Teoria do Fogo

1,098 views 20 slides Mar 31, 2022
Slide 1
Slide 1 of 20
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20

About This Presentation

Teoria do Fogo


Slide Content

BRIGADA ORGÂNICA Este treinamento visa oferecer segurança às instalações físicas e aos seus ocupantes, capacitando-os a tomar as medidas preventivas para impedir o aparecimento de focos de incêndio, e caso estes ocorram, a combatê-los no seu início impedindo assim sua propagação.

Objetiva também oferecer conhecimentos aos ocupantes da instalação para que, na ocorrência de qualquer incidente, estejam aptos a combater os princípios de incêndio bem como a socorrer as vítimas, e evitar o pânico entre os ocupantes retirando-os pelas saídas mais próximas e seguras . A prevenção de incêndios é obtida por uma série de medidas, que visam impedir o aparecimento de princípio de incêndio, dificultar sua propagação e conseguir sua extinção na fase inicial. Para tanto é necessário conhecer todo o ambiente da edificação, suas instalações, condições de circulação, entradas e saídas, bem como os tipos de combustíveis presentes e a distribuição dos equipamentos de prevenção e combate existentes e adequados às classes de incêndio.

Teoria do fogo Fogo - É resultante de uma reação química entre o combustível e o comburente que provoca uma oxidação, pela qual a energia química contida no combustível é liberada em forma de energia térmica (calor).   Para se obter a combustão, é necessário que se reúnam os chamados elementos essenciais à combustão, em proporções ideais, que são: Combustível Comburente Calor

TRIÂNGULO DO FOGO

Combustível No sentido geral, combustível é tudo que pode ser queimado. Podemos encontrar os combustíveis em três estados: Sólido Líquido Gasoso

Combustíveis Sólidos São aqueles que queimam em superfície e profundidade após a queima deixam resíduos “Cinzas”, alimentando-se as temperatura dos corpos estes emana vapores “Gazes” que entram em combustão. Não e o corpo em si que queima, mas sim os vapores que delem emanam.

Combustíveis Líquidos Queimam apenas e somente em superfície, não deixando resíduos após a queima. Para o líquido queimar, é necessário que se transforme em vapor que é desprendido da superfície.

Combustíveis Gasosos Também queimam apenas e somente em superfície, não deixando resíduos após a queima . É necessário saber se o gás é inflamável e como ele se comporta quando exposto à combustão.

Comburente O comburente tem a função de manter a queima. É o elemento que possibilita “vida” e intensifica as chamas. O comburente mais comum é o oxigênio (21%) do ar atmosférico.

calor Calor e uma forma de energia Para que um corpo sólido se torne volátil (emane vapores / gases), é necessário que o mesmo seja aquecido até atingir sua temperatura de volatilização, exceto os gases que são voláteis por natureza. Três são os conceitos que explicam porque um combustível entra em combustão, sendo eles:

Ponto de Fulgor É a temperatura mínima na qual o combustível libera gases ou vapores inflamáveis, que em contato com uma chama externa produzem flashes (lampejos), porém a combustão não se mantém por insuficiência de vapores ou gases.

Ponto de combustão É a temperatura na qual o combustível libera gases ou vapores inflamáveis suficientes para sustentar a combustão provocada por uma chama ou fonte de calor externa.

Ponto de auto ignição Ponto ou temperatura de autoignição é aquele em que os gases desprendidos dos combustíveis entram em combustão apenas pelo contato com o oxigênio do ar, independente de qualquer fonte de calor externa.

Reação em cadeia A reação de combustão, uma vez iniciada, mantém-se à custa do calor formado na própria reação. Durante a combustão ocorre cadeia de reações com formação de produtos intermediários, que estão sempre presentes na zona da queima. Esta decomposição das moléculas ainda não queimadas provoca a propagação do fogo. Diante disto temos o tetraedro do fogo.

Tetraedro do fogo Tetraedro do fogo

Propagação do fogo Um incêndio pode se propagar através de transferência de calor. São as formas pelas quais o calor é transmitido de um corpo para outro ou de um local para outro.   São três as formas de transferência de calor:

Convecção É a transferência de calor através da movimentação de massas de gás quente. Condução É a propagação do calor feita de molécula para molécula do corpo, em movimento vibratório. Irradiação É a transmissão do calor por meio de ondas através do espaço não havendo necessidade de continuidade molecular entre a fonte calorífica e o corpo que recebe o calor.

KNR ENGENHARIA E SEGURANÇA
Tags