Os tecidos no corpo humano No organismo humano, distinguem-se quatro tipos básicos de tecidos: Epitelial Conjuntivo Muscular Nervoso
Tecido epitelial Faz o revestimento interno e externo de órgãos e compõe as glândulas. É formado por células bem unidas entre si, as quais não deixam espaços entre uma e outra. Dividido em: Tecido epitelial simples : formado por uma só camada de células. Tecido epitelial estratificado : formado por várias camadas de células.
Diferenciações do tecido epitelial
Tecido epitelial glandular Exócrina Endócrina
A pele
Tecido conjuntivo É o tecido mais abundante no organismo e tem função de união e sustentação dos outros tecidos. Suas células encontram-se imersas em um material gelatinoso rico em fibras de proteínas, a matriz extracelular. Os tipos de tecido conjuntivo são os seguintes: Ósseo Cartilaginoso Sanguíneo Adiposo Hematopoiético Conjuntivo propriamente dito
1) Tecidos ósseo (sustentação) No tecido ósseo, o material intercelular é sólido, formado por carbonato e fosfato de cálcio. Ele é atravessado por canais, por onde passam os vasos sanguíneos.
2) Tecido cartilaginoso (sustentação e forma) O tecido cartilaginoso é resistente, porém flexível e não é percorrido por vasos sanguíneos. As cartilagens oferecem sustentação e forma, além de evitar atrito e desgaste entre os ossos que se articulam.
3 ) Tecido sanguíneo É o próprio sangue, o qual é formado por uma parte líquida, chamada de plasma, e por elementos figurados (hemácias, plaquetas e leucócitos). Sua função principal é transportar oxigênio e nutrientes para o corpo e defender o organismo.
4) Tecido hematopoiético Tem a função de produzir células sanguíneas. Está presente na medula óssea vermelha de vários ossos do esqueleto.
5 ) Tecido adiposo É formado por células que armazenam gordura e fica localizado abaixo da pele (tela subcutânea). Forma o panículo adiposo , camada de gordura que, além da função energética, exerce proteção contra o frio.
6) Tecido conjuntivo propriamente dito Encontra-se distribuído por todo o corpo e é o tecido mais comum. Serve para preencher espaços, dar apoio aos epitélios e formar uma camada em torno dos vasos sanguíneos. Formam os tendões , que ligam os músculos aos ossos.
Tecido muscular É responsável pelos movimentos do corpo. É constituído por células alongadas, denominadas fibras, e capazes de contração. Existem três tipos de músculo no corpo humano:
1) Músculo estriado esquelético : formado por feixes de células alongadas, com vários núcleos e estrias transversais. Tem contração rápida e realizam movimentos voluntários.
2) Músculo estriado cardíaco : está localizado nas paredes do coração, é formado por células alongadas, também com estrias transversais, e realiza movimentos involuntários e rítmicos.
3) Músculo liso : é formado por um aglomerado de células fusiformes. Realiza movimentos involuntários e possui contração lenta. Exemplo: camadas musculares do órgãos internos, como estômago e intestino.
Tecido nervoso Distribui-se pelo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicações que constitui o sistema nervoso. Seus principais componentes são: Neurônios Neuróglia
1) Neurônio : célula alongada que apresenta três partes principais – corpo celular, dendrito e axônio. Muitos axônios estão cobertos pela bainha de mielina, transmitindo impulsos nervosos mais rapidamente do que aqueles que não a possuem.
SINAPSES: conexões entre um neurônio e outro que servem para conduzir os impulsos nervosos. Esses impulsos são transmitidos graças a liberação dos NEUROTRANSMISSORES
2) Neuróglia : é constituída por diversos tipos celulares e exerce múltiplas funções, entre elas, a de servir de apoio para os neurônios e participar da nutrição deles