DivaldoMeteoritoQuebraCoraes
4 views
39 slides
Aug 27, 2025
Slide 1 of 39
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
About This Presentation
Sistemas integrados de gestao
Size: 322.36 KB
Language: pt
Added: Aug 27, 2025
Slides: 39 pages
Slide Content
Sistemas integrados de gest ã o ERP e Outros
Introdução As empresas estão cada vez mais conectadas, seja internamente com a integração de seus processos organizacionais, Seja externamente estabelecendo elos de parcerias com fornecedores e clientes nas cadeias de suprimentos das quais participam.
Introdução Sistemas Integrados de Gestão, também conhecidos como ERP (Enterprise Resources Planning) são a base desses sistemas que integram diversas funções da empresa.
Sistema Integrado de Gestão (SIG) É um sistema de gestão que integra todos os componentes dos negócios da organização em um único sistema coerente , de forma que seja possível alcançar seu propósito e missão.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO E.R.P Não existe, entretanto, um marco que separe a evolução do M.R.P para o M.R.P. II e deste para o E.R.P. Podemos constatar que existe uma divergência entre diversos autores em relação às datas de surgimento de cada um, principalmente para o M.R.P. e M.R.P. II.
Na década de 70, surgiram os sistemas M.R.P., voltados para aplicação em manufactura. Esses sistemas efectuavam o controle de stock e davam apoio as funções de planeamento de produção e compras. MRP Manufacturing Resource Planning
MRP II Os sistemas M.R.P. II surgiram na década de 1980, como uma ampliação dos M.R.Ps. Além de executar funções de planeamento de produção e estoques, tratavam de planeamento de capacidade de produção e de aspectos financeiros, como orçamento e custeio da produção.
No início da década de 1990, a palavra chave passou a ser integração. Nesta época os computadores tiveram uma evolução ainda maior, incluindo as tecnologias de rede e comunicações. Então, tornou-se possível integrar o M.R.P. II a outros sistemas da organização, de forma a oferecer uma solução não apenas no ambiente produtivo, mas também para o empreendimento. Cont.
Assim, incorporaram-se ao M.R.P. II outros aplicativos para Finanças e Controle, Operações e Logística e Recursos humanos, conforme acima especificados, surgindo os Sistemas Integrados de Gestão baseados na Filosofia E.R.P. Cont.
ERP Enterprise Resource Planning É uma plataforma que tem como objectivo integrar e automatizar os diversos departamentos dentro de empresas Fazendo um armazenamento das informações do negócio e juntando todos os dados e processos de uma organização em um só sistema.
OBJECTIVO DOS ERPs Uma organização empresarial tem como objectivo principal manter-se viva e competitiva para o mercado. Para que as empresas consigam atingir essa meta, seus gestores estão investindo cada vez mais tempo e recursos financeiros na implantação de tecnologias e sistemas de informações.
objectivo É nesse contexto que os sistemas de ERP - Enterprise Resource Planning podem oferecer apoio às organizações, integrando todas as áreas de uma empresa para que seus gestores possam manter um maior controle de acontecimentos que envolve a administração da empresa interna e externamente. (Laundon e Laudon, 2004, p. 105)
cont O principal objectivo de um ERP é integrar todos os departamentos e funções da empresa em um sistema unificado de informática, com capacidade de atender a todas as necessidades da organização . (Perlotto e Possebon, 2012, p. 35)
Principais características de um sistema ERP Possuir grande abrangência funcional; Serem divididos em módulos, que representam conjuntos de funções que atendem a um ou a mais departamentos da empresa; Serem sistemas de informação integrados e utilizarem banco de dados corporativos;
cont Requerem procedimentos de ajuste para que possam ser utilizados em determinada empresa; São pacotes comerciais de software; Incorporam modelos de processos de negócios ( best practices ).
Vantagens de um sistema integrado As vantagens trazidas por sua implementação passeiam entre questões que vão desde a optimização de tarefas, até a economia de recursos, sempre contribuindo para que a empresa atinja excelência na actividade que se propõe a fazer.
Vantagens de um sistema integrado O melhor acompanhamento de todas as informações a ligação entre todos os departamentos da organização além de uma visibilidade muito maior quando falamos em chão de fábrica e toda linha produtiva , são pontos cruciais no momento da escolha. (Pereira, p. 04)
Desvantagens de um sistema integrado A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada; Custo de aquisição e/ou mensais para manutenção/actualizações periódicas para ficar em conformidade com as legislações; Adopção de melhores práticas aumenta o grau de limitação e padronização entre as empresas de um segmento;
Desvantagens de um sistema integrado As informações são inseridas por usuários, portanto falhas nesses processos podem acusar indicativos não verdadeiros para tomada de decisões; Resistências dos colaboradores da empresa em cumprir os sistemas sistemáticos. Investimentos em máquinas/computadores para que todos os envolvidos possam operar o sistema sem comprometer o desempenho.
ÁREAS DE APLICAÇÃO DOS SISTEMAS E.R.P.
