SLIDE TTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOROSINES.pptx

JuliaNeves32 4 views 8 slides Sep 12, 2025
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

APRESENTAÇÃO DE TCC


Slide Content

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL Aluna: Rosines de Jesus Rosa Orientadora: Júlia Aparecida Neves FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIA E LETRAS DE BOA ESPERANÇA – FAFIBE Licenciatura em Pedagogia Boa Esperança/MG - 2024

INTRODUÇÃO: TEMA : Ludicidade na Educação Infantil DELIMITAÇÃO: A ludicidade na educação infantil é um tema que tem ganhado cada vez mais relevância no contexto educacional. Através do brincar, a criança desenvolve diversas habilidades cognitivas, físicas, sociais e emocionais de forma prazerosa e significativa. Ao proporcionar um ambiente lúdico na educação infantil, os educadores conseguem despertar o interesse e a curiosidade das crianças, incentivando-as a explorar, descobrir e construir conhecimento de maneira ativa e autônoma.

PROBLEMA Como as atividades lúdicas podem influenciar o desenvolvimento cognitivo e social de crianças na educação infantil ?

OBJETIVOS: Analisar os benefícios das atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo e social de crianças na educação infantil . Analisar a relação entre ludicidade, aprendizagem efetiva e desenvolvimento infantil. Identificar as vantagens de trabalhar com práticas lúdicas para a aprendizagem infantil. Investigar se o trabalho com brincadeiras, jogos e músicas são realmente eficientes para a aprendizagem dos alunos.

JUSTIFICATIVA: A ludicidade na Educação Infantil é um tema de grande relevância devido aos benefícios que proporciona ao desenvolvimento integral das crianças. Ao inserir atividades lúdicas no ambiente educacional, é possível estimular não apenas o aspecto cognitivo, mas também o emocional, social, motor e linguístico dos alunos. Além disso, o lúdico contribui para tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso, motivador e significativo, favorecendo a construção do conhecimento de forma mais efetiva.

METODOLOGIA: A metodologia utilizada nesta pesquisa será o método hipotético-dedutivo, pois através dele é possível comprovar ou não as hipóteses levantadas acerca da problemática. Ainda, como suportes serão usados os métodos históricos e bibliográficos. Primeiramente, será elaborado um projeto de pesquisa que constará todas as informações indispensáveis para a construção do artigo. Depois, é importante fazer uma filtragem e seleção de materiais, tais como artigos, livros, teorias, etc. para embasamento teórico acerca da temática. Por fim, no segundo semestre, será redigida o artigo, com a divisão e estrutura dos capítulos que são pertinentes ao tema.

CRONOGRAMA: Localização e Identificação das Fontes de Pesquisa: AGOSTO Levantamento Bibliográfico: AGOSTO, SETEMBRO E OUTUBRO. Redação e formatação do artigo: AGOSTO, SETEMBRO E OUTUBRO. Entrega do 1º capítulo: SETEMBRO Entrega do 2º capítulo: SETEMBRO Entrega dos 3º e 4º capítulos: OUTUBRO Introdução, conclusão e revisão final: OUTUBRO Entrega final e apresentação do artigo: NOVEMBRO

REFERÊNCIAS: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEF, 2017. KISHIMOTO, T. M. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998. OLIVEIRA, V. B. de. Ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. PIAGET, J. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970. VYGOTSKY , L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Tags