SLIDES - PROPRIEDADES ELÉTRICAS DOS TECIDOS HUMANOS.pptx
albrioambrosio
13 views
12 slides
Sep 01, 2025
Slide 1 of 12
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
About This Presentation
Slides abordam as propriedades elétricas dos tecidos humanos
Size: 2.24 MB
Language: pt
Added: Sep 01, 2025
Slides: 12 pages
Slide Content
ELETROTERAPIA PROPRIEDADES ELÉTRICAS DOS TECIDOS HUMANOS Profº Dr . Albério Ambrósio Cavalcante
ENERGIA ELÉTRICA (E SUAS CONVERSÕES) Uma característica interessante da energia elétrica é que ela é invisível, inodora e não faz barulho, não em sua forma natural. A energia elétrica só pode ser percebida quando ela se manifesta no momentos de sua transformação para luz, som, calor ou movimento, e por esse mesmo motivo ela se torna extremamente perigosa, pois se uma quantidade de energia elétrica percorre nosso organismo ela pode ser letal ou causar grandes estragos ao nosso corpo.
ENERGIA ELÉTRICA (E SUAS CONVERSÕES) Toda a parte sensorial do nosso corpo bem como os movimentos musculares são acionados através de estímulos elétricos. No caso do nosso corpo essa energia elétrica não é gerada por uma usina hidroelétrica mas sim através de processos químicos de nosso corpo, uma parte de toda essa comida que comemos diariamente e convertida em eletricidade neste processo.
POR QUE SEU CORPO É CONDUTOR ELÉTRICO? ÁGUA
POR QUE SEU CORPO É CONDUTOR ELÉTRICO? ÍONS
EFEITOS DA ELETRICIDADE NO CORPO, SEGUNDO INTENSIDADE ZONA DE PERIGO
ELETROESTIMULAÇÃO NEUROMUSCULAR FATORES QUE INFLUENCIAM A DESPOLARIZAÇÃO: PELE E ANEXOS: AUMENTA A RESISTÊNCIA À PASSAGEM DO ESTÍMULO ELÉTRICO; CONDUTIVIDADE DOS TECIDOS RELACIONADA À H2O E ÍONS Ex : músculo melhor condutor x tecido adiposo 3) ORIENTAÇÃO DAS FIBRAS EM RELAÇÃO À PASSAGEM DA CORRENTE Ex : condução 4x melhor no sentido longitudinal do que no transversal.
IMPEDÂNCIA TECIDUAL Impedância elétrica ou simplesmente impedância é a medida da capacidade de um circuito de resistir ao fluxo de uma determinada corrente elétrica quando se aplica uma certa tensão elétrica em seus terminais. BLOQUEIO BIOLÓGICO NATURAL (PELOS, PELE, TRANSPIRAÇÃO, TEC. ADIPOSO, FÁSCIAS, H2O , ÍONS, ESTADO NUTRICIONAL...)
ACOMODAÇÃO FENÔMENO DE ADAPTAÇÃO, “COSTUME”, OU REDUÇÃO DE ATIVAÇÃO DE SENSIBILIDADE DO SNC , QUANDO UMA CORRENTE ELÉTRICA É POUCO OU NÃO VARIÁVEL (CORRENTES ELÉTRICAS CONSTANTES).
REOBASE E CRONAXIA REOBASE : M ínimo de estímulo (INTENSIDADE DE CORRENTE) dado para desencadear uma contração muscular. CRONAXIA : Tempo mínimo necessário para uma corrente elétrica.
FREQUÊNCIA É A QUANTIDADE DE VEZES, EM QUE UMA CORRENTE ELÉTRICA É CAPAZ DE ESTIMULAR O TECIDO HUMANO, OU QUANTAS VEZES INCIDE SUA ENERGIA NO TECIDO. Ela corresponde ao número de oscilações, ondas ou ciclos por segundo que ocorre na corrente elétrica.
INTENSIDADE DE CORRENTE CAPACIDADE DA CORRENTE ELÉTRICA DE MOBILIZAR ÍONS.