Teoría ecológica comportamental de bronfenbrenner

AlefSartorato 8,853 views 8 slides Dec 17, 2012
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Educação Física e Desportos Docente: Augusta Emília Discentes: Alef Sartorato Daniel Gomes Isabela Paiva Isabella Elias Luiz Jerônimo Raissa de Castro Vinicius Ramos

Teoria Ambiente-Comportamental Urie Bronfenbrenner : 29 de Abril de 1917/25 de Setembro de 2005

Teoria Ecológica Considera o desenvolvimento como função do “contexto” ambiental e da estrutura temporal histórica na qual se vive. Processo “contínuo-descontínuo” Teoria Ambiente Comportamental Urie Bronfenbrenner trabalhou de 1970 a 1990 na teoria do ambiente comportamental. Dando ênfase a fatores do meio ambiente como fatores-chave para o desenvolvimento da criança.

A teoria ecológica de Bronfenbrenner é baseada na premissa de que não é o ambiente comportamental, em si, que prediz o comportamento, mas a interpretação do indivíduo sobre o ambiente, tanto no tempo quanto no espaço . Isto é, o significado ligado ao ambiente e não o ambiente em si é que orienta o comportamento. Ele dá considerável importância às percepções das atividades, papéis e relações interpessoais que um indivíduo tem e que são tipicamente demonstradas em um ambiente comportamental.

“Atividades” são o que as pessoas estão fazendo . “ Papéis” são os comportamentos esperados naquele ambiente para determinada posição na sociedade. As “relações interpessoais” são as maneiras pelas quais as pessoas tratam umas às outras. Temos que procurar entender o que o ambiente escolar significa para as crianças, para que possamos dá melhor maneira possível desenvolver as suas totais potencialidades motoras, cognitivas e sociais dentro do ambiente escolar.

Bronfenbrenner afirma que nesta teoria o desenvolvimento deriva de 4 fatores principais: -Pessoa -Processo -Contexto - Tempo Berger(2003) diz que as interações se dividem em: microsistema , exosistema , e macrosistema . Os três juntos formam o cronosistema .

Macrossistema : Os contextos sociais, económicos , culturais e históricos. Exossistema : sistema escolar, sistema de saúde, a comunidade e a comunicação social. Microsistema : A família, os amigos e a estrutura religiosa . “Desenvolvimento é definido como o fenômeno de continuidade e mudança nas características biopsicológicas dos seres humanos, tanto como indivíduos quanto grupos. O fenômeno extende-se ao longo do curso de vida em sucessivas gerações e através do tempo histórico presente e passado.” ( Bronfenbrenner , 2005)

Referências Prof. Dr. Ruy J. Krebs (UDESC) – O modelo Bioecológico de Bronfenbrenner , Link: http:// www.eef.ufmg.br/gedam/apresentacao/apresentacao04.pdf , Pesquisa realizada no dia 13 de setembro de 2012 às 12:31 hrs .