cOMO SURGIU E OS PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO
Size: 1.61 MB
Language: pt
Added: Jul 09, 2024
Slides: 10 pages
Slide Content
O QUE É FOLCLORE SÃO MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR QUE CARACTERIZAM A IDENTIDADE SOCIAL DE UM POVO. O FOLCLORE PODE SER MANIFESTADO TANTO DE FORMA COLETIVA QUANTO INDIVIDUAL E REPRODUZ OS COSTUMES E TRADIÇÕES DE UM POVO TRANSMITIDOS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO. AS MANIFESTAÇÕES DO FOLCLORE DÃO-SE POR MEIO DE MITOS, LENDAS, CANÇÕES, DANÇAS, ARTESANATOS, FESTAS POPULARES, BRINCADEIRAS, JOGOS ETC. O FOLCLORE BRASILEIRO É O CONJUNTO DE EXPRESSÕES CULTURAIS POPULARES QUE ENGLOBAM ASPECTOS DA IDENTIDADE NACIONAL. SÃO EXEMPLOS, MITOS, LENDAS, BRINCADEIRAS, DANÇAS, FESTAS, COMIDAS TÍPICAS E DEMAIS COSTUMES QUE SÃO TRANSMITIDOS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO. O FOLCLORE BRASILEIRO É BEM DIVERSIFICADO E CONTA COM ATRIBUTOS DAS CULTURAS PORTUGUESA, AFRICANA E INDÍGENA. APESAR DESSA RIQUEZA, O FOLCLORE SÓ COMEÇA A FIGURAR NAS NARRATIVAS OFICIAIS A PARTIR DO SÉCULO XIX.
AS PRINCIPAIS LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO: • IARA - TAMBÉM CONHECIDA COMO MÃE D'ÁGUA, É UMA SEREIA, OU SEJA, POSSUI O TORSO DE MULHER E CAUDA DE PEIXE. TAL QUAL EM OUTRAS LENDAS DE SEREIAS, É MUITO BELA E SEU CANTO ATRAI OS HOMENS AFIM DE ASSASSINÁ-LOS. A IARA MORA NO FUNDO DAS ÁGUAS E, AO ENTARDECER, ELA VEM PARA A SUPERFÍCIE E ATRAI OS PESCADORES COM SEU CANTO. HIPNOTIZADOS, ELES SE JOGAM NAS ÁGUAS E SE AFOGAM. SACI-PERERÊ ESTÁ SEMPRE COM SEU CACHIMBO E COM UM GORRO VERMELHO. SURGE COMO UM MENINO NEGRO QUE POSSUI APENAS UMA PERNA E APRONTA TRAQUINAGENS. ELE PULA PRA LÁ E PRA CÁ E ADORA PREGAR PEÇAS NAS PESSOAS. UMA DE SUAS TRAVESSURAS PREFERIDAS É ESCONDER OBJETOS.
• O CURUPIRA É UM PROTETOR IMPLACÁVEL DA FAUNA E DA FLORA QUE PERSEGUE E MATA TODOS QUE A AGRIDEM. SURGE NA FORMA DE UM MENINO DE CABELO VERMELHO E COM OS PÉS VIRADOS PARA TRÁS. • A MULA-SEM-CABEÇA É UMA MULHER QUE FOI AMALDIÇOADA APÓS TER UM ROMANCE COM UM PADRE. COMO CONSEQUÊNCIA, FOI TRANSFORMADA NUM QUADRÚPEDE ACÉFALO QUE GALOPA SOLTANDO FOGO. SEGUNDO A LENDA, QUANDO UMA MULHER NAMORA UM PADRE, ELA SE TRANSFORMA EM UMA MULA SEM CABEÇA NAS MADRUGADAS DE SEXTA FEIRA. • O LOBISOMEM É UM HOMEM QUE APÓS TER SIDO MORDIDO POR UM LOBO SE TRANSFORMA NESSE ANIMAL A CADA NOITE DE LUA CHEIA. É UM HOMEM QUE, NAS NOITES DE LUA CHEIA, SE TRANSFORMA EM LOBISOMEM E ATACA QUALQUER UM QUE CRUZAR O SEU CAMINHO.
