Sociedade dos poetas mortos (Análise)

gobbis 2,766 views 9 slides Jun 14, 2017
Slide 1
Slide 1 of 9
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9

About This Presentation

Uma análise pedagógica do filme dentro da realidade da escola Inglesa e Americana, Época Vitoriana e a nova era Narcisista, Tendências pedagógicas


Slide Content

Universidade Cruzeiro do Sul Curso: PEDAGOGIA – 2ºA Trabalho: Práticas Pedagógicas Filme: Sociedade dos Poetas Mortos Maristela da Silva Santos Ronaldo Gobbis Dolival Trabalho para avaliação da cadeira de: Organização do Trabalho Docente curso de Pedagogia da Universidade Cruzeiro do Sul Campus São Miguel sobre supervisão da Professora Mestre Dorotéa Brasil Valdez SÃO PAULO 2017

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOCIEDADE DOS POETAS MOrTOS FILME: Sociedade dos Poetas Mortos FICHA TÉCNICA GÊNERO:  Drama DIREÇÃO:  Peter Weir ORIGEM:   EUA 1989 ELENCO:   Allelon Ruggiero, Carla Belver , Dylan Kussman ,  Ethan Hawke, Gale Hansen, James Waterson , Josh Charles, Kurtwood Smith, Norman Lloyd, Robert Sean Leonard, Robin Williams PRODUÇÃO:  Paul Junger Witt, Steven Haft , Tony Thomas TRILHA SONORA:  Maurice Jarre DURAÇÃO:  128 min.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOCIEDADE DOS POETAS MOrTOS SINOPSE: Sociedade dos Poetas Mortos Quando o carismático professor de inglês John Keating chega para lecionar num rígido colégio para rapazes, seus métodos de ensino pouco convencionais transforma a rotina do currículo tradicional e arcaico. Com humor e sabedoria, Keating inspira seus alunos a seguirem os próprios sonhos e a viverem vidas extraordinárias.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOCIEDADE DOS POETAS MOrTOS RESUMO Escola-internato para alunos do sexo masculino com educação rígida , tradicional baseada nos princípios de Tradição, honra, disciplina e excelência. De estilo pedagógico cientifico, valorizando a medicina, direito e engenharia, sem importância às demais, à literatura e a arte dramática. A imagem feminina é prevalecida pela razão masculina. O sexo feminino é tratado como inferior ao sexo oposto. John Keating defende o ensino com base no próprio processo de vida, a educação deve se confundir com a vida, quebra dos paradigmas defendidos pelo internato; O professor utiliza espaços não convencionais e desenvolve atividades com a convivência com os alunos. Abandona o currículo padronizado de ensino e mostra aos alunos como podem pensar por si próprios . A quebra desse paradigma, por outro lado, faz emergir transtornos sociais, suicídio, demissões, institucionalização da educação , engessamento dos processos pedagógicos iniciados por Keating. Instituindo mais uma vez os princípios monásticos vigentes na época.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOCIEDADE DOS POETAS MOrTOS ANÁLISE PEDAGÓGICA Há duas possibilidades de compreender o professor na postura do filme : De estilo pedagogia liberal tradicional, professor detentor da sabedoria tidos como verdades absolutas, uma prática escolar que adota filosofia cientificista, exige atitude receptiva do aluno, exposição verbal o por modelos de matéria. Posição esta da instituição. A outra postura que confronta a pedagogia liberal tradicional presente a todo momento nos discursos e situações no filme, surge a partir do professor, visão esta de tendência progressista libertária : Personalidade pelo auto conduzir; Matérias colocadas mas não exigidas; Vivência grupal, aprendizagem entre os indivíduos; O professor é orientador e os alunos livres; Aprendizagem informal, via grupo sem repressão;

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOCIEDADE DOS POETAS MOrTOS ANÁLISE PEDAGÓGICA Professor com a tendência progressista libertária passa por Desconforto e desconserto . Deixar seus alunos em dúvida. Demovem-nos de sua passividade; Provoca-os a uma reflexão sobre a vida. F azer valer a existência, "Carpe Diem", ou seja, aproveitem suas vidas, Um professor dinâmico, flexível, humanizador, Desafiador, calmo, reflexivo, bom humor, criativo. EDUCADOR. V iver com intensidade cada dia que lhes é dado, cada experiência a qual tem acesso, p or isso, repete, "Carpe Diem".

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOCIEDADE DOS POETAS MOrTOS ANÁLISE PEDAGÓGICA Esse Desconforto e desconserto., traz pontos negativos e positivos no exercício. Respectivamente Cria rivalidade na instituição, Coloca-o como bode espiatório ; Perde a credibilidade por não expor seus métodos, Embora provoque a ação nos alunos, em contradição, antagonismo, ele se comporta de forma passiva, atitude esta que o colocou em uma situação inevitável de demissão. Em paradoxo sua pedagogia educacional o faz A citar novamente, um professor dinâmico, flexível, humanizador, desafiador, calmo, reflexivo, bom humor, criativo; Provoca os alunos a pensar, a reconhecer o próprio eu, a seguir seus objetivos, criticar a se tornarem céticos, questionadores da própria vida.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOCIEDADE DOS POETAS MOrTOS CONCLUSÃO / SEU COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO De uma forma sutil e peculiar, ao estar com o grupo consegue individualizar seu olhar tratando aluno por aluno em sua particularidade. Só é possível essa atitude por ele compreender a educação de forma empática; E promove o ensino, a aprendizagem e exercendo essa educação com AFETO. AFETO, essa é a ferramenta, esse compromisso é intransferível, imutável e transcendental. O COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO É ENSINAR COM AFETO... EROTIZAR...

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOCIEDADE DOS POETAS MOrTOS BIBLIOGRAFIA FILME: Sociedade dos Poetas Mortos GÊNERO : Drama DIREÇÃO: Peter Weir ORIGEM: EUA 1989 LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: ________ . Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. cap 1. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAehikAH/libaneo>. Acesso em 15abr2013 .