Sociedade de ordens

mariafimgomes 39,038 views 33 slides Mar 12, 2012
Slide 1
Slide 1 of 33
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33

About This Presentation

A sociedade do Antigo Regime


Slide Content

A Sociedade de Ordens Antigo Regime

Como se caracterizava a sociedade de ordens do Antigo Regime?

A Sociedade Estratificada do Antigo Regime Na sociedade do Antigo Regime, o mais visível é a divisão em estados ou ordens: clero, nobreza, braço popular. É uma divisão jurídica, por um lado, e é, por outro, uma divisão de valores comportamentos. As pessoas estão distribuídas por categorias, que se distinguem pelo nome, pela forma de tratamento, pelo traje e pelas penas a que estão sujeitas. Vitorino Magalhães Godinho, A Estrutura da Antiga Sociedade Portuguesa.

Riqueza e Miséria Honra e glória ao nosso rei Cujo poder lhe vem de Deus. Que esplendor tem a sua Corte! Todos se reconhecem súbditos seus. A nobreza ostenta riqueza Através do vestir e do estar, Cobrando impostos, aumenta a pobreza Da gente do povo que lhes tem de pagar. Trabalhar, trabalhar, sem parar Para os senhores sustentar. É a sina dos homens e das mulheres do povo Que, nada tendo de seu, Muito têm de entregar. O baixo clero dificuldades sente Enquanto veneráveis bispos e abades Vivem opulenta e faustosamente. Era assim que, nos séculos XVII e XVIII, Uns viviam pobres, outros ricamente. Natércia Crisanto

Retrato de luís XIV e família, da autoria de Nicolas de Largillière

Charles Le Brun, le Chancelier Séguier Le Chancelier Séguier  (1655), par Charles Le Brun. Peinture à l'huile. (Musée du Louvre, Paris.) Deutsch:   Der Bauernwagen (Die Karre, Rückkehr von der Heuernte) Louis Le Nain (1593–1648)

Família de Camponeses, Louis Le Nain. A Era do Barroco, 1641 O Retorno em Carroça de Haymaking Povo (elementos da burguesia)

Abraham Bloemaert Paisagem com Camponeses a Descansar 1650; Staatliche Museen, Berlim

A Forja , Louis Le Nain, 1640, Louvre

Marinus van Reymerswaele   The Tax Collectors Date:  1540s

W. Hogarth (1745)  Matrimónio da moda - W. Hougarth quer mostrar com esta imagem que facilmente um burguês conseguia ter cargos nobres e que um nobre conseguia ter dinheiro, pois os nobres casavam os seus filhos com filhas de burgueses que traziam um dote em troca de cargos elevados.

Luís XIV

Lagniet-Guérard (1657)  Camponês pagando impostos a um nobre - A maior parte da populaçao dos campos vivia e trabalhava em terras arrendadas à nobreza, pagando elevadas rendas. No canto inferior esquerdo pode ler-se:  "O nobre é a aranha, o camponês é a mosca."

Com esta imagem pode-se verificar que o povo "carregava" o clero e a nobreza, pois era a única classe que pagava impostos e que por consequência "pagava" os luxos das outras classes.

Como se organizava a sociedade de ordens no antigo regime?

ALTO CLERO BAIXO CLERO ALTA NOBREZA PEQUENA E MÉDIA NOBREZA BURGUESES TERCEIRO ESTADO SOCIEDADE ESTRATIFICADA E HIERARQUIZADA

ALTO CLERO BAIXO CLERO ALTA NOBREZA PEQUENA E MÉDIA NOBREZA BURGUESES TERCEIRO ESTADO SOCIEDADE ESTRATIFICADA E HIERARQUIZADA

SÍNTESE A SOCIEDADE DE ORDENS - composição CLERO TERCEIRO ESTADO NOBREZA

SÍNTESE A SOCIEDADE DE ORDENS - composição CLERO Secular e Regular Alto e baixo Clero TERCEIRO ESTADO Diversidade de grupos sociais (burguesia, artesãos, camponeses, criados, etc. Variedade de actividades e de poder económico. NOBREZA De Corte Senhorial

SÍNTESE A SOCIEDADE DE ORDENS - Direitos/ deveres CLERO e Nobreza - Direitos: TERCEIRO ESTADO

SÍNTESE A SOCIEDADE DE ORDENS - Direitos/ deveres CLERO e Nobreza - Direitos: Vastas propriedades, importantes cargos, isenção de impostos Justiça própria; uso de títulos, recebimento de pensões da coroa e rendas. - Organizar o Culto; Defender o país; auxiliar o rei na governação TERCEIRO ESTADO Os burgueses podiam ascender a nobres por mérito ou casamento. Tinham que pagar impostos. Trabalhar na agricultura; nas manufaturas , no comércio e nos serviços.

SÍNTESE A SOCIEDADE DE ORDENS CLERO E NOBREZA TERCEIRO ESTADO

SÍNTESE A SOCIEDADE DE ORDENS CLERO E NOBREZA Vastas propriedades, importantes cargos, isenção de impostos Justiça própria (clero), uso de títulos, recebimento de pensões da coroa. TERCEIRO ESTADO Diversidade de grupos sociais (burguesia, artesãos, camponeses, criados, etc. Variedade de actividades e de poder económico.

CARACTERÍSTICAS:

CARACTERÍSTICAS: Sociedade hierarquizada e estratificada Distinta importância e riqueza dentro de cada ordem ou Estado social Ordens sociais muito fechadas (reduzida mobilidade social.