TEMAS INTEGRADORES E PLANEJAMENTO (1).pptx

2,345 views 32 slides Feb 21, 2023
Slide 1
Slide 1 of 32
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32

About This Presentation

Os temas integradores do Documento Referencial da Bahia - DCRB e sua inserção no Planejamento escolar.


Slide Content

O LUGAR DOS TEMAS INTEGRADORES NO PLANEJAMENTO: Articulações possíveis e necessárias com o DCRB/RCM

CONECTANDO NOSSOS “NÓS”

DESAFIOS DA SALA DE AULA: o que dizem as professoras e os professores? https://padlet.com/professoracledineia/meu-padlet-impressionante-z7ay9m2a13pqlsn3

PROBLEMATI ZAÇÃ O "Todas as vidas dentro de mim" de Cora Coralina carrega um tanto de Currículo, Temas Integradores e as Modalidades do DCRB? Em que medida? Em que sentido?

CONCEPÇÃO DO DCRB SOBRE APRENDIZAGEM Considerando que… Em relação aos componentes curriculares, o DCRB elege a concepção “interacionista de aprendizagem, considerando as especificidades socioculturais, numa perspectiva inclusiva” (BAHIA, 2019, p. 160), na qual os estudantes são atores na produção do conhecimento e no exercício da cidadania, bem como “orientados para o respeito à diversidade” (DCRB, 2019, p.319).

COMPETÊNCIAS GERAIS - DCRB (BNCC) Imaginação e a criatividade Exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva Fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania consciência crítica Exercer protagonismo Apropriar-se de conhecimentos Resolução de problemas concretos da vida Respeitar ao outro e aos direitos humanos.(DCRB, 2019, p. 32-33)

Quando o planejamento é orientado por competências , o aluno é convocado a deixar seu lugar de ouvinte passivo e é convidado a ocupar o lugar de quem propõe e testa soluções em situações sociais reais que envolvem sua família, seu bairro, sua comunidade, o país e porque não o mundo , sempre conectados às problemáticas de relevância social e à minimização de impactos. O estudante também é motivado a interagir, assumir um papel social, de forma que ele seja capaz de construir e expor argumentos, expressando seus princípios e valores Considerando... O LUGAR DO ALUNO NO PLANEJAMENTO DIVERSIDADE, E TRANSVERSALIDADE

QUAL A VISÃO DA ESCOLA SOBRE PLANEJAMENTO? O CONHECIMENTO Disciplinaridade O objeto de conhecimento é trabalhado na disciplina específica Interdisciplinaridade -Uso de metodologias de outras disciplinas. -Integração de diversas áreas do conhecimento. Transd isciplinaridade -O objeto de estudo transcende à sala de aula. Plurid isciplinaridade -Objeto da disciplina pelo ângulo de outras.

Planejamentos possíveis: Por temas geradores, por projetos, por competências e habilidades, campos de experiências NA EDUCAÇÃO INFANTIL Fonte: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil/DCRB, 2019. Aprendizagem: ação simbólica, atividade experiencial. Expectativas de Aprendizagem e desenvolvimento Orientações metodológicas

Planejamentos possíveis: Por temas geradores, por projetos, por competências e habilidades, campos de experiências NO ENSINO FUNDAMENTAL Orientações metodológicas Competências Gerais da BNCC e específicas por Componentes Unidades Temáticas Objetos de Conhecimentos Habilidades Organizador curricular como dispositivo de referência para construção de objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da criança e para a ampliação do campo das orientações metodológicas Área de Linguagens: Língua Portuguesa; Educação Física; Língua Estrangeira e Arte; Área de Matemática: Matemática; Área de Ciências da Natureza: Ciências; Área de Ciências Humanas: História; Geografia; Área de Ensino Religioso: Ensino Religioso

FUNDAMENTOS ESSENCIAIS A CONSIDERAR DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE DIVERSIDADE - INTEGRALIDADE - TRANSVERSALIDADE Sociotécnica - Científica - Tecnológica - Política - Ética -Estética - Emocional - Cultural - Espiritua L A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas, eixos temáticos são integrados às disciplinas, às áreas ditas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas (DCRB, p.27).

TEMAS INTEGRADORES/ Intercurricular/Contemporâneos/Transversais DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE Educação em Direitos Humanos Educação para a Diversidade Educação para as Relações de Gênero e Sexualidade Educação para as Relações Étnico-Raciais Educação para o Trânsito Saúde na Escola Educação Ambiental Educação Financeira e para o Consumo Cultura Digital Educação Fiscal.

