Sistema hematológico

DeniseTerenzi 29,574 views 18 slides Feb 25, 2016
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

AULA PRONATEC


Slide Content

SISTEMA HEMATOLÓGICO Profª Denise Terenzi

SISTEMA HEMATOLÓGICO Compreendido pelo sangue e os locais onde ele é formado. O sangue possui uma coloração vermelha, sendo variável de acordo com sua classificação : vermelho-escuro – quando sangue venoso e vermelho vivo quando arterial , essa coloração depende do grau de oxigenação que o sangue apresenta.

SISTEMA HEMATOLÓGICO

SISTEMA HEMATOLÓGICO O sangue tem as seguintes funções: Transportar oxigênio captado pelos pulmões até as células; Transportar gás carbônico proveniente dos tecidos para os pulmões; Transportar nutrientes e hormônios; Transportar todas as excretas do metabolismo celular para os vários locais de excreção; Defesa do organismo contra micro-organismos patogênicos ou substâncias estranhas.

SISTEMA HEMATOLÓGICO Composto por duas partes: Plasma : porção do sangue formada por água, sais minerais, enzimas, pigmentos, proteínas , albumina e globulina. Elementos figurados: é a porção sólida do sangue, formada por glóbulos vermelhos , glóbulos brancos e plaquetas.

SISTEMA HEMATOLÓGICO

SISTEMA HEMATOLÓGICO GRUPOS SANGUÍNEOS. Antígenos : denominamos antígeno toda substância estranha ao nosso organismo. Só não é considerado antígeno quando produzido pelo próprio organismo e reconhecido por ele. É isso que ocorre no grupo sanguíneo, as hemácias do sangue possuem antígenos em sua superfície para diferenciar os grupos sanguíneos: O grupo sanguíneo A possui antígeno do sistema ABO – A; O grupo sanguíneo B possui antígeno do sistema ABO – B; O grupo sanguíneo AB possui antígeno do sistema ABO – AB; O grupo sanguíneo O não possui nenhum antígeno.

SISTEMA HEMATOLÓGICO Na presença de um antígeno estranho ao organismo, este irá produzir anticorpos para neutralizar esse corpo estranho. Para as hemácias, os anticorpos se ligam a diversas hemácias, formando grumos .

SISTEMA HEMATOLÓGICO O grupo A recebe doação do grupo B – seu organismo irá produzir anticorpos anti –B e formar muitos grumos para eliminar os corpos estranhos. O grupo AB tem os dois antígenos, A e B, então pode receber sangue de todos os tipos, inclusive o tipo O, portanto chamado de receptor universal. O grupo tipo O não possui nenhum antígeno, portanto ele pode doar para qualquer tipo de sangue, é chamado de doador universal. Porém, não pode receber de nenhum tipo a não ser do próprio grupo tipo O.

SISTEMA HEMATOLÓGICO

SISTEMA HEMATOLÓGICO

SISTEMA HEMATOLÓGICO ELEMENTOS FIGURADOS DO SANGUE Eritrócitos – glóbulos vermelhos: tem a função de transportar gases da hemoglobina Leucócitos , neutrófilos, basófilos, eosinófilos: tem função de defesa na fase aguda das doenças Linfócitos : tem função de defesa contra as inflamações crônicas e proteínas estranhas. Monócitos : tem função de defesa contra as inflamações crônicas Plaquetas : tem função de coagulação Todos são formados na medula óssea, exceto os linfócitos que são formados no baço.

SISTEMA HEMATOLÓGICO

SISTEMA HEMATOLÓGICO

SISTEMA HEMATOLÓGICO

SISTEMA HEMATOLÓGICO FATOR RH O fator Rh recebe essa denominação em razão das iniciais do macaco Rhesus , que serviu de cobaia para os estudos do sangue. Possui em sua composição um antígeno denominado antígeno D considerado Rh-positivo, e na ausência desse antígeno D, o fator Rh se torna negativo. Se um indivíduo Rh-negativo receber sangue Rh-positivo, irá provocar uma aglutinação das hemácias . No entanto, o Rh-positivo pode receber sangue Rh-negativo.

SISTEMA HEMATOLÓGICO FATOR RH

SISTEMA HEMATOLÓGICO FATOR RH