Socrates e o nascimento da filosofia

10,892 views 14 slides Feb 24, 2014
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Caderno 1 – Aula 3 Sócrates e o nascimento da Filosofia 2014 Profa. Silvia Um pouco de familiaridade com a Filosofia vai fornecer ferramentas úteis para sua vida pessoal e intelectual.

Recapitulando... A Filosofia se constitui por meio de uma passagem do mito ao logos (razão) A história da Filosofia grega pode ser dividida em quatro períodos : 1) Período pré-socrático (séc. VII a V a.C. ) 2) Período socrático ou clássico (séc. V a IV a.C. ) 3) Período alexandrino ou helenístico (final do séc. IV a séc. III a.C. ) 4) Período greco-romano (séc. III a.C. a VI d.C. )

De Tales a Sócrates, todos os grandes temas da Filosofia foram construídos pelos filósofos chamados pré-socráticos . Tinham em comum a reflexão a respeito da origem e da essência do mundo natural, em oposição às preocupações centrais da Filosofia clássica grega (representada por Sócrates, Platão e Aristóteles) e dos filósofos posteriores, mais voltados às reflexões éticas e da teoria do conhecimento.

No período clássico da Filosofia grega se constitui a base do filosofia contemporânea, a questão da verdade passou a ter um importante destaque na Filosofia. Os sofistas , mestres da persuasão e oratória, foram combatidos por seus contemporâneos. Enquanto a Filosofia lutava por um conhecimento verdadeiro, os sofistas procuravam convencer por meio da retórica.

A obra "Escola de Atenas” é uma representação complexa do conhecimento filosófico profano. Exibe filósofos pré-socráticos ao redor de Aristóteles e Platão, ilustrando a continuidade histórica do pensamento filosófico. A Escola de Atenas, pintura de Rafael na Sala da Assinatura, Palácio Vaticano, 1509.

Vamos ao Caderno 1 - Aula 3   Sócrates e o nascimento da Filosofia Objetivo da aula: Introduzir a filosofia Grega por meio das ideias de Sócrates, que afirmou a finalidade da Filosofia como sendo: uma vida examinada e o conhecimento de si .

Significado da Filosofia: amor à sabedoria (philos = amigo + Sophia = sabedoria). A Filosofia é uma forma de conhecimento racional que expõe suas bases e que se expõe à discussão pública. Finalidade do pensamento mítico: O mito se originou do medo do homem diante da Natureza, serviu para acalmar a ansiedade humana em relação aos mistérios da criação.

O que é justiça e injustiça para você? Sócrates foi injustiçado por não abrir mão de suas convicções filosóficas, depois de preso sob a acusação de corromper a juventude com suas ideias e se recusar a venerar os deuses míticos gregos, foi condenado a ingerir um veneno chamado cicuta.

Mas quem foi Sócrates? Viveu no século V a.C. em Atenas. Não possui escritos próprios, ele é o personagem principal nas obras de seu discípulo, Platão (428 – 347 a.C ). Sócrates tinha uma vida humilde, caminhava descalço pelas ruas de Atenas propondo diálogo aos cidadãos. Não cobrava por seus ensinamos e ensinava em praça pública. É considerado o “pai da Filosofia”, pois buscou atingir uma verdade a partir da prática filosófica, do diálogo com os demais cidadãos, ao contrário dos sofistas. Ele questionava “verdades” da humanidade como: amizade, beleza e a virtude, diferentemente dos pré-socráticos que apenas explicavam a natureza ou praticavam a retórica. A finalidade do filósofo seria semelhante à de uma parteira (profissão de sua mãe): dar à luz ideias.

Método Maiêutica , consistia em fazer hábeis perguntas que tinham o objetivo de descobrir a verdade, e essa verdade seria acessível a qualquer pessoa, ao filósofo cabia apenas mediar esses encontro.

Ironia Sua ironia incomodava seus interlocutores, e os “obrigava” a pensar à medida que suas crenças eram abaladas. Sócrates considerava Atenas uma “égua preguiçosa” (p.12)

Ética O princípio ético de Sócrates levava em conta que o homem é um ser racional, e, por isso, é capaz de conhecer a verdade, ele é parte da verdade, esta inclui também a natureza. Consciência ética: ao determinar sua conduta, o homem deveria, necessariamente, considerar sua relação com a verdade.

Autonomia O conhecimento traz ao homem autonomia , capacidade de determinar sua própria conduta e suas próprias regras, por isso a consciência ética para Sócrates era tão importante.

Psyche = alma. Sócrates proporcionou a identificação do homem com sua psyche, esta caracterizada como centro da racionalidade, da personalidade e da consciência ética.