SPOTI_SAEB_9º_EM_digital.portugues estudo

andrademarcianoviana 1 views 34 slides Sep 30, 2025
Slide 1
Slide 1 of 34
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34

About This Presentation

Estudar


Slide Content

SAEB CANTADO 01 03 02 INICIAR AJUDA COM AS LETRAS @ajudacomasletras

Podcast Tudo MENU MENSAGEM FINAL 02 03 01 Escolha o que deseja ouvir

Música Podcasts Item @ajudacomasletras 03 02 01 DNA DO MATO (ZÉ VAQUEIRO ) MUSIC PARTY Fumaça, buzina Não me acostumo com esse céu cinza Sou mais o cheiro do barro molhado na noite estrelada Sou mais o engarrafamento que eu tenho da boiada Quem ama a roça não troca a roça por nada Vaqueiro não nasceu pra viver na cidade A fazenda é minha prioridade Cuidar dum tantão de terra Cuidar dum tantão de gado Vaqueiro já nasce com DNA Olha, vaqueiro não nasceu pra viver na cidade A fazenda é minha prioridade Cuidar dum tantão de terra Cuidar dum tantão de gado Vaqueiro já nasce com DNA do mato

1. A música “DNA do mato” fala sobre A) a modernização do espaço rural. B) a valorização da vida no campo. C) a rotina do trabalho urbano. D) a preservação ambiental. D6

2. Na música “DNA do Mato” , pode-se dizer que o locutor é A) ambientalista. B) capitalista. D13 C) empresário. D) vaqueiro.

Música Podcasts Item @ajudacomasletras 03 02 01 OBRIGADO, DEUS (LÉO FOGUETE) MUSIC PARTY Hoje acordei pra ganhar o mundo Tô me despedindo aqui do meu sofá Viver a vida, que o tempo é curto E vou fazer ao invés de falar Vou me aproximar mais de Deus E me afastar de quem não quer somar Só tô indo atrás do que é meu Tem que acordar, os sonhos realizar E eu vou sorrir mais, eu vou amar mais Agradecer ao invés de reclamar Vou correr atrás, sei que sou capaz De ser exemplo pros meus filhos e orgulho pros meus pais Obrigado, Deus Obrigado, Deus Obrigado, Deus Obrigado, Deus

3. De acordo com a canção “Obrigado, Deus” , uma mudança de atitude assumida pelo eu lírico é A) valorizar mais as dificuldades diárias. D1 D) demonstrar mais gratidão em seu cotidiano. B) manter-se afastado de seus familiares. C) dedicar-se apenas ao descanso em casa.

4. Na canção, a construção “Só tô indo atrás do que é meu” sugere que o eu lírico pretende A) alcançar metas e realizações pessoais. D18 C) recuperar valores financeiros emprestados. B) conquistar prestígio social e reconhecimento. D) retomar vínculos afetivos do passado.

Música Podcasts Item @ajudacomasletras 03 02 01 MELZINHO (XAND AVIÃO E TALITA MEL) MUSIC PARTY Zum-zum-zum, eu tô voando E tem alguém que tá se incomodando O tuts-tuts do paredão tocando E o coração dele quase parando Olha que zum-zum-zum-zum-zum, eu tô voando E tem alguém que tá se incomodando No tuts-tuts do paredão tocando E o coração dela quase parando Vai doer, vai doer Ou pula os meus stories pra tu não sofrer E vai ver TV, vai ver TV Que lá não tá passando eu vivendo nos rolê Quem não mandou cuidar de mim? I don't cry , I don't cry Tu não tem mais esse melzin Quem não mandou cuidar de mim? I don't cry , I don't cry Tu não tem mais esse melzin

5. A partir da música “Melzinho” , depreende-se que o eu lírico A) demonstra arrependimento pelo fim da relação. D4 D) sente-se livre após o fim de uma relação. B) deseja reatar com a pessoa amada. C) prefere se afastar da vida social e do lazer.

6. Na canção, identifica-se como fato a afirmação de que D) “Zum-zum-zum, eu tô voando” D14 B) “Tu não tem mais esse melzin ”, A) “Ou pula os meus stories pra tu não sofrer” C) “Vai doer, vai doer”

7. No refrão “Quem não mandou cuidar de mim? / Tu não tem mais esse melzin ” , a consequência apresentada pelo eu lírico é D) o fim da relação amorosa. D11 B) a perda de confiança entre amigos. A) a dificuldade de se divertir em festas. C) o afastamento da vida social.

