SUS – Sistema Único de Saúde x psicologia EQUIPE: Ane Kelly Amorim Edvânia Andreia Marques Elizabete Monteiro Johseph Paballo Solange Pereira
SUS Saúde da Constituição Federal de 1988 posteriormente, instituídas na Lei do SUS – Lei nº 8.080, de 1990 Redes de saúde administradas pelas diferentes esferas do governo (federal, estadual e municipal) devem dar lugar a um sistema único e descentralizado operado mediante a municipalização da rede pública.
SUS O Sistema Único de Saúde é organizado a partir de duas perspectivas; PRINCÍPIOS - doutrinários e organizativos
PRINCIPIOS DOUTRINÁRIOS Universalidade - todos tenham o direito de ao sistema de saúde. Igualdade - cidadão é igual perante o sistema. Integralidade - proteção, a promoção e a recuperação; o indivíduo deve ser concebido como ser humano integral nas suas necessidades físicas, psíquicas e sociais.
OS PRINCÍPIOS ORGANIZATIVOS fundamentais Descentralização - por meio da municipalização; Regionalização- com hierarquização da atenção ; Controle social - que se dá pela participação popular no controle do sistema exercido por conselhos de caráter deliberativo.
CONSELHO DE SAÚDE Conforme a Lei Federal nº 8.142 de 1990, em cada um desses níveis, existe um Conselho de Saúde , um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, tem caráter permanente e deliberativo e atua na formulação de estratégias e no controle da execução política de saúde na instância correspondente .