITORAL MAIOR OSSO ESTERNO BÍCEPS