Música Podcasts Item @ajudacomasletras 03 02 01 SE QUISER É ASSIM (SOLANGE ALMEIDA) MUSIC PARTY Se você quiser vai ser assim Iê-iê-iê, iê-iê-iê Me ame, mas me deixe livre Quem disse que eu preciso de um amor assim? Que pega no meu pé, que quer mandar em mim Que quer prender as rédeas do meu coração Que corta as minhas asas se eu quiser voar Que eu não tenho tempo nem de me explicar Que morre de ciúmes se eu quiser sair Que quer adivinhar até meus pensamentos Uôu-uôu-uôu , uôu-uôu-uôu Quem disse que eu preciso de um amor assim? Eu sou um bicho solto, sou um furacão E longe dos seus olhos, sou um gavião Eu disse pra você quando me conheceu Eu não sou de ninguém e nunca serei seu Ainda não nasceu mulher pra me amarrar E me deixar igual a um bobo apaixonado Uôu-uôu-uôu , uôu-uôu-uôu Se você quiser vai ser assim Iê-iê-iê, iê-iê-iê Me ame, mas me deixe livre Se você quiser o meu amor Uôu-uôu-uôu , uôu-uôu-uôu Fique, mas não chore, por favor

8. No verso “Me ame, mas me deixe livre” , a conjunção “mas” estabelece a relação de B) concessão em relação ao pedido do eu lírico. D15 D) oposição entre amor e liberdade desejada. A) adição entre duas vontades do eu lírico. C) condição para a permanência do relacionamento.

9. A tese defendida pelo eu lírico feminino na canção pode ser identificada como C) a necessidade de viver preso a quem se ama. D7 A) a valorização da liberdade dentro do relacionamento. B) a crença de que todo amor verdadeiro exige renúncia. D) a defesa de que o ciúme fortalece os laços amorosos.

10. No verso “Quem disse que eu preciso de um amor assim?” , o uso do sinal de interrogação tem como efeito de sentido C) marcar ironia ao rejeitar a ideia de um amor controlador. D17 B) introduzir dúvida sobre o desejo de permanecer livre. A) indicar insegurança do eu lírico diante da relação. D) reforçar a expectativa de resposta do interlocutor.

Música Podcasts Item @ajudacomasletras 03 02 01 TEXTO 1 SONHO DE AMOR (NATTAN) MUSIC PARTY Se uma estrela cadente o céu cruzar E uma chama no corpo me acender Vou fazer um pedido e te chamar Pro começo do sonho acontecer Quando os dedos tocarem lá no céu O universo vai todo estremecer E as estrelas rodando em carrossel Testemunhas do amor, eu e você E as batidas do nosso coração Se acalmando depois da explosão Quando o Sol se prepara pra nascer Oh, sonho de amor As noites sabem como eu te esperei Não conto pra ninguém A Lua sabe que eu me apaixonei Mas se você é real, por que você não vem? Oh, sonho de amor TEXTO 2 SONETO DE FIDELIDADE (VINICIUS DE MORAES) De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive) Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure

11. Sobre o amor, esses dois textos (canção “Sonho de amor” e poema “Soneto da fidelidade”) apresentam pontos de vista C) infundadas. D21 B) divergentes. A) complementares. D) semelhantes.

12. Com base na leitura do Texto I (música) e do Texto II (soneto) , conclui-se que ambos D) tratam do amor como um sentimento essencial à vida. D20 B) consideram o amor um obstáculo à realização pessoal. A) apresentam o amor como fonte de sofrimento inevitável. C) descrevem o amor como uma experiência ilusória.

Música Podcasts Item @ajudacomasletras 03 02 01 TANTO (SEU DESEJO) MUSIC PARTY Me disse que sou impossível de decifrar Calada, reservada e temperamental Te encantaria se eu falasse um pouco mais Do nosso sentimento, você não quer falar Espera, que eu vou tentar Te amo tanto Tanto que me sinto tonto Tonto que me dói um tanto quando tu não está Te amo tanto e para imaginar o quanto Conte todas as estrelas e some uma a mais Some uma a mais Quero te olhar daqui, não me leve a mal Te esperaria sem me incomodar Se fico sem palavras não é intencional Como explicar algo tão fácil de notar? É novo, mas eu vou tentar! Te amo tanto Tanto que me sinto tonto Tonto que me dói um tanto quando tu não está Te amo tanto e para imaginar o quanto Conte todas as estrelas e some uma a mais Some uma a mais

13. Na canção, a repetição da palavra “tanto” ao longo dos versos contribui para a continuidade do texto porque B) mostra a falta de criatividade na composição musical. D2 C) reforça a intensidade do sentimento expresso pelo eu lírico. A) indica a necessidade de variar o vocabulário do texto. D) sugere que o eu lírico sente dúvidas sobre o amor.

14. Nessa música, a ideia central está sintetizada nos versos C) “Te amo tanto/ Tanto que me sinto tonto/Tonto que me dói um tanto quando tu não está” D9 B) “Quero te olhar daqui, não me leve a mal/Te esperaria sem me incomodar” “Me disse que sou impossível de decifrar/Calada, reservada e temperamental” D) “Se fico sem palavras não é intencional/Como explicar algo tão fácil de notar?”

