Objectivos Este tópico tem como objectivo descrever a estrutura de hardware do computador e identificar as funções básicas de cada um dos seus componentes.
Esquema básico da arquitetura do hardware Esquematicamente considerando, o computador é um sistema que pode receber dados através de unidades de entrada ou de input. Dispõe internamente da capacidade para armazenar e processar esses dados e de comunicar com o exterior, emitindo, sob formas diversas, o resultado do processamento, através de unidades de saída ou de output
INPUT PROCESSAMENTO OUTPUT
Elementos básicos da arquitetura do hardware Os elementos básicos da arquitetura do hardware de um computador são o processador (ou CPU ), a memoria central e os periféricos de input-output CPU Memoria Periféricos de input-output
O processador ou CPU O CPU executa os programas e controla, directa ou indirectamente todos os restantes componentes do sistema. São as características do processador que determinam, aquilo que o computador pode ou não pode fazer, que tipo de programas pode executar, bem assim como a velocidade a que as instruções são processadas.
A mem ó ria central É na memória central que estão armazenados os programas em execução, bem como os dados necessários ao processamento. O CPU acede à memória para recolher instruções e dados e envia à memória os resultados do processamento. A memória está organizada em células. Cada célula é uma unidade básica de armazenamento, podendo conter dados ou instruções. A cada célula corresponde um número, que constitui o seu endereço.
Continuação CPU ROM RAM Mem ória Central
CONT. MEM ÓRIA CENTRAL A mem ória central é constituída por duas componentes fundamentais: a memória ROM( Read Only Memory) e a memória RAM (Random Acess Memory).
ROM O facto de ser uma mem ó ria s ó de leitura significa que o seu conteúdo pode ser lido, mas não modificado. Por outro lado, trata-se de um dispositivo de mem ória permanente, pois o seu conteúdo não é apagado, mesmo quando se desliga o computador Na ROM estão escritas as rotinas básicas de software necessárias ao arranque do computador e ao teste dos vários dispositivos do hardware.
Continuação da ROM Um dos componentes mais importantes da ROM é o BIOS (Basic Input-Output, Sistema de entrada e saída), conjunto de programas que viabilizam a ligação do software com a arquitectura de hardware que constitui o computador.
RAM A sigla RAM deriva da expressão Random Access Memory. Traduzindo significa Memoria de acesso Aleat ório. A expressão põe em evidência o facto de qualquer posição de memória poder ser acedida aleatoriamente, durante a execução de um programa, o que também acontece com a ROM.
Cont. RAM Todavia, a RAM é um dispositivo de memoria volátil, significando isto que os dados e os programas nela contidos são apagados quando se deliga o computador. É na RAM que se encontram os programas e os dados relacionados com os processamentos efectuados ou a efectuar pelo CPU.
Tecnologias de construção dos circuitos de RAM Existem dois tipos de mem ó ria RAM utilizados nos computadores. DRAM( Dynamic RAM) designa uma tecnologia de construção que tem a vantagem de ser mais económica e a desvantagem de os seus condensadores necessitarem de ser recarregados periodicamente e a intervalos de tempo muito curtos, processo esse que se designa em ingl ês por memory refresh. Este processo torna mais lento o acesso aos dad os e instruções da mem ória.
SRAM SRAM( Static RAM) é uma outra tecnologia de construção que dispensa o processo de memory refresh. É mais cara mas, também muito mais rápida, sendo por isso frequentemente utilizada na RAM cache.
Cache A velocidade do CPU é um factor importante, pois determina a rapidez de execução de várias tarefas no interior do computador. A Cache pode aumentar significativamente o desempenho global do sistema. Reduzindo ou até mesmo eliminando a ocorrência de estados de espera.
Continuação CPU CACHE ROM RAM Mem ória central
Os periféricos de input e output O conjunto formado pelo CPU e pela mem ó ria central é considerado como unidade central ou núcleo central do computador. Os restantes dispositivos designam-se genericamente por periféricos. Os periféricos como por exemplo, o teclado, o ecrã e a impressora, desempenham funções de entrada e saída de informação. Dai a designação de periféricos de input e output.
Perguntas Qual a sigla pela qual se designa o processador---------------------- Os dois componentes de memoria central do computador são--------------------- A memoria -------------- é uma memoria permanente o seu conteúdo não é apagado. A memoria -------------é utilizada para evitar os estados de espera que resultam do facto de os circuitos da RAM normal serem muito mais lentos do que os circuitos do CPU