COLÉGIO MONSENHOR ADELMAR DA MOTA VALENÇA PROFESSOR : JOSMAR ESPINHARA BRANDAO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA GARANHUNS-PE,2025
GINÁSTICA
A palavra Ginástica tem origem no grego “ gymnádzein ” que tem como significado treinar, exercitar-se, colocar-se em movimento. GINÁSTICA A ORIGEM DA PALAVRA GINÁSTICA
A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental. CONCEITO DA GINÁSTICA
Como surgiu a ginástica? Em 1811, o professor alemão, Friedrich Ludwig Jahn , considerado o pai da Ginástica , fundou a primeira escola de ginástica para homens, em Berlim, Alemanha.
Foi o começo da ginástica , como conhecemos hoje. Em 1896 se tornou esporte Olímpico Porém somente em 1928 as mulheres passaram a competir
Ginástica no Brasil A ginástica desembarcou no Brasil através dos imigrantes alemães, no século XIX. Fixado no Rio Grande do Sul, os europeus trouxeram os ensinamentos de Friedrich Ludwig Christoph Jahn , e aos poucos foram introduzindo os equipamentos na prática dos exercícios
FUNDAMENTOS DA GINÁSTICA Aterrisagens – utilizar o corpo para absorver o impacto durante a aterrisagem, pode ser sobre os pés, sobre as mãos, com movimento de rotação e sobre as costas. Deslocamentos – é a aplicação da contração muscular (força interna) para mover o centro de gravidade, pode ser sobre os pés. Posições estáticas – é a relação entre a base de apoio e o centro de gravidade, quanto mais próximo estiverem mais você terá estabilidade. Pode ser em apoios, suspensões e equilíbrios.
Rotações – Para que seja feito um movimento de rotação é necessário que a força não passe pelo centro de gravidade, então quanto mais longe for o movimento em relação ao CG(centro gravitacional) maior é o efeito rotativo. Saltos – Aplicação da força para produzir um rápido deslocamento do centro, pode ser executado com as duas pernas, com as mãos ou apenas com uma perna.
Balanços – Impulsionar o corpo para que ele trabalhe como um pêndulo em movimentos de vem e vai. Equilibrar – Permanecer estático em um local delimitado, mantendo o equilíbrio estático ou dinâmico, resistindo a qualquer ação externa, exemplos: ponte, parada de mão, avião, vela, entre outros.
TIPOS DE GINÁSTICAS GINÁSTICA COMPETITIVA - GINÁSTICA NÃO COMPETITIVA
COMPETITIVAS São GINÁSTICAS DE COMPETIÇÃO : Artística, Rítmica, Aeróbica, Acrobática e de Trampolim.
Ginastica competitiva A Ginástica Artística (Olímpica) é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade. A Ginástica Artística é subdividida em Masculina e Feminina.
Ginástica Artística Masculina ou GAM se utilizam de a parelhos como: Cavalo com alças, Argolas, Barras Paralelas, Barra Fixa, Salto e Solo (sem a execução de música); Ginástica Artística Feminina ou GAF – se utilizam de aparelhos como: Barras Assimétricas, Trave de Equilíbrio, Salto e Solo (com execução de música).
Ginástica Ritmica Esse tipo de ginastica possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade. Q ue são eles: corda, o arco, a bola, as maças e a fita sendo praticada apenas por mulheres em nível de competição.
IMAGENS DA GINASTICA RITMICA
GINÁSTICA DE TRAMPOLIM A Ginástica de Trampolim é uma mistura de esporte com acrobacias e espetáculo. O ginasta realiza saltos e acrobacias no ar, pulando em uma cama elástica (trampolim).
Ginástica Acrobática A Ginástica Acrobática consiste na execução de exercícios sem a utilização de aparelhos . É um esporte dinâmico que desenvolve em seus participantes – homens e mulheres de todas as idades !! Coragem, Força, Coordenação motora, Flexibilidade, Habilidades de saltos e Equilíbrio.
Ginastica acrobática
NÃO COMPETITIVAS São ginásticas de academia e são para Todos. Por exemplo: O Pilates é uma modalidade de ginástica , não competitiva , que consiste em exercícios executados no solo e em aparelhos. Pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade, do gênero e de possíveis problemas nos sistemas ósseo e muscular, com a supervisão de um profissional.
Pilates
Ginástica de condicionamento físico É uma ginástica não competitiva!!
ORIGEM A ginástica de condicionamento físico antigamente tinha um formato e um protocolo a ser seguido, onde a mesma foi desenvolvida na Grécia Antiga, a partir dos exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias (BRASIL, 2001).
Objetivo geral da Ginástica de condicionamento Proporcionar melhora no condicionamento físico das pessoas, através de melhoras nos aspectos da força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular e na flexibilidade além de prevenir e tratar problemas relacionados ao sedentarismo .
Ginástica Aeróbica A sua origem remota das artes circenses e popular e é praticada ao som de música, sozinho ou em pares (femininos, masculinos ou mistos) e grupos de ginastas (trios femininos e quadras masculinas, através de aulas de danças na academia ou em parques por exemplo.
GINÁSTICA LABORAL A Ginástica Laboral é praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários em empresas. O seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação.
Veja 4 exercícios de ginástica laboral para quem trabalha sentado por exemplo... Movimentação circular e estiramento de pescoço. De pé ou sentado, puxe o pescoço com uma das mãos, como se tentasse encostar a orelha nos ombros, e conte até 10. Alongamento de antebraços e costas. Extensão de peitoral e ombros. Flexão de quadril.
GINÁSTICA CEREBRAL A ginástica cerebral é baseada na neurociência. É a capacidade do cérebro em se modificar conforme os estímulos que ele recebe . Ou seja, o cérebro humano consegue se adequar de acordo com os estímulos, podendo melhorar suas atividades.