Apresentação da Tendência Pedagógica Renovada Progressivista
Size: 13.35 MB
Language: pt
Added: Sep 23, 2020
Slides: 26 pages
Slide Content
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia da Aprendizagem Aplicada à Área Escolar Prof a . Ângela Dantas Alunas: Ana Mara Oliveira de Souza Ane Mariel de Oliveira e Silva Bianca Monteiro Medeiros Jennifer Lorena Riveros Lima Mascarenhas Luisa Di Campos
Tendência Liberal Renovada Progressivista Escola nova
Tendência Liberal Renovada Progressivista A Tendência Liberal Renovada Progressivista é para as escolas que pretendem dar voz ao aluno, que querem se tornar um verdadeiro laboratório de ensino e, consequentemente, de aprendizagem. A Escola Progressivista dá espaço ao fazer, ao experimentar. O Professor Progressivista é aquele que visa à facilitação da aprendizagem do aluno, tornando-o autônomo e livre para aprender e alimentar a sua estrutura cognitiva. O Aluno Progressivista é aquele que se sente livre para falar, agir e transformar .
Tendência Liberal Renovada Progressivista A TLRP surgiu no Brasil por volta da década de 1930 mas, até hoje ela se encontra em diversas escolas que trabalham nessa linha de pensamento. Os princípios apresentados pela pedagogia progressivista confrontam diretamente com a pedagogia liberal tradicional. Se antes o professor era o núcleo do processo de ensino-aprendizagem, a peça mais importante de todo esse processo, na TLRP esses papéis foram ofertados ao aluno. Objetivo principal : preparar os alunos para exercerem o seu devido papel na sociedade, ou seja, a educação facilita o entendimento do que é a convivência social e as regras necessárias para essa convivência.
Formatos da educação Tendência Tradicional Tendência Renovada Progressivista
Papel da escola Adequar as necessidades individuais ao meio social, retratando o máximo possível a vida. Integrar experiências sociais e interesses do aluno Promover integração entre experiências que permitam o aluno educar-se, suas estruturas cognitivas e ambientais.
Conteúdos de Ensino São aqueles gerados a partir de experiências do sujeito, da vivência e convivência social, das pesquisas. Valorização dos processos mentais e habilidades cognitivas Os progressivistas defendem a i deia principal: “aprender a aprender”. O mais importante é aquisição do saber, do que o saber propriamente dito. “Aprender a aprender”.
Método de Ensino Baseado no a prender fazendo - “Mão na massa ”. Metodologia ativa: Experimentação, pesquisa, estudo do meio natural e social, trabalhos em grupos. As atividades são adequadas a natureza do aluno e a etapa de seu desenvolvimento. Estimular o interesse, o desafio e a reflexão.
Método de E nsino Passos básicos Situação de experiência – interesse; Problema desafiante – reflexão; Dispor de informações e instruções para pesquisar soluções; Soluções provisórias – ajuda do professor; Soluções à prova – utilidade para a vida.
Relacionamento Professor-aluno É marcada pela horizontalidade; O aluno é protagonista, tem autonomia no seu processo de ensino aprendizagem: P rofessor apenas como auxiliar/facilitador; A disciplina nasce da tomada de consciência dos limites da vida grupal, respeito ao espaço e o direito do outro.
Pressupostos da Aprendizagem A motivação depende da estimulação, disposições internas e interesses do aluno. A aprendizagem é vista como uma atividade de descoberta – autoaprendizagem. O ambiente age apenas como estímulo. O aluno internaliza o aprendizado pela descoberta pessoal, incorporando-o as novas estruturas cognitivas para serem empregados em situações futuras. A avaliação é fluida – os esforços e os êxitos são reconhecidos pelo professor.
Manifestações na prática escolar Os princípios da pedagogia progressivista vêm sendo difundidos em larga escala nos cursos de licenciatura. Porém, na pratica sua aplicação é reduzidíssima por condições objetivas e por seu choque com a prática tradicional. Alguns métodos são adotados em escolas particulares – Método Monterossi, métodos dos centros de interesse de Decloly, o método de projetos de Dewey, ensino baseado na psicologia genética de Piaget Outras escolas que pertencem à tendência progressivista: Escolas denominadas “experimentais”, “escolas comunitárias”, “escola secundária moderna”(década de 60) Lauro de Oliveira.
Principais Autores/Pensadores
John Dewey O pensador que pôs a prática em foco
John Dewey Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento físico, emocional e intelectual . O princípio é que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas. " O aprendizado se dá quando compartilhamos experiências, e isso só é possível num ambiente democrático, onde não haja barreiras ao intercâmbio de pensamento".
Ovide Decroly O primeiro a tratar o saber de forma única Decroly foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender . Método global de alfabetização e dos centros de interesse. O princípio de globalização de Decroly se baseia na ideia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo, que posteriormente pode se organizar em partes, ou seja, que vai do caos à ordem. O modo mais adequado de aprender a ler, portanto, teria seu início nas atividades de associação de significados, de discursos completos, e não do conhecimento isolado de sílabas e letras.
Anísio Teixeira O inventor da escola pública no Brasil
Anísio Teixeira Foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos. A responsabilidades da escola: educar em vez de instruir; formar homens livres em vez de homens dóceis; preparar para um futuro incerto em vez de transmitir um passado claro; e ensinar a viver com mais inteligência, mais tolerância e mais felicidade. Só aprendemos quando assimilamos uma coisa de tal jeito que, chegado o momento oportuno, sabemos agir de acordo com o aprendido.
Maria Montessori O potencial de aprender está em cada um de nós
Maria Montessori Foi pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à autoeducação do aluno, do que ao papel do professor como fonte de conhecimento .“ Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições “ D efendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. O objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma "educação para a vida".
Jean Piaget O biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio
Jean Piaget "A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança ", As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos . Educar, para Piaget, é "provocar a atividade“, isto é, estimular a procura do conhecimento. "O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar“.
“Anne with an E” A professora é rejeitada pelos pais por sua metodologia