SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Na piscina ou no mar temos água. Será que a água da piscina ou a água do mar são formadas somente por água? Estas águas são substâncias puras ou misturas?
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
SUBSTÂNCIAS PURAS A presentam em sua composição um único tipo de partícula Apresentam propriedades específicas definidas, como densidade, pontos de fusão e ebulição, condutividade, cor etc Representadas por fórmulas químicas
SUBSTÂNCIAS PURAS
SUBSTÂNCIAS PURAS A água pura quando aquecida ao nível do mar, começa a ferver a 100 o C e permanece constante durante a fervura
SUBSTÂNCIAS PURAS Fórmulas químicas H 2 O O 2 Au CO N 2 Fe O 3 H 2 NaC l CO 2
SUBSTÂNCIAS PURAS Substâncias simples: H 2 O 3 Fe O 2 N 2 Au Substâncias compostas: CO H 2 O NaC l CO 2
SUBSTÂNCIAS SIMPLES São formadas por um único tipo de átomo
SUBSTÂNCIAS SIMPLES Não podem ser decompostas em outras substâncias mais simples
SUBSTÂNCIAS SIMPLES O carbono (C) forma duas substâncias simples diferentes: A grafita e o diamante
SUBSTÂNCIAS COMPOSTAS Formadas por diferentes tipos de átomos
SUBSTÂNCIAS COMPOSTAS Podem ser decompostas em substâncias simples mediante métodos químicos adequados
MISTURAS Compostas de duas ou mais substâncias Variação de temperaturas durante a fusão e a ebulição Apresentam densidades diferentes dependendo da sua composição
MISTURAS
MISTURAS Mistura formada com duas substâncias puras: a água (H 2 O) e sal comum (NaC l )
MISTURAS Um sistema formado por mais de uma substância (mistura) não apresenta temperatura constante durante a mudança de estado
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Substância pura Mistura
TIPOS DE MISTURA Misturas homogêneas Misturas heterogêneas Depende da capacidade de observação
TIPOS DE MISTURA Misturas homogêneas F ormadas por duas ou mais substâncias A presentam uma só fase Partículas não podem ser distinguidas
MISTURA HOMOGÊNEA Ligas metálicas
MISTURA HOMOGÊNEA Ligas metálicas
MISTURA HOMOGÊNEA
TIPOS DE MISTURA Misturas heterogêneas S ão aquelas com aspecto não uniforme, em que podemos distinguir suas partes, ou fases
TIPOS DE MISTURA Misturas heterogêneas
TIPOS DE MISTURA Misturas heterogêneas
COMPONENTES DAS MISTURAS É dado pela quantidade de substâncias puras presentes nela
COMPONENTES DAS MISTURAS
COMPONENTES DAS MISTURAS
COMPONENTES DAS MISTURAS
COMPONENTES DAS MISTURAS
SOLUÇÕES As misturas homogêneas são também chamadas de soluções
SOLUÇÕES Classificação quanto ao estado físico: Soluções líquidas : o vinagre, o álcool de farmácia, a água do mar, a saliva, suco gástrico, suor, urina, lágrimas etc Soluções gasosas: o ar atmosférico Soluções sólidas: as ligas metálicas, como o bronze, ouro 18 quilates e o aço
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Catação – Separação de misturas heterogêneas
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Tamisação Separação de dois sólidos de tamanhos diferentes através de uma peneira (peneiração).
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Ventilação Separa sólidos com densidades diferentes através de uma corrente de ar.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Levigação Separação de substâncias sólidas de densidades diferentes, geralmente com o auxílio de água corrente.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Flotação S eparação de dois sólidos com densidades diferentes, utilizando-se um líquido com densidade intermediária e no qual os sólidos não sejam solúveis.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Separação magnética (Imantação) Quando um dos componentes da mistura é um material que pode ser atraído por um ímã.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Filtração Separa sólidos de líquidos com o auxílio de um filtro feito de material poroso, com finalidade de reter o sólido e deixar o líquido passar. Extração Na preparação do café, adiciona-se água quente para fazer a extração de substâncias solúveis presentes no pó de café. Com a filtração , a borra fica retida no filtro, passando a água e as substâncias nela dissolvidas.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Filtração da água
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Decantação Método adequado para separar dois líquidos imiscíveis (que não se misturam).
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Decantação - Separação de um líquido de um sólido em uma mistura heterogênea.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Sifonação Separação líquido-líquido ou sólido-líquido, onde o líquido do recipiente mais alto escorre para o recipiente mais baixo por meio de um tubo flexível, iniciando-se o processo por sucção.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Sifonação
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Centrifugação Decantação acelerada por um movimento circular, que é realizado por um equipamento chamado centrífuga .
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Dissolução fracionada Separação de dois sólidos quando um líquido dissolve uma delas.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Evaporação Separação de sólidos e líquidos, mas a diferença é que o material sólido deve estar dissolvido no líquido.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Sublimação Usada quando um dos sólidos, por aquecimento, sofre sublimação e outro não.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Fusão fracionada Separa substâncias sólidas com diferentes pontos de fusão.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Destilação simples (ebulição) Separação de substâncias presentes em misturas homogêneas de sólidos dissolvidos em líquidos.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Destilação fracionada Separa líquidos miscíveis entre si, cujas temperaturas de ebulição (TE) não sejam muito próximas.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Cromatografia Os componentes de uma mistura de sólidos em solução são separados e identificados pela cor, quando comparados a um padrão.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Cromatografia em papel: Pinga-se uma gota da mistura a ser analisada numa extremidade de uma tira de papel de filtro. Depois de seca, coloca-se essa extremidade em contato com um solvente apropriado, mantendo a tira dependurada. À medida que o solvente é absorvido pela tira, os diferentes componentes da mistura se dissolvem, “sobem” pela tira com velocidades distintas. Separados em diferentes regiões da tira de papel, os componentes da mistura podem ser devidamente identificados.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
SEPARAÇÃO DE MISTURAS A cromatografia é usada: n as indústrias químicas farmacêuticas petroquímicas alimentícias r efinarias a mbientais f orense e outros
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Cromatografia
Referências bibliográficas BROCKELMANN , Rita Helena. Observatório de Ciências , 9º Ano. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2011 . GEWANDSZNAJDER , Fernando. Projeto Teláris : Ciências, 9º Ano. 1 ed. São Paulo: Ática, 2012 . MORETTI, Renata. Ciências nos dias de hoje, 9º Ano. 1 ed. São Paulo: Leya , 2012 . USBERCO, João... [et al.]. Companhia das Ciências, 9º Ano. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2012 . FAVALLI, Leonel Delvai . Projeto Radix : Ciências, 9º Ano. 2 ed. São Paulo: Scipione, 2012. CARNEVALLE, Maíra Rosa. Jornadas.cie – Ciências, 9º Ano. 2 ed. São Paulo: Saraiva , 2012.