Tarsila do Amaral Movimento Antropofágico

karla330704 130 views 10 slides Apr 06, 2024
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

Aula de Artes


Slide Content

Movimento Antropofágico TARSILA DO AMARAL PROFESSORA: KARLA LIMA

Tarsila do Amaral foi uma importante artista plástica brasileira do movimento modernista. Junto à Anita Malfatti, ela ficou conhecida como uma das mais importantes pintoras da primeira fase do modernismo. E, ao lado dos escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, Tarsila inaugurou o movimento denominado “Antropofagia”. Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, interior de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886. Filha de família abastada, passou a infância e adolescência com seus pais e sete irmãos na sua cidade natal. Sua família havia herdado fazendas de seu avô, José Estanislau do Amaral, conhecido como “o milionário”. Morou em São Paulo, onde esteve matriculada no Colégio de Freiras e no Colégio Sion.

Mais tarde, mudou-se para Barcelona, na Espanha, a fim de terminar seus estudos. Com apenas 16 anos, Tarsila pinta seu primeiro quadro. Quando retorna ao Brasil, casa-se com André Teixeira Pinto, com quem teve uma filha, Dulce. Mais tarde, em 1920, divorcia-se dele e vai para Paris, na França, estudar arte na  Academia Julian , escola de pintura e escultura. Em 1922, ano da Semana de Arte Moderna, Tarsila participou do “Salão Oficial dos Artistas da França”. Ao retornar, conheceu o escritor modernista Oswald de Andrade, com quem iniciou um relacionamento que durou de 1926 a 1930. Ao lado de Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Mário de Andrade e Menotti del Picchia, eles formaram o “Grupo dos Cinco”. Essa aliança de artistas visava mudar o cenário histórico-cultural e artístico do país, bem como trazer à cultura brasileira as influências das vanguardas europeias. De 1934 a 1951, Tarsila estabeleceu um romance com o escritor Luís Martins. Em 1965, foi submetida a uma cirurgia na coluna, entretanto, devido a um erro médico ficou paralítica. No ano seguinte, morre sua filha Dulce. Com 86 anos, Tarsila falece na cidade de São Paulo, no dia 17 de janeiro de 1973.

Características do Movimento A proposta do movimento era a de assimilar outras culturas, mas não copiar. A marca símbolo do Movimento Antropofágico é o quadro Abaporu (1928) de Tarsila do Amaral, o qual foi dado de presente ao marido, Oswald de Andrade. Características do Movimento A proposta do movimento era a de assimilar outras culturas, mas não copiar. A marca símbolo do Movimento Antropofágico é o quadro Abaporu (1928) de Tarsila do Amaral, o qual foi dado de presente ao marido, Oswald de Andrade. A obra Abaporu é o símbolo do Movimento Antropofágico

A divulgação do movimento era realizado na Revista de Antropofagia, publicada em São Paulo. Já o primeiro número trazia o Manifesto Antropofágico. Essa revista foi editada em duas fases: primeira fase: editada entre maio de 1928 e fevereiro de 1929; segunda fase: editada entre 17 de março a 1º de agosto de 1929. "Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz. Tupi, or not tupi that is the question . Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos . Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago." (trecho do manifesto).

Cartaz criado por Emiliano Di Cavalcanti para simbolizar a Semana de Arte Moderna de 1922 Mário de Andrade  (primeiro à esquerda, no alto),  Rubens Borba de Moraes  (sentado, segundo da esquerda para a direita) e outros modernistas em 1922, como  Tácito de Almeida ,  Guilherme de Almeida  e  Yan de Almeida Prado

O  Grupo dos Cinco . Da esquerda para direita:  Anita Malfatti ,  Mário de Andrade ,  Menotti del Picchia ,  Oswald de Andrade  e  Tarsila do Amaral .

O termo antropofágico foi utilizado como associação ao ato deruminar , assimilar e deglutir. A ideia, portanto, era de transfigurar a cultura, principalmente a europeia, conferindo assim, o caráter nacional. Note que esse é o período mais radical do Modernismo que também foi influenciado por outros grupos: Pau-Brasil (1924-1925); Verde-amarelismo ou Escola da Anta (1916-1929); Manifesto Regionalista (1928-1929).

Atividade:
Tags