Slide introdução ao romantismo

8,841 views 16 slides Mar 14, 2014
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

Características, contexto histórico, atividade.


Slide Content

Romantismo características gerais Professora Elaine Chiullo

ROMANTISMO Tudo indica que o primeiro best-seller foi o livro chamado “ Os sofrimentos do jovem Werther ”. O romance  é escrito em primeira pessoa e com poucas personagens. Na época ocorreu, na Europa, uma onda de suicídios, de tão profundo que Goethe fora em suas palavras.

ROMANTISMO O Romantismo está relacionado a dois acontecimentos que mudaram a face da Europa : Revolução Industrial Revolução Francesa

As Revoluções Industrial e Francesa. A vida social estava dividida entre a burguesia industrial e o surgimento da classe operária, os proletariados.

A burguesia ganhava poder e o capitalismo se desenvolvia cada vez mais, enquanto os impérios feudais e a aristocracia que dependia deles encontrava-se em situação de calamidade. Era o fim do absolutismo na Europa (causado pelos dois movimentos revolucionários citados anteriormente) e o início da industrialização (que se espalhou por toda Europa).

ROMANTISMO Aristocracia Burguesia Política Econômica Social

ROMANTISMO EM PORTUGAL

O início da fase romântica na literatura portuguesa ocorreu com a publicação do poema narrativo “Camões”, do autor Almeida Garret, em 1825. Neste poema é expressado uma espécie de biografia sentimental de Luís Vaz de Camões.

 Primeira geração romântica portuguesa   - Sobrevivência de características neoclássicas.   - Nacionalismo  - Historicismo , medievalismo Gerações Românticas I

Gerações Românticas I Terceira geração romântica portuguesa - Diluição das características românticas.  - Pré-realismo  Segunda geração romântica portuguesa   -Mal do século  - Excessos do subjetivismo e do emocionalismo românticos.  - Irracionalismo  - Escapismo, fantasia  - Pessimismo 

Almeida Garrett: um dos mais importantes representantes do Romantismo português. ALMEIDA GARRET Nasceu na cidade do Porto (Portugal) em 1799 e morreu em 1854, na cidade de Lisboa. Seus romances possuíam um forte caráter dramático. Participou também da política, escrevendo sobre este tema. Produziu textos históricos, críticos e diplomáticos.

ALEXANDRE HERCULANO Alexandre Herculano - Nasceu na cidade de Lisboa em 1810 e morreu em 1877, na cidade de Val-de-lobos . . Homem de lúcida visão crítica e participante ativo das lutas políticas de seu tempo , destaca-se principalmente como historiador , tendo escrito História de Portugal e da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal . Herculano foi o responsável pela introdução e pelo desenvolvimento da narrativa histórica em Portugal.

Camilo Castelo Branco Consagrado como o melhor representante do Ultra-Romantismo. Camilo Castelo Branco nasceu na cidade de Lisboa em 1825 e morreu em 1890 na cidade de São Miguel de Seide. Teve uma vida que pode ser confundida com uma de suas próprias novelas, ou seja, uma vida dramática e tão cheia de atribulações que chega a espelhar as histórias que escreveu. 

As características gerais do romantismo são:   • Liberdade de criação e de expressão • Nacionalismo • Historicismo • Medievalismo • Tradições populares • Individualismo, egocentrismo • Pessimismo • Escapismo • Crítica social Procure identificar as características românticas aparentes na letra da música e no desenho exibido no vídeo. 

Pesquise as palavras que caracterizam o Romantismo e dê exemplo relacionado o seu significado . Exemplo: Nacionalismo: O nacionalismo romântico (também conhecido como nacionalismo da identidade ou orgânico) é um tipo de nacionalismo que tem como base a noção de que o seu povo é único e criativo, e expressa a sua cultura através de várias áreas como a língua, religião, costumes, etc. No caso do nacionalismo romântico, o poder do Estado e as suas políticas são legitimadas graças à unidade do povo que está sob a sua governação . Canção do exílio Gonçalves Dias Minha terra tem palmeiras,  Onde canta o Sabiá;  As aves, que aqui gorjeiam,  Não gorjeiam como lá . Nosso céu tem mais estrelas,  Nossas várzeas têm mais flores,  Nossos bosques têm mais vida,  Nossa vida mais amores.