• O BOTO OU BOTO COR-DE-ROSA É UM DOS PERSONAGENS FOLCLÓRICOS QUE EMERGE DOS RIOS NA FORMA DE UM JOVEM BONITO. SEU OBJETIVO É SEDUZIR AS MULHERES PARA ENGRAVIDÁ-LAS. DIZ A LENDA QUE, À NOITE, ELE SAI DO RIO E TRANSFORMA-SE EM UM BELO HOMEM, QUE VAI EM BUSCA DE UMA NAMORADA. AO AMANHECER, ELE VOLTA PARA O RIO E SE TRANSFORMA EM BOTO NOVAMENTE. • O BOITATÁ REPRESENTA UMA COBRA DE FOGO, CONSIDERADA A GUARDIÃ DA FAUNA E DA FLORA, IMPLACÁVEL NA CAÇA DAQUELES QUE DESRESPEITAM A NATUREZA. • A CUCA É UMA PERSONAGEM DO FOLCLORE BRASILEIRO. TRATA-SE DE UMA BRUXA VELHA COM APARÊNCIA ASSUSTADORA QUE POSSUI CABEÇA DE JACARÉ E UNHAS IMENSAS. DONA DE UMA VOZ ASSUSTADORA, A CUCA RAPTA AS CRIANÇAS DESOBEDIENTES. REZA A LENDA QUE A BRUXA CUCA DORME UMA VEZ A CADA SETE ANOS. POR ISSO, OS PAIS TENTAM CONVENCER AS CRIANÇAS A DORMIREM NAS HORAS CORRETAS POIS, DO CONTRÁRIO, SERÃO LEVADAS PELA CUCA.
BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS - A BRINCADEIRA FOLCLÓRICA MAIS POPULAR NO BRASIL É SOLTAR PIPA . FEITAS DE VARETAS DE BAMBU E PAPEL DE SEDA COLORIDA, AS PIPAS PODEM SER DIRECIONADAS PARA FAZER MANOBRAS ACROBÁTICAS NO CÉU. OUTRO DIVERTIMENTO É O ESTILINGUE . FEITOS DE GALHOS EM FORQUILHA E TIRAS DE BORRACHA QUE DISPARAM PEDRAS, OU QUALQUER OBJETO PEQUENO COMO GRÃOS. NO PEGA-PEGA , A PESSOA QUE FOR TOCADA PASSA A CORRER ATRÁS DOS OUTROS JOGADORES. O E SCONDE-ESCONDE É SIMILAR, MAS O OBJETIVO É SE ESCONDER E NÃO SER ENCONTRADO PELA CRIANÇA QUE ESTÁ PROCURANDO. OUTRO BRINQUEDO POPULAR SÃO AS BOLAS DE GUDE . COLORIDAS E FEITAS DE VIDRO, ELAS SÃO ROLADAS NORMALMENTE EM CHÃO DE TERRA PARA ATINGIR A BOLINHA DO CONCORRENTE. HÁ TAMBÉM O PIÃO , BRINQUEDO DE MADEIRA QUE É RODADO NO CHÃO POR MEIO DE UM BARBANTE ENROLADO EM SUA BASE E DEPOIS PUXADO.
MÚSICAS FOLCLÓRICAS - AS MÚSICAS FOLCLÓRICAS SÃO CANÇÕES POPULARES. ELAS NÃO POSSUEM AUTORIA DEFINIDA E APRESENTAM TEMÁTICAS DE AMOR E QUASE SEMPRE SÃO ACOMPANHADAS POR UMA VIOLA CAIPIRA OU VIOLÃO. NOTE QUE SÃO COMUNS NO INTERIOR DO PAÍS, DE ONDE SE ORIGINAM. AS PRINCIPAIS DESTAS MANIFESTAÇÕES SÃO AS CANTIGAS DE RODA E AS CANÇÕES DE NINAR. DANÇAS FOLCLÓRICAS NACIONAIS AS DANÇAS FOLCLÓRICAS NACIONAIS SÃO EXPRESSÕES POPULARES DE UM DETERMINADO POVO. NO BRASIL, SÃO DANÇAS QUE NASCERAM AQUI, INFLUENCIADAS PRINCIPALMENTE PELOS AFRICANOS, INDÍGENAS E EUROPEUS.