SLIDA FINAL DEFESA do mestrado profissional em artes
wiltrumpet
12 views
12 slides
Sep 13, 2025
Slide 1 of 12
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
About This Presentation
muito bom os slide sobre a musicalização coletiva
Size: 778.39 KB
Language: pt
Added: Sep 13, 2025
Slides: 12 pages
Slide Content
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAENTO DE ARTES PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES – PROFARTES WILLIAM WANDERLEY DA SILVA ORIENTADORA Profa. Dra. MARINEIDE FURTADO CAMPOS A MUSICALIZAÇÃO E O USO COLETVO DE INSTRUMENTOS NAS TURMAS DE 8º E 9º ANO DA ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO JOSÉ DA PENHA JOÃO CÂMARA/RN
OBJETIVO GERAL Analisar como ocorre o desenvolvimento da musicalidade, criatividade e coletividade na performance dos alunos com os instrumentos musicais disponíveis na escola; Compreender a natureza desse ensino e os fatores que o influenciam no processo de aprendizagem da música nas aulas de Arte.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar os fatores que influenciam o desenvolvimento da musicalidade, coletividade e criatividade no contexto do campo da pesquisa. Diagnosticar, propor e aplicar propostas de ensino de música que contemplem a criação, apreciação e performance musical como elementos essenciais para ampliar a experiência musical dos alunos Discutir o fazer musical como meio de desenvolvimento artístico, cultural, cognitivo e social dos alunos.
LÓCUS DA PESQUISA O presente estudo foi desenvolvido na Escola Estadual Capitão José da Penha , localizada no municipio de João Câmara, estado do Rio Grande do Norte. A instituição integra a rede pública estadual de ensino e atende estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O lócus específico desta investigação compreendeu as turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
De que maneira a musicalização, por meio do uso coletivo de instrumentos musicais, contribui para o desenvolvimento da musicalidade, criatividade e coletividade dos estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Capitão José da Penha? A QUESTÃO DA PESQUISA
METODOLOGIA A pesquisa bibliográfica (um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados, revestidos de importância por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema). Para o aprofundamento do estudos, é importante destacar a pesquisa ação como uma forma de investigação que “utiliza técnicas de pesquisa consagradas para informar a ação que se decide tomar para melhorar a prática .
As metodologias ativas geram situações de aprendizagem em que os alunos constroem conhecimentos, fundamentam seus pensamentos e tomam decisões sobre os conteúdos que estão sendo abordados. Além disso, potencializam no aluno o processo de autonomia, aptidão em resolver problemas, senso crítico, empatia, responsabilidade, confiança, participação, além do seu protagonismo (SOUZA; TINTI, 2020, p. 75), numa aprendizagem ativa e significativa . METODOLOGIAS ATIVAS
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Teoria Sociocultural de Vygotsky (1988); Teoria Construtivista de Piaget (1978); Swanwick (2003); Penna (2010); Fonterrada (2008); Gordon (2000); dentre outros.
Além das teorias mencionadas, é importante considerar também a pesquisa empírica sobre os benefícios do ensino coletivo de instrumentos musicais, que pode demonstrar melhorias no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, bem como o impacto positivo na motivação e no engajamento com a aprendizagem musical.
RESULTADOS Evidenciou-se avanços significativos no desenvolvimento musical, social e criativo dos estudantes. Durante o período de intervenção, observou-se uma evolução perceptível na coordenação motora, na precisão rítmica, na afinação e na capacidade de acompanhar coletivamente as execuções musicais. Do Ponto de vista social No campo da criatividade De maneira geral, os resultados apontam que a musicalização com uso coletivo de instrumentos configura-se como uma estratégia pedagógica eficaz.
CONSIDERAÇÕES FINAIS Esta pesquisa evidenciou que a musicalização, quando desenvolvida por meio do uso coletivo de instrumentos musicais, é capaz de promover benefícios significativos no processo de ensino aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental. A pesquisa realizada nas turmas de 8º e 9º anos da Escola Estadual Capitão José da Penha demonstrou que a prática coletiva não apenas aprimora aspectos técnicos da música — como coordenação motora, ritmo, afinação e percepção auditiva —, mas também fortalece habilidades socioemocionais, como cooperação, respeito mútuo, disciplina e responsabilidade compartilhada.
Obrigado! ¨ O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. ¨ Salmos 23:1