Teoria do Conhecimento
Divide-se em
Mundo Inteligível
Aristóteles era um filósofo que defendia o Empirismo
Formas ou Grau de conhecimento para Aristóteles
Raciocínio e Intuição Intelectual
Size: 345.08 KB
Language: pt
Added: Mar 18, 2015
Slides: 9 pages
Slide Content
Teoria do conhecimento de Aristóteles
A T eoria do conhecimento , se interessa pela investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento . Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes . “O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos ?” Teoria do conhecimento
Divide-se em: Teórico , que é a pura contemplação da verdade , sendo que seus objetos não estão sujeitos a mudanças . Prático está sujeito a mudanças por causa da liberdade e outros fatores, pois será formado em torno da opinião que apresente maiores títulos de razoabilidade ou racionalidade Poiético tem a finalidade de produzir um determinado resultado.
Para Aristóteles o conhecimento pode começar no mundo sensível , sendo uma escala, como se fossem degraus, de modo que eu parto do mundo sensível, até chegar no conhecimento . Mundo inteligível ( O mundo da razão que é contrário ao mundo das sensações)
"Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos" Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo Na filosofia, empirismo é uma teoria do conhecimento que afirma que o conhecimento vem apenas ou principalmente, a partir da experiência sensorial.
Formas ou grau de conhecimento para Aristóteles: 1 - Sensação 2 - Memória 3 - Experiência 4 - Arte 5 - Teoria
Raciocínio – Identificação e diferenciação a partir da linguagem do que foi sentido, percebido, memorizado e imaginado. Intuição intelectual – C onhecimento das causas ou princípios de um objeto.
As informações trazidas pelas sensações se organizam e permitem a percepção. As percepções, por sua vez, se organizam e permitem a imaginação. Juntas, percepção e imaginação conduzem à memória, à linguagem e ao raciocínio.