TEMAS INTEGRADORES NO PLANEJAMENTO : pontos a considerar DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE Se o Referencial Curricular do município se ancora sobre o sentido de seu território singular e plural; Se precisamos considerar a diversidade, a integralidade e a transversalidade como seus fundamentos; Se os Temas Integradores previstos no Documento buscam fazer com que a aprendizagem seja dotada de sentido e significado, estabelecendo ligações sobre os objetos de conhecimento e a realidade social.

Podemos afirmar que no DCRB os Temas Integradores tem o intuito de: (DCRB, 2019) Requalificar práticas exercidas pelos integrantes da comunidade escolar em prol da construção de uma sociedade mais justa, fraterna, equânime, inclusiva, sustentável e laica. Cumprir o importante papel político e pedagógico nos espaços formais de humanização, promovendo discussões e reflexões sobre os enfrentamentos de violações de direitos e das mazelas sociais, evidenciando as necessidades dos estudantes. Considerando a diversidade do território baiano, afirmar possibilidades para outras temáticas que podem ser acrescidas ao currículo escolar, já que os Temas Integradores demandam cuidado e atuação permanentes de toda a comunidade, transversalizando e integrando o currículo da escola.

Como viabilizar a transversalidade dos Temas Integradores no planejamento? DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE DISTINGUIR COMPETÊNCIAS DE HABILIDADES Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual. Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

Como viabilizar a transversalidade dos Temas Integradores no planejamento? DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE COMPREENDER A ESTRUTURA FRASAL DAS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Como viabilizar a transversalidade dos Temas Integradores no planejamento? DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE Definir habilidades específicas por área de conhecimento; Eleger objetos de conhecimento a serem trabalhados; Articular pelo menos um Tema Integrador aos objetivos definidos. Estruturar o que e como avaliar

P lanejamento possíveis DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE "Planejamento ... tudo é possível desde que existam intencionalidades. "

CONSTRUINDO UMA TRILHA DA APRENDIZAGEM DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE QUAL O DESAFIO DA ESCOLA (SUA ESCOLA) ENFRENTADO PERANTES AS QUESTÕES DE IDENTIDADE? PARA QUAL ETAPA, MODALIDADE, ANO OU CICLO DE APRENDIZAGEM SE DESTINA O PLANEJAMENTO? QUAL A UNIDADE TEMÁTICA (PRÁTICAS DE LINGUAGEM - LP)? QUAL OU QUAIS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUEREMOS QUE OS ESTUDANTES DESENVOLVAM? QUAL O OBJETO DE CONHECIMENTO? QUAL A ÁREA DO CONHECIMENTO QUE ATENDE AO OBJETO PROPOSTO? QUAL O(s) TEMA(s) INTEGRADOR(ES) ATRAVESSAM O OBJETO DE CONHECIMENTO PROPOSTO? QUAIS AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS SERÃO PROPOSTAS? COMO FAZER UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DAS HABILIDADES QUE PRETENDEMOS QUE OS ESTUDANTES DESENVOLVAM?

TAXONOMIA DE BLOOM: PROCESSO COGNITIVOS EXPRESSOS EM VERBOS DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE

INTERVALO - CAFEZINHO DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE

LENDO CHARGES DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE

LENDO CHARGES DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE

LENDO CHARGES DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE

LENDO CHARGES DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE

MÃO NA MASSA: Quais temas integradores e habilidades as charges mobilizam? Quais elementos inserir no planejamento? DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE

APRESENTANDO ROTEIRO DO PLANEJAMENTO DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE https://docs.google.com/document/d/1AbrpARNFof9Q3acW9X82aG4TAEKEhekL/edit

INTERVALO - ALMOÇO DIVERSIDADE, INTEGRALIDADE E TRANSVERSALIDADE

AVALIAÇÃO A ESCOLA É CULPADA OU INOCENTE? ? https://www.youtube.com/watch?v=186D7n7-UIo&t=35s

CONSTRUINDO TRILHAS : O quê, por quê, para quê, para quem?

COMPARTILHANDO TRILHAS

"⁠A liberdade não é a ausência de restrições, mas autodireção, disciplina compreendida e consentida; a igualdade não fácil nivelamento, mas oportunidade igual de conquistar o poder, o saber e o mérito; e a fraternidade é mais que tudo isto, mais que virtude, mais que saber: é sabedoria, é possuir o senso profundo de nossa identidade de destino e de nossa identidade de origem. Democracia é, assim, um regime de saber e de virtude." Anísio Teixeira Professora Cledineia Email: [email protected] Whatsaap: 73 9 91789689