Sulfonamidas e tetraciclinas

6,963 views 18 slides Nov 05, 2014
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

Slide sobre a tetraciclinas e sulfonamidas apresentado por um grupo de graduandos do curso de Enfermagem da Faculdade Aliança - Maurício de Nassau. Lucas Fontes.


Slide Content

Faculdade Aliança – Maurício de Nassau Enfermagem – 3º bloco DOCENTE: Denis Romulo Furtado COMPONENTES: Francisco Lucas Fontes Francisco Rafael Deusimar Alves Teresina (PI), novembro de 2014.

SULFONAMIDAS

SULFONAMIDAS Primeiros agentes quimioterápicos eficazes a serem utilizados na prevenção e na cura de infecções bacterianas em seres humanos. O advento da penicilina e outros antibióticos diminuiu a utilidade das sulfonamidas .

SULFONAMIDAS Em meados de 1970, as sulfonamidas passaram a ter uma maior utilização na profilaxia e/ou tratamento de infecções microbianas específicas. Só exercem efeito bacteriostático. Tornou-se comum o aparecimento de cepas resistentes às sulfonamidas .

SULFONAMIDAS MECANISMO DE AÇÃO: São análogos estruturais e antagonistas competitivos do ácido para- aminobenzóico (PABA). Impedem a utilização normal pelas bactérias para a síntese de ácido fólico. São inibidores competitivos da diidropteroato-sintase .

SULFONAMIDAS SINERGISMO DAS SULFONAMIDAS: O trimetoprim é o agente mais ativo que exerce efeito sinérgico quando utilizado com uma sulfonamida . A combinação produz efeitos antimicrobianos sinérgicos tanto in vitro quanto in vivo .

SULFONAMIDAS RESISTÊNCIA BACTERIANA ADQUIRIDA: Bactérias resistentes se originam por mutação e seleção randômicas. Transferência da resistência através de plasmídios . Persistente e irreversível.

SULFONAMIDAS ABSORÇÃO, DESTINO E EXCREÇÃO: Rápida absorção pelo trato gastrointestinal. 70/100% são absorvidos por via oral. Parte absorvida no estômago, porém intestino delgado constitui o principal local de absorção. Distribuem-se por todos os tecidos do corpo. São eliminados em parte na forma de fármaco inalterado e em parte como produtos metabólicos.

SULFONAMIDAS PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS: Com base na rapidez com que são absorvidas e excretadas, as sulfonamidas são classificadas em quatro grupos : 1: agentes absorvidos e excretados rapidamente, como o sulfissoxazol e a sulfadiazina ; 2: agentes de pouca absorção oral, como a sulfassalazina ; 3: de uso tópico, como sulfacetamidas e sulfadiazina de prata . 4: de longa ação, como a sulfadoxina .

SULFONAMIDAS REAÇÕES ADVERSAS: Podem causar distúrbios no trato urinário. D istúrbios no sistema hematopoiético. R eações de hipersensibilidade. Reações diversas : a norexia , náuseas e vômitos. Kernicterus em recém-nascidos.

TETRACICLINAS

TETRACICLINAS Altamente eficazes contra riquétsias , gram-positivas e gram-negativas e contra Chlamydia . Conhecidas como antibióticos de “amplo espectro”. Muitas tetraciclinas sofrem absorção incompleta pelo trato gastrointestinal.

TETRACICLINAS MECANISMO DE AÇÃO: Inibem a síntese de proteínas bacterianas.

TETRACICLINAS RESISTÊNCIA ÀS TETRACICLINAS: Desenvolvida pela Escherichia coli. Diminuição do acúmulo da tetraciclina em consequência de uma redução do influxo do antibiótico. Acesso reduzido ao ribossoma . Inativação enzimática.

TETRACICLINAS ABSORÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E EXCREÇÃO: A absorção pelo trato gastrointestinal é incompleta. Há maior absorção em jejum. Distribuem-se amplamente por todo o organismo. Rins constituem a principal via de eliminação das tetraciclinas.

TETRACICLINAS USOS TERAPÊUTICOS: Úteis no tratamento de doenças causadas por riquétsias , micoplasmas e clamídias. Infecções por riquétsias : uso de tetraciclinas e cloranfenicol . Infecções por micoplasmas : Mycoplasma pneumoniae é sensível às tetraciclinas. Clamídias: uso de doxiciclina .

TETRACICLINAS EFEITOS ADVERSOS: Efeitos tóxicos. Fotossensibilidade . Toxicidade hepática e renal. Efeitos sobre os dentes. Efeitos diversos: redução do crescimento ósseo, tromboflebite e elevação da pressão intracraniana.

AGRADECEMOS A ATENÇÃO!