ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DA CRIANÇA. PROFESSORA ESP. ELIANE VIEIRA
PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DA CRIANÇA. Nas primeiras décadas do século XX os programas nacionais eram direcionados preferencialmente a grupos de risco e mais vulneráveis, gestantes e crianças. As primeiras iniciativas, mais sistematizadas, de programas direcionados à criança ocorreram no final dos anos 60 quando foi criado o Programa de Saúde Materno-Infantil (PSMI). O PSMI, tipicamente direcionado ao cuidado de grupo populacional vulnerável, coexistia com outros programas destinados ao controle de patologias.
PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DA CRIANÇA. A partir dos anos 70, iniciaram-se discussões sobre a universalização, incentivadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A elevada morbidade e mortalidade de crianças por doenças imunopreveníveis e a disponibilidade de tecnologias custo-efetivas foi determinante.
PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DA CRIANÇA. O reconhecimento de que a criança é prioridade e que ela se constitui no grupo mais vulnerável da humanidade dá suporte à importância da atenção integral à sua saúde, pelos impactos potenciais no presente e no futuro. Atenção integral é exigente e pressupõe vínculos muito bem estabelecidos entre a criança, o cuidador/família e o profissional responsável.
MARCOS LEGAIS Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Marco Legal da Primeira Infância - Lei 13.257 de 8 de março de 2016 Inovações.
MARCOS LEGAIS Paternidade : Ampliação da licença paternidade ( empresa cidadã ); Inclusão de nome do pai gratuita na certidão de nascimento ; Faltas abonadas para pré -natal e puericultura; Parto: Direito ao parto natural cuidadoso ; direito ao acompanhante de preferência .
MARCOS LEGAIS Aleitamento materno e alimentação saudável : Banco de Leite Humano em todas as UTIs neonatais ; proteção contra pressão consumista e exposição precoce à comunicação mercadológica ; orientação aleitamento em equipamentos de saúde Brincar : prioridade para políticas públicas com criação de espaços lúdicos
CUIDAR DA SAÚDE DA CRIANÇA É...
CUIDAR DA SAÚDE DA CRIANÇA É... Identificar todos os serviços de saúde, socioassistênciais , culturais, educacionais, comunitários, protetivos, estabelecendo fluxos, protocolos integrados visando fortalecer uma rede integrada de proteção e cuidado as crianças.
AVANÇOS NAS AÇÕES DE SAÚDE. Redução da mortalidade na infância ( até 5 anos ) em 77% em 22 anos ; Redução da mortalidade infantil ( < que 1 ano ) em 45% em 10 anos ; Redução da mortalidade neonatal (27 dias ) em 31% em 10 anos ;
AVANÇOS NAS AÇÕES DE SAÚDE
Atenção à criança no contexto da APS Brasileira
REFÊRNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (Brasil). Serviços de atenção materna e neonatal: segurança e qualidade. Brasília, 2014. 103 p. (Tecnologia em serviços de saúde). ALMEIDA, P. V. B. Apresentação. In: PENELLO, L. M.; LUGARINHO, L. P. (Org.). Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis: a contribuição da estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis à construção de uma política de Atenção Integral à Saúde da Criança. Rio de Janeiro: Instituto Fernandes Figueira, 2013. p. 1-4.