TÁTICA NO FUTEBOL (2).pptx fundamentos importantes técnicos da modalidade

300 views 25 slides Apr 27, 2024
Slide 1
Slide 1 of 25
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25

About This Presentation

fundamentos técnicos do futebol


Slide Content

Tática no futebol e os fundamentos técnicos Discentes: Barbara Paloma Freitas do Nascimento, Cristian Araújo de Oliveira, Daiane da Silva, José Alves Costa Neto, Kelvin de França Alves, Ricardo Lima do Nascimento.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO No futebol atualmente, a técnica e a tática são cada vez mais importantes. Os jogadores precisam conseguir realizar movimentos complexos e de se adaptar a diferentes situações de jogo. A  tática no futebol  é fundamental para o sucesso de uma equipe. Ela se refere à forma como o time se organiza em campo, tanto na defesa quanto no ataque. Vamos explorar esse tema com mais detalhes:

O QUE É TÁTICA? É a forma como os jogadores, por meio de seus posicionamentos e movimentações ocupam e gerenciam os espaços do campo. Para isso é necessário que os jogadores manifestem o conhecimento na ação , sendo este caracterizado como a sua capacidade de perceber, analisar, decidir e realizar ação que melhor se adapte a uma situação do jogo.

OS TIPOS DE TÁTICA

FASES DO JOGO São as ações do desenvolvimento do jogo, do ataque (ofensiva) ou da defesa (defensiva), do início ao final, são períodos de tempo duradouros. Aqui entrará as organizações ofensivas e defensivas.

FASE DEFENSIVA (DEFESA) Fase do jogo em que a equipe não possuí a posse de bola.

FASE OFENSIVA (ATAQUE) Fase do jogo em que a equipe possui a posse de bola

MOMENTOS DO JOGO São os momentos entre as fases do jogo em que ocorre a troca da posse de bola pelas equipes, ou seja, a passagem do ataque para a defesa e da defesa para o ataque. São nestes momentos que ocorrem as transições (ofensiva e defensiva) da equipe.

TRANSIÇÕES São os momentos do jogo pertencentes aos primeiros instantes após a alteração da posse de bola, perda (defensiva) ou ganho (ofensiva).

TRANSIÇÃO DEFENSIVA TRANSIÇÃO ATAQUE - DEFESA: Momento que a equipe perde a posse da bola e inicia a fase defensiva.

TRANSIÇÃO OFENSIVA TRANSIÇÃO DEFESA - ATAQUE: Momento que a equipe recupera a posse da bola e inicia a fase ofensiva.

BOLAS PARADAS São as ações em que a bola é recolocada em disputa após ter saído ou estar parada sobre o campo de jogo. Estas ações ocorrem a partir de cobranças de tiro de meta, tiro livre (direto ou indireto), escanteio, arremesso lateral e início e reinício de jogo.

FUNDAMENTOS TÉCNICOS A técnica no futebol se refere à habilidade individual de um jogador em lidar com a bola. Ela abrange uma ampla variedade de aspectos. A técnica é a base sobre a qual o jogo é construído, pois cada jogador deve ser capaz de realizar essas habilidades de forma consistente e precisa.

DOMÍNIO DE BOLA O domínio de bola é uma parte essencial da técnica no futebol. Envolve a capacidade de receber e controlar a bola com os pés, coxas, peito e cabeça. Jogadores com excelente domínio de bola são capazes de parar a bola instantaneamente, independentemente da velocidade ou direção do passe.

DRIBLES É uma ação onde a atenção está na movimentação do adversário, buscando levar a bola ao espaço vazio onde seja possível dar prosseguimento ao jogo em direção ao gol adversário. Os dribles envolvem um jogador em posse da bola precisa passar habilmente pelo adversário. Dribles eficazes requerem controle de bola excepcional, velocidade, agilidade e um toque suave.

CHUTES É o ato de acertar a bola com o intuito de marcar um gol ou impedir a progressão de uma jogada do adversário. É um fundamento muito semelhante ao passe, mas com objetivos distintos. Os chutes são um dos aspectos essenciais da técnica no futebol. Um jogador precisa ser capaz de chutar a bola com precisão tanto em curta quanto em longa distância.

PASSES É um dos fundamentos mais importantes desse esporte, afinal, trata-se de uma atividade coletiva. O passe, portanto, é o ato de impulsionar a bola para um companheiro. Um bom passe, nesses termos significa acertar o companheiro de maneira que facilite seu domínio da bola para que a jogada prossiga com maior ffacilidade .

CONDUÇÃO DA BOLA Conduzir a bola significa saber se movimentar pelo campo tendo consigo a posse de bola, ou seja, movimentar você e a bola ao mesmo tempo, sem perder o seu domínio. Para isso, o jogador precisa desenvolver sua capacidade de posicionar o corpo de forma a movimentar a bola de maneira mais fácil, podendo acelerar ou diminuir seu ritmo conforme seu domínio sobre esse fundamento.

CABECEIO O cabeceio é praticamente um chute, só que com a cabeça. Seus objetivos também são parecidos com o chute, podendo ser utilizado para marcar um gol ou impedir o prosseguimento de jogada do adversário. Além disso, a cabeça também pode ser usada para realizar um passe ou até uma recepção, quando necessário.

CONCLUSÃO Infere - se, portanto, que o futebol está cada vez mais dependente da força física e da velocidade dos jogadores. E isso irá se refletir nas opções relativas ao sistema tático, incluindo as táticas coletivas (equipe e grupo), individual, à estratégia e ao sistema de marcação. Dentro das estratégias , haverá cada vez mais variação de posicionamento tático dentro da mesma partida. Essas variações táticas irão exigir jogadores capazes de entender a necessidade da partida, com inteligência para cumprir mais de uma função tática individual e de assimilar diversos sistemas e estratégias, tanto de grupo como coletivas. E por isso os jogadores precisarão ser cada vez mais inteligentes e de raciocínio rápido. Dessa forma, eles terão autonomia para tomar decisões dentro de campo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS GARGANTA. L. Modelação táctica do jogo de futebol – estudo da organização da fase ofensiva em equipas de alto rendimento. 1997 . Tese (Doutorado em Educação Física). Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade de Porto. Universidade do Porto. Porto. DRUBSCKY. R. Universo tático do futebol: escola brasileira. 2. ed. Belo Horizonte: Sebastião Ricardo Drubscky de Campos, 2014. LEITÃO. R. A. A. Introdução aos aspectos táticos do futebol: uma parceria entre São Paulo Futebol Clube e a Universidade do Futebol. (S. I.): Universidade do Futebol. 2012.

“SEMPRE NO ESPORTE COLETIVO VENCERÁ A COLETIVIDADE QUE ESTIVER MELHOR ORGANIZADA” “UM GÊNIO DENTRO DE UMA EQUIPE EMBARALHADA CAI DE PRODUÇÃO, ENQUANTO UM JOGADOR LIMITADO FAZENDO PARTE DE UMA ENGRENAGEM INTELIGENTE TORNA - SE ÚTIL.” OBRIGADO!
Tags