Verbos são palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e fenômenos meteorológicos, sempre em relação a determinado tempo. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo e voz.
Locução verbal AS PESSOAS ESTÃO PASSEANDO NO PARQUE As locuções verbais são uma sequência de dois ou mais verbos que, juntos, exercem a função morfológica de um só verbo. Elas são formadas por um ou mais verbos auxiliares e um verbo principal. Estão = estar (presente do indicativo) Passeando = passear (gerúndio)
Formas nominais do verbo INFINITIVO: exprime a ação verbal propriamente dita; LER É UM PRAZ ER . GERÚNDIO: transmite a ideia de que a ação verbal está em curso; DE FRENTE PARA A LAREIRA, VIA O FOGO ESTAL ANDO . PARTÍCIPIO: transmite a ideia de que o processo da ação verbal chegou ao fim. DIAGNOSTIC ADA A DOENÇA, O TRATAMENTO FOI DIRECION ADO .
ATRÁS DO ESPESSO VÉU Marina Colasanti Disse adeus aos pais e, montada no camelo, partiu com a longa caravana na qual seguiam seus bens e as grandes arcas do dote. Atravessaram desertos, atravessaram montanhas, Chegando afinal à terra do futuro do futuro esposo, eis que ele saiu de casa e veio andado ao seu encontro. “Este é aquele com quem viverás para sempre”, disse o chefe da caravana à mulher. Então ela pegou a ponta do espesso véu que trazia enrolado na cabeça, e com ele cobriu o rosto, sem que nem se vissem os olhos. Assim permaneceria dali em diante. Para que jamais soubesse o que havia escolhido, aquele que a escolhera sem conhecê-la.
Flexões do verbo NÚMERO: singular e plural; PESSOA: 1ª - quem fala (EU/NÓS), 2ª - com quem se fala (TU/VÓS) E 3ª - de quem ou de que se fala (ELA- ELE/ ELAS- ELES); MODO: indicativo, subjuntivo e imperativo; TEMPO: presente, pretérito (perfeito, imperfeito e mais-que-perfeito) e futuro (do presente e do pretérito);
Modos verbais INDICATIVO: é o modo da certeza e expressa algo que com certeza aconteceu, acontece ou acontecerá; EU LEIO TODOS OS DIAS. SUBJUNTIVO: é o modo da dúvida e da incerteza; MEUS PAIS QUEREM QUE EU LEIA TODOS OS DIAS. IMPERATIVO: é o modo da persuasão, da ordem, do pedido, do conselho e do convite. LEIA TODOS OS DIAS.
TEMPOS VERBAIS
PRESENTE: expressa uma ação que está ocorrendo no momento em que se fala ou uma ação que se repete ou perdura;
PRETÉRITO PERFEITO: representa uma ação ou um fato concluído no passado; “A PORTA SE ABRIU E ALI ESTAVA ELA, A BRUXA,”; “, ENFIEI O PÉ NUM BURACO E CAÍ.” PRETÉRITO IMPERFEITO: representa um fato ou uma ação habitual ou que acontecia com frequência no passado; pode também indicar uma ação que era contínua do passado. “QUANDO EU ERA GAROTO...”; “ACREDITAVA EM BRUXAS...” PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO: indica um fato que ocorreu no passado antes de outro fato também no passado. “A QUEM PERTENCERA ESSE ANIMAL NÓS NÃO SABÍAMOS”. “ELA DEIXARA ABERTA A JANELA DA FRENTE”
FUTURO DO PRESENTE: expressa a ideia de uma ação que ocorrerá num tempo futuro em relação ao tempo atual; EU IREI À PRAIA AMANHÃ. FUTURO DO PRETÉRITO: expressa a ideia de uma ação que ocorreria desde que certa condição tivesse sido atendida. EU IRIA À PRAIA SE ESTIVESSE DE FÉRIAS.
Verbos irregulares
Qual o é o verbo? INSTRUÇÕES: 1- A professora sorteará um verbo e dirá para o aluno; 2- O aluno deverá inseri-lo numa frase trocando o verbo sorteado por TIBITAR. 3- Os outros alunos deverão deduzir o verbo sorteado. 4- Preencha a tabela de acordo com o que está sendo solicitado.