TEMPOS DA CATEQUESE_CATEQUESE CONFORME AS IDADES.pptx
1,234 views
25 slides
Sep 23, 2023
Slide 1 of 25
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
About This Presentation
Eucaristia
Size: 772.64 KB
Language: pt
Added: Sep 23, 2023
Slides: 25 pages
Slide Content
TEMPOS E CELEBRAÇÕES DA CATEQUESE DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
Segundo o RICA (Rito de Iniciação Cristã de Adultos): Os Tempos da IVC são quatro: Pré -catecumenato ou Querigma , Catecumenato, Preparação quaresmal e Mistagogia . Quando se passa de um tempo ao outro acontecem as Celebrações
Onde encontrar orientação? RICA (Ritual da Iniciação Cristã de Adultos) específico e completo itinerário de iniciação à vida cristã; retoma a unidade dos sacramentos da iniciação cristã (Batismo/Eucaristia/Crisma) restabelece o catecumenato.
1º Tempo - Pré -catecumenato (ou Querigma ) e Celebração da Admissão É o tempo de acolhimento na comunidade cristã. Segue a Celebração da Admissão ao Catecumenato: Rito de entrada, em que os catecúmenos são assinalados com a cruz do Senhor e convidados a entrar na Igreja e a ouvir a Palavra de Deus, com a comunidade; eles recebem o livro da Sagrada Escritura como sinal da condição de ouvintes; quem já foi batizado é aqui acolhido como catequizando que vai intensificar o seguimento de Jesus (IVC 80).
2º Tempo – Catecumenato e Celebração de Eleição: É o tempo mais longo, em que acontece a catequese, a reflexão e o aprofundamento, em que o candidato se insere gradativamente na comunidade cristã. Segue a Celebração de Eleição ou Inscrição do Nome, quando os catecúmenos são batizados na Páscoa esta celebração acontece no início da quaresma (Tempo de purificação e iluminação) em que os Catecúmenos expressam publicamente seu desejo de serem cristãos. O Ministro ordenado acolhe os catecúmenos e tendo ouvido o testemunho dos padrinhos e catequistas, declara-os aptos para uma mais específica preparação: são eleitos para os sacramentos pascais (IVC 83).
3º Tempo – Purificação, Iluminação e Celebração dos Sacramentos Tempo de preparação próxima para a recepção dos Sacramentos (Entrega do Símbolo e do Pai Nosso...). É tempo propício para as práticas quaresmais... Segue a Celebração dos Sacramentos, normalmente na Páscoa ..
4º Tempo – Mistagogia Depois da recepção dos sacramentos, os novos discípulos missionários aprofundam os mistérios celebrados. Mistagogia significa: conduzir para dentro do mistério. Tem também o sentido de catequese permanente, pois o cristão nunca está totalmente formado.
A INSPIRAÇÃO CATECUMENAL NA CATEQUESE
Deixando bem claro que: Catecumenato não é... ... supérflua introdução na fé; ... verniz ou cursinho de admissão na Igreja. Inspiração Catecumenal é... ... Processo progressivo de crescimento na fé; ... itinerário prolongado de preparação e compreensão vital da fé; ... acolhimento e preparação no mistério da fé, da vida nova revelada em Cristo e celebrada na liturgia.
O critério de progressividade é muito importante... fundamenta a qualidade do processo educativo (do menor compromisso ao maior empenho, da escuta da Palavra à mudança de costumes e prática de boas obras) orienta e organiza as orações e os ritos preparatórios;
COMO COMEÇAR?
PRIMEIRO PASSO Formar uma comissão da Iniciação à Vida Cristã (Batismo, Crisma, Eucaristia, Liturgia, ...)
SEGUNDO PASSO Estudar as orientações da CNBB, o RICA e outros documentos que são publicados. Começar a estudar é o mais importante, no momento.
TERCEIRO PASSO O RICA foi feito preferencialmente para os catecúmenos, os que não são batizados. Por isso, os livros didáticos ajudam, a coleção Itinerário Catequético de acordo com as idades.
QUARTO PASSO Escolher, com a anuência do Pároco, as pessoas de várias pastorais e movimentos, com perfil para serem introdutores.
QUINTO PASSO Organizar breves encontros para envolver os introdutores no processo: A meta da Iniciação Cristã; O RICA e suas etapas; O que é Catecumenato; O acompanhamento espiritual e a atitude do Introdutor; A Sagrada Escritura;
SEXTO PASSO Formar os catequistas na proposta do ITINERÁRIO CATEQUÉTICO – CNBB. Introdutores e catequistas devem ter reuniões periódicas para trocarem experiência.
SÉTIMO PASSO Marcar as datas, por exemplo das festas das inscrições, dos ritos, e envolver os catecúmenos e catequizandos para que eles possam se sentir responsáveis pelo processo.
OITAVO PASSO Estar aberto para receber os candidatos durante todo o ano. Daí a importância dos introdutores em todas as pastorais, associações e movimentos.
O ITINERÁRIO CATEQUÉTICO DE ACORDO COM AS IDADES, O QUE É? Processo progressivo de desenvolvimento da fé; Metodologia centrada no discipulado; Tem como meta adquirir o modo de ser e de viver consoante ao de Jesus;
COMO FAZER NA PRÁTICA TUDO ISSO ?? O Itinerário Catequético de acordo com as idades nos ilumina.
Simone Ribeiro Centro de Formação Permanente de Catequistas Siga: lupax_catequistadigital Fonte: Texto de Pe. Eduardo Calandro e Pe . Jordélio Siles Ledo, css