Música Podcasts Item @ajudacomasletras 03 02 01 VENENO (MURILO HUFF) MUSIC PARTY Acabei de responder em dez segundos A pessoa que demora uma hora pra me responder Entrei no carro e atravessei o mundo Pra ver a pessoa que eu nem sei se quer me ver Já tô indo sabendo que da última vez foi só tesão Esse é o mal de quem aceita ser a segunda opção Se for pra quebrar meu coração no meio Que seja com alguém que eu já conheço Mesmo sabendo que é veneno e vai me fazer mal durante meses É com essa água que eu quero matar minha sede Que eu quero sofrer às vezes Já que todo amor faz mal, me faz sofrer Escolho esse Mesmo sabendo que é veneno e vai me fazer mal durante meses É com essa água que eu quero matar minha sede Que eu quero sofrer às vezes Já que todo amor faz mal, me faz sofrer Escolho esse Escolho esse

15. O tema desse texto é B) a busca pela superação de um relacionamento antigo. D6 C) a escolha de viver um amor mesmo sabendo de seu sofrimento. A) a amizade valorizada acima de qualquer relação. D) a importância de esperar pela pessoa certa.

16. Segundo a letra da canção, o eu lírico afirma que aceitou ser A) a segunda opção na vida amorosa. D1 B) a pessoa preferida em todos os encontros. C) o primeiro amor da pessoa desejada. D) o responsável pelo fim do relacionamento.

Música Podcasts Item @ajudacomasletras 03 02 01 RESUMINDO (ZÉ NETO E CRISTIANO) MUSIC PARTY Fez as malas, bateu a porta Bateu no peito, falou: “Não tem volta!” E aí voltou, abriu a porta Com a voz de choro, implorando volta Mas, nesse meio-tempo, eu saí Investi no meu esquecimento E agora tá custando caro pra eu atender seu arrependimento Se ainda não entendeu, eu desenho A bebida não volta pro copo O meu choro não volta pro olho A fumaça não volta pro peito e a brasa não volta a ser fogo O tempo não volta pro relógio E o dinheiro não volta pro bolso Resumindo, é por isso que a gente não volta um pro outro

17. Nessa música, a expressão “O tempo não volta pro relógio” significa C) a necessidade de consertar o relógio para seguir em frente. D3 B) a impossibilidade de reviver momentos já passados. A) a importância de guardar lembranças antigas com carinho. D) a pressa em resolver seus problemas amorosos.

18. Entende-se desse texto que C) o término de uma relação pode ser definitivo e sem retorno. D4 B) a saudade torna impossível esquecer quem foi importante. A) a reconciliação é sempre possível quando há arrependimento. D) os erros no amor podem ser apagados com o tempo.

19. No verso “Bateu no peito, falou: “Não tem volta!” , os dois pontos foram usados para A) introduzir uma fala. D17 B) indicar uma pausa longa. C) marcar o inicio de uma enumeração. D) marcar a repetição de uma ideia já citada.

Música Podcasts Item 03 02 01 LEMBRANÇAS DE AMOR (BANDA ENCANTU'S) MUSIC PARTY Veja só Sei que palavras não concertam nada mais eu acho que é melhor A gente conversar Afinal O nosso caso não difere de outros casos que acabaram mal Só pra te lembrar Que eu já chorei demais Mais longe de você Sofrerei bem mais...mais Preciso te dizer o que acontece com meu sentimento Chego em casa não te vejo o meu desejo é te ligar correndo E pouco a pouco a solidão e o silêncio me abraçam Minha alegria passou Só as lembranças de amor Não passam

20. Nessa canção, entende-se que a solidão vivida pelo eu lírico é consequência de C) sua situação de sofrer por alguém que partiu de sua vida. D11 B) sua dificuldade em compreender os próprios sentimentos. A) sua alegria em reviver lembranças do passado. D) sua rotina de trabalho que o mantém distante de casa.

21. No verso “ Afinal /O nosso caso não difere de outros casos que acabaram mal”, a palavra destacada estabelece a relação de C) conclusão. D15 B) oposição. A) adição. D) condição.

22. De acordo com a canção “Lembranças de Amor” , o eu lírico é alguém que A) sofre com a ausência da pessoa amada. D4 B) prefere viver sozinho para não se decepcionar. C) encontra felicidade nas lembranças do passado. D) esqueceu completamente o relacionamento vivido.

Que o ritmo do SAEB embale cada pensamento, que a confiança guie cada resposta, e que a dedicação de vocês faça a diferença em cada questão. Sigam firmes, com serenidade e coragem, pois todo esforço feito até aqui vai florescer no resultado. Que o ritmo do SAEB seja o compasso da vitória de vocês em 2025! SAEB CANTADO PARABÉNS! AJUDA COM AS LETRAS VOCÊ CHEGOU AO FINAL DO SPOTISAEB!