slidealeitamentomaterno-130812164310-phpapp01.pptx

luis820202213 6 views 18 slides Sep 24, 2025
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

aleitamento materno - palestra para psf


Slide Content

ALEITAMENTO MATERNO PSF 8

Recomendações do Ministério da Saúde Aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Não deve dar nenhum outro alimento complementar chás, sopinhas, ou bebidas. A partir dos 6 meses de idade introduzir alimentos gradativamente (sopas, frutas, legumes, etc.) e manter o aleitamento materno. As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até os 2 anos de idade.

Vantagens do Aleitamento Materno para o Bebê Alto valor de proteínas, vitaminas, gorduras, carboidratos, anticorpos (proteção de doenças infecciosas), etc. Sempre pronto, a qualquer hora e momento. Na temperatura ideal ! Limpinho e fresquinho. Proteção contra alergias e doenças infecciosas. Vínculo afetivo mãe e filho(a). Menor risco de doenças respiratórias, infecções urinárias, ou diarréias .

Vantagens do Aleitamento Materno para o Bebê Evita p roblemas que podem levar a internações e até a morte. No futuro menos chances de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Estudos mostram que crianças amamentadas são mais inteligentes !! Vantagens para a família, evitando gastos com mamadeiras, bicos , etc.

Vantagens do Aleitamento Materno para a Mãe Reduz o peso mais rapidamente após o parto. Ajuda o útero a voltar a seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e anemias após o parto. Reduz o risco de diabetes, de Câncer de mama e do colo do útero. O aleitamento materno exclusivo pode ser utilizado como método contraceptivo.

A partir dos 6 meses é hora de introduzir outros alimentos !!!

Ações que podem inibir a produção do Leite Estresse, fadiga(cansaço), medo, ansiedade, má alimentação, baixa auto estima... ... Inibe a produção da ocitocina (hormônio que libera o leite do peito)  O bebê suga, mas o leite não é liberado . “O LEITE SÓ É PRODUZIDO QUANDO O BEBÊ É ESTIMULADO A SUGAR !!!”

Técnicas de Amamentação Lavar as mãos antes de amamentar; Não passar sabonetes, gel, álcool , e outros produtos nas mamas; “Pega correta” O Bebê deve abocanhar toda a auréola, e não só o “bico do seio”, evitando assim o risco de Mastites.

Problemas da Amamentação Ingurgitamento mamário: (Leite “empedrado”): * Tratamento: massagem e ordenha Fissuras mamilares : (rachaduras) Tratamento: o próprio Leite Materno e exposição ao sol. Mastite: * Tratamento:Compressas mornas

Mitos que prejudicam a Amamentação “Dar de mamar faz os peitos caírem” “Meu leite é fraco e o bebê chora com fome.” “Só meu leite não sustenta o bebê” “Criança que nasceu antes do tempo ou muito pequena não pode mamar.” “Mãe que trabalha fora não pode amamentar” “Não tenho leite !”

Observações gerais: O leite materno já deve ser oferecido logo após o parto, na primeira hora de vida ! !!

Observações gerais Amamentar o bebê até que ele se sacie, ou seja fique satisfeito(Livre demanda); Primeiro oferece uma mama , e quando esvaziar oferece a outra. O melhor para a alimentação da mãe Para estimular a produção de leite, é a Grande ingestão de líquidos (água, sucos Naturais, etc.) Evitar ingestão e refrigerantes, e bebidas com cafeína.

UM TESTEMUNHO PESSOAL... Rodriguinho ao nascer... 2,9 kg

Aos 4 meses 9,4Kg
Tags