Principais módulos funcionais de um sistema ERP Finanças e Controle Contabilidade Contas a Pagar e a Receber Tesouraria Orçamentos Controle de Estoque Facturamento Fiscal
Operações / Logísticas Compras Administração de Materiais Planeamento e controle da Produção Vendas – Pedidos Gestão de Projectos Recepção Controle de Estoque-Físico Principais módulos funcionais de um sistema ERP
Recursos Humanos Recrutamento e Selecção Treinamento Benefícios Medicina e Segurança do Trabalho Folha de pagamento Principais módulos funcionais de um sistema ERP
Cont. Uma das características fundamentais dos sistemas E.R.P é a sua grande versatilidade que é explorada por meio de processos de customização. Isso significa, ao menos em tese, que quando devidamente customizados os sistemas E.R.P., são capazes de atender às necessidades de organizações das mais variadas actividades.
PASSOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA Em termos gerais, sistema ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios; O ERP possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente, Gaspar (2012).
Portanto, o processo de implantação de um sistema ERP envolve os seguintes processos: Aquisição de hardwares e softwares; Manual do operador; Treinamento do usuário final; Acompanhamento- suporte; Manutenção- suporte; e Avaliação – gerencial .
O CICLO DE VIDA DOS SISTEMAS ERP O ciclo de vida dos sistemas ERP é composto por seis fases: (1) Decisão de adopção (2) Aquisição (3) Implementação (4) Uso e Manutenção (5) Evolução e (6) Reforma.
IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ERP NAS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E NA GESTÃO DOS PROCESSOS INTERNOS A utilização de sistemas integrados envolve um processo de mudança complexo, pois atinge diversas variáveis organizacionais como: mudanças de hardware , software , informações , cultura empresarial , pessoas , dentre outros . Este processo de mudança deve ser cuidadosamente planeado e monitorado, sem isso, o resultado pode culminar em frustrações e fracassos, principalmente por estar ligado ao comprometimento das pessoas, Restrições e dificuldades de adaptações às novas mudanças .
Embora os sistemas integrados possam melhorar a coordenação, eficiência e tomada de decisões organizacionais, provaram ser muito difíceis de montar . Requerem não somente grandes investimentos em tecnologia, mas também alterações fundamentais no modo de operação das empresas . Elas terão de reformular seus processos de negócios para fazer com que a informação flua suavemente entre eles . IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ERP NAS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E NA GESTÃO DOS PROCESSOS INTERNOS
Os funcionários terão de assumir novas funções e responsabilidades . As organizações que não se convencerem de que essas mudanças serão necessárias ou Que sejam incapazes de fazê-las terão problemas para implementar sistemas integrados ou Poderão não atingir um grau mais alto de integração entre processos fundamentais e empresariais. IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ERP NAS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E NA GESTÃO DOS PROCESSOS INTERNOS
OUTROS SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO Um passo inicial é a utilização de aplicativos integrados que abrangem todos os processos organizacionais e todos os níveis de gerência. Segundo Laudon e Laudon (2011), existem quatro grandes tipos de aplicativos organizacionais integrados: SIG, SCM, CRM e SGC.
Cont. Os aplicativos integrados cobrem os processos de toda a organização, podendo transpassar suas fronteiras, em alguns casos, interagindo com fornecedores , clientes , operadores logísticos e demais parceiros organizacionais.
Sistemas de gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management – SCM) São concebidos visando às transacções interorganizacionais, e para tal auxiliam a administração das relações entre empresas e seus fornecedores . Esses sistemas auxiliam fornecedores, compradores, distribuidoras e operadores logísticos no compartilhamento de informações sobre pedidos, produção, níveis de estoque e entrega de produtos e serviços , de maneira a buscar insumos, produzir e entregar mercadorias e serviços com eficiência.
Sistemas de gestão do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM) Sistemas que auxiliam as empresas em suas relações com os clientes. Tem como objectivo administrar o fluxo de informações e os processos relacionados a vendas, marketing e demais serviços relacionados aos clientes. O aumento da satisfação e a retenção dos clientes resultarão em aumento das receitas.
Sistemas de Gestão do Conhecimento (SGC) Sistema de alto valor estratégico que oferece benefícios de longo prazo. Permitem às organizações colectar o conhecimento e as experiências mais relevantes , tornando-os disponíveis de acordo com critérios estabelecidos para que possam contribuir na melhoria dos processos de negócio e nas decisões organizacionais.
CONCLUSÃO Chegado a esta fase do trabalho, cabe em síntese analisa-lo como um todo. Com a realização deste trabalho podemos constatar que o Enterprise Resource Planning ou então ERP são sistemas que integram todos os departamentos de uma empresa em um só lugar.
Conclusão Isto é, um sistema teoricamente capaz de integrar toda a gestão duma empresa, agilizando o processo de tomada de decisão e permitindo que o desempenho seja monitorado em tempo real. A integração presume o uso comum dos dados e uma consistência de conceitos e processos de negócio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Gerenciamento de sistemas de informação . 3. ed. LTC: Rio de Janeiro,2005. SOUZA, C. A.; SACCOL, A. Z. Organizadores : Sistemas ERP no Brasil (Enterprise Resource Planning): teoria e casos . São Paulo: Atlas, 2003. Esteves , J., & Pastor, J. (1999). An ERP lifecycle-based research agenda. In 1st International Workshop in Enterprise Management & Resource Planning. LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais . São Paulo: Pearson Education do Brasil